origem do handebol by richardqt

VIEWS: 58,340 PAGES: 14

									ORIGEM E HISTÓRICO DO HANDEBOL
Apresentado por Carlos Alberto da Silva

Handebol

Introdução




 

Desde a pré-história, quando o homem já fazia atividade física com o objetivo de sobrevivência, a evolução dessas atividades, principalmente incrementando um implemento chamado “bola” era inevitável. Este implemento deu origem a vários tipos de atividades esportivas ao longo do desenvolvimento humano. “Dê uma bola a uma criança e ela a manuseará”. O ser humano cria através e com objetos, e dessa forma surgiu o handebol, com registros de jogos similares datados muito antes de Jesus Cristo.

Origem do handebol no Mundo






Soube-se de um jogo, citado por Homero na Grécia antiga, jogado com uma bola tamanho de uma maçã, usando-se as mãos e sem balizas, o qual chamava-se “Urânia”. Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130200 dC.), conheciam um jogo praticado com as mãos, o “Haspartum”. Há partir daí, durante a evolução do homem, por toda a idade média, crescia cada vez mais as atividades ginásticas, e com elas os jogos com bolas, praticados como lazer, por rapazes e moças.
Melhem, 2002

Origem do handebol no Mundo








Após, na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de Handebol (“esprés jouaiant à balle, a la paume”). Em meados do século retrazado (1848), o Professor Dinamarquês Holger Nielson criou no Instituto de Ortrup, um jogo denominado haaddbold e determinando suas regras. Na mesma época os tchecos conheciam jogo semelhante denominado hazena. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda, e no salon do Uruguaio Gualberto Valetta, como precursor do handebol.
Melhem, 2002

Origem do handebol no Mundo






O handebol de hoje foi introduzido na última década de 1800 , na Alemanha, como Haftball. Em 1912, o alemão Hirschmann, levou o jogo para o campo de grama, sendo jogado com os mesmo número de jogadores que o futebol. O período da I Guerra Mundial (1915-1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando o Professor de ginástica Max Heiser criou um jogo ao ar livre, derivado do Torball, para os funcionários de uma empresa (Siemens).
Melhem, 2002 Santos, 2001

Origem do Handebol no Mundo



 

Mas foi em 1919 que um Professor alemão, Karl Schelenz, reformulou o Torball, alterando seu nome para Handball, com regras publicadas pela Federação Alemão de Ginástica, para o jogo com 11 jogadores em um campo de futebol. Schelenz levou o jogo para Áustria e Suíça, além da Alemanha. Em 1920, o jogo tornou-se oficial. Mas, na Europa o frio era intenso, e foi em 1924 que na Suécia, um rigoroso inverno impediu sua prática, levando-o para as quadras e reduzindo-se o número de jogadores.
Melhem, 2002 Santos, 2001

Origem do Handebol no Mundo








Em 1925 Alemanha e Áustria fizeram o primeiro jogo internacional, onde a Áustria venceu por 6 a 3. Em 1926, é criado um Comitê Especial para fazer estreitar laços entres países praticantes de handebol, visando unificar as regras. E em 4 de agosto de 1928, foi criado a FIHA, no Congresso de Amsterdã, tendo como primeiro Presidente, o americano Avery Brundge. Então, foi em 1934, que já com 25 países membros, o COI decide incluir nas Olimpíadas de Berlim de 1936.
Melhem, 2002 Santos, 2001

Origem do Handebol no Mundo


 



Dois anos mais tarde (1938), também na Alemanha, foi disputado o primeiro Campeonato Mundial de Handebol, tanto de campo (8 participantes) como de salão (4 participantes). Em 1946, foi fundada a atual IHF, em Copenhague, pelo sueco Costa Bjork. Durante a II Guerra Mundial o handball não deixou de ser praticado, principalmente na Alemanha, a não ser no período de 1943 a 1946, por força dos bombardeios aliados. As competições reiniciaram no campo em 1948 (homens) e 1949 (mulheres), sem os alemães. Melhem, 2002
Santos, 2001

Origem do Handebol no Mundo




 

Em 1950, a sede da IHF mudou-se para a Basiléia, na Suíça. Há partir de 1952, o handebol de quadra ganhou popularidade, por várias razões: climáticas, falta de espaço, e a preferência pelo futebol no campo. Há partir de 1966 não se realizou mais os Campeonatos Mundiais de Handebol de Campo. E em 1972, passou a ocorrer a cada 4 anos os Campeonatos Mundiais e os Jogos Olímpicos masculinos, iniciando-se o feminino nas Olimpíadas de Montreal, em 1976.
Melhem, 2002 Santos, 2001

O Handebol de Quadra


 


É resultante do handebol de campo, sendo atualmente um desporto muito popular no plano internacional e nacionalmente, principalmente em nível escolar. O handebol de quadra (salão) surgiu na Suécia onde o rigoroso inverno impedia sua prática. Sendo os Suecos os inovadores, alterando para 7 jogadores e adaptando-o em quadra. A maior mobilidade dos participantes, a velocidade constante, a entrada em jogo mais assídua, troca contínua de posições no ataque e na defesa, motivou a transformação para a quadra.
Melhem, 2002 Santos, 2001

O Handebol no Brasil





Tem-se notícias de que o handebol tenha chegado ao Brasil após 1930, introduzido pelas colônias européias (israelenses e alemães) fugitivos da guerra, e que procuraram os estados do Sul do país, principalmente o Estado de São Paulo. Inicialmente jogaram o de campo, após 1950, este deixou de existir, passando ao de quadra. O marco inicial do handebol no Brasil deve-se ao Professor Auguste Listello, que, em 1954, no Curso Internacional de Santos, ofereceu aos professores participantes a oportunidade de assistir a várias aulas de handebol.
Melhem, 2002

O Handebol no Brasil







O handebol, porém, se tornou conhecido em todo Brasil depois de incluído nos Jogos Estudantis Brasileiros e Universitários. Em 1973, a hegemonia era dos paulistas, a partir daí outros Estados surgiram: Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais. Em 1970 o Brasil participa da Copa Latina. Em 1973 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos.
Melhem, 2002

O Handebol no Brasil
 





Em 01/06/1979, foi fundada a CBHb. Em Jogos Olímpicos o Brasil iniciou no masculino em Atlanta (1996) e no feminino na Austrália (2000). Nos Mundiais o Brasil vem crescendo sua performance, tendo discreta participação até os anos 2000. A partir daí, houve uma evolução significativa, pois o Brasil já exporta jogadores para outros países, e países de força no handebol mundial.

Melhem, 2002


								
To top