animais de tangran by BrittanyGibbons

VIEWS: 29,664 PAGES: 4

									Tangran
Há quem diga que osTangrans são os mais antigos puzzles conhecidos. O Tangran praticase desde há muitos séculos na China.

Ele expandiu-se rapidamente para além do seu país de origem, tornando-se muito popular na Europa e nos Estados Unidos, e tem vindo a inspirar a criação de muitos outros jogos com as mesmas características. É constituído por 7 peças ( um quadrado, um paralelogramo e 5 triângulos ). Com estas 7 peças podem construirse uma infinidade de formas diferentes.

A Matemática vivenciada de forma criativa e lúdica. Vários conteúdos relacionados a esta disciplina são estudados desta forma pelos alunos de 5ª a 8ª série. Este ano, os professores estão propondo atividades individuais e coletivas, que exigem a concentração e raciocínio, possibilitando grandes momentos de aprendizagem. No estudo dos polígonos, por exemplo, os professores utilizaram o Tangran, um quebra-cabeça originário da China constituído por um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos que juntos podem formar um quadrado. Este quebra-cabeça foi construído pelos próprios alunos de 5ª a 8ª série, em papel sulfite, sob orientação dos professores. Durante e após a confecção, foram observados todos os polígonos com suas propriedades. A tentativa de montar o quadrado após a separação das peças foi divertida e até demorada. Os alunos também formaram figuras de livre escolha que lembravam objetos, humanos, animais ou aves. A partir do Tangran, foram propostas atividades específicas para cada série. Os alunos da 5ª série, por exemplo, observaram que, por sobreposição de certas peças, obtinham-se novos polígonos. Já os alunos de 6ª e 7ª séries construíram polígonos utilizando um determinado número de peças, calcularam o perímetro de cada peça do Tangran e do quadrado formado por todas elas, a área de cada peça do Tangran, usando uma unidade de referência e outras mais. A participação dos alunos foi tanta que muitos pintaram, enfeitaram e plastificaram o seu Tangran, e ainda trouxeram contribuições a respeito, como por exemplo, um Tangran de madeira utilizado pelas famílias como jogos. Os alunos da 8ª série não ficaram de fora e realizaram várias atividades relacionadas à semelhança de polígonos. Os alunos ampliaram por homotetia (relação entre duas figuras semelhantes, na qual uma é ampliada ou reduzida a partir de um pólo e estão semelhantemente dispostas) figuras quaisquer, utilizando régua e compasso, ou apenas régua como instrumento de medida. Outra atividade realizada nesta série foi a medição da altura do prédio central da escola, aplicando para isso a semelhança de triângulos estudada em sala de aula. Para o trabalho foram utilizados o clinômetro – instrumento para leitura de ângulos, cedido pela Unicamp – e trena que auxiliaram na

medição de ângulos, da distância do aluno até o prédio, e da altura do aluno, formando assim, um triângulo. A seguir, foi desenhado em escala um triângulo semelhante, possibilitando, através de proporcionalidade, a descoberta da altura do prédio. Os professores já estão programando várias outras atividades, a fim de que a Matemática seja mais atraente, interessante e prazerosa.

Fonte: internet


								
To top