Docstoc

leão e canguru

Document Sample
leão e canguru Powered By Docstoc
					Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela Eb1 Devesinha

Actividades baseadas na leitura do livro «O Leão e o Canguru»
Professora Iola Marina 1.º ano Turma B

Ano Lectivo 2008/2009

«O Leão e o Canguru»
O leão e o canguru iam sempre para a praia. O canguru mal punha os pés na areia, saltava por cima dos toldos: zás…zás…zás… e plof! Caía dentro de água. Claro que havia sempre reclamações. - Canguru atrevido! - Não sei como deixam vir esta gente para a praia! O leão não incomodava ninguém. Estendia-se a tomar banhos de sol e de vez em quando sacudia a sua linda juba muito forte. Era um bocadinho vaidoso, o leão. E um bocadinho medroso também. Por isso não tomava banho, só molhava os pés, enquanto o amigo canguru nadava todo satisfeito. Um dia o canguru resolveu continuar no banho até muito tarde. Já não havia ninguém na praia e o leão estava farto de esperar. De repente o mar ficou bravo e o canguru começou a sentir-se muito aflito porque não conseguia voltar para terra. Quando viu o seu amigo aflito, o leão não hesitou. Não quis saber do medo e atirou-se logo à água. O pior é que mal sabia nadar, e daí a pouco estavam os dois desembrulhados na espuma das ondas. No meio daquela aflição ouviram uma gargalhada: - Ah! Ah! Ah! - Querem que vos leve para a praia? – perguntou uma voz líquida. Custava a acreditar, mas quem lhes falava era uma onda! - Então como é isto? São as ondas que nos estão a arrastar e tu dizes que nos levas para a praia? – perguntou o canguru. A ondinha voltou a rir e explicou: - Nós não somos todas iguais. Há ondas que puxam as pessoas para longe e ondas como eu, que as empurram para a praia. Venham comigo!

O leão e o canguru lá foram as cambalhotas. Quando perceberam que estavam salvos, nem queriam acreditar. Antes de se ii embora a onda disse-lhes adeus e gritou: - Nunca se esqueçam que há ondas boas e ondas más! Tenham cuidado com as minhas irmãs! - Tivemos sorte! – disse o leão. - Sorte é ter um amigo como tu! – disse o canguru.

«O Leão e o Canguru»

O leão e o canguru iam sempre para a praia.

O leão era um bocadinho medroso. Por isso não tomava banho, só molhava os pés, enquanto o amigo canguru nadava todo satisfeito.

De repente o mar ficou bravo e o canguru Quando viu o seu amigo aflito, o leão não hesitou. começou a sentir-se muito aflito porque não Não quis saber do medo e atirou-se logo à água. conseguia voltar para terra.

O pior é que mal sabia nadar, e daí a pouco - Querem que vos leve para a praia? – perguntou estavam os dois desembrulhados na espuma das uma voz líquida. ondas. Custava a acreditar, mas quem lhes falava era uma onda!

O leão e o canguru lá foram as cambalhotas. - Tivemos sorte! – disse o leão. Quando perceberam que estavam salvos, nem - Sorte é ter um amigo como tu! – disse o queriam acreditar. canguru.

«O Leão e o Canguru»
 Ordena as letras e forma palavras:

e ã l o

____________________

g u r c a nu a p r a i g á u a e a r a i
_ ____

___________________

_______________________

_______________________

________________________

_________________________

d a s o n m i g o s a

__

________________________

«O Leão e o Canguru»
 Descobre nesta “Sopa de Letras” palavras relacionadas com a história que aprendeste.

x c a n k m y w l d f p m a b l n p t b o r b a p a q g t i z m s a w y r d a m

g e i e k b h n x i

u h t ã f c i o z g

r g j o q d j p a o

u i c v l m r f w e e f k l q r e i s x

e u n o n d a s O u

 Inventa frases com as palavras que descobriste. canguru - ____________________________________________________________ leão - ________________________________________________________________ praia - _______________________________________________________________ ondas - ______________________________________________________________ amigos - _____________________________________________________________

«O Leão e o Canguru»
ESTUDO DO MEIO

 Ajuda os teus novos amigos a completar o seguinte quadro de acordo com as indicações.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1. Animal doméstico que muge e dá leite. 2. Animal doméstico que ladra. 3. Animal selvagem de pescoço muito comprido 4. Animal selvagem que tem uma juba. 5. Animal doméstico de cor rosada. 6. Animal selvagem que transporta os filhotes numa bolsa. 7. Animal selvagem que uiva. 8. Animal selvagem que tem riscas pretas e brancas. 9. Animal doméstico que mia. 10. Animal doméstico que tem penas, põe ovos e come milho.

«O Leão e o Canguru»
MATEMÁTICA  O canguru tem esta ficha de Matemática por resolver… Serás capaz de ajudá-lo?!

Nome: _______________________________________________________ Data: ___/___/___

«O Leão e o Canguru»
MATEMÁTICA  Ajuda o leão a efectuar os cálculos.

14 + 4 1 4 + 4

12 + 6

15 + 14

+

+

15 + 3

24 + 13

16 + 3

+

+

+

23 + 12

13 + 11

25 + 3

+

+

+

«O Leão e o Canguru»
EXPRESSÕES

 Lê estas quadras. Recita-as para a turma, fazendo a dramatização com os teus colegas. Ilustra.

Lá vai o canguru Para a praia nadar Lá vai o leão para o acompanhar Canguru aos pulinhos Caiu ao mar Está-se afogar…

E às cambalhotas Que grande aflição Viu deitar-se ao mar O amigo leão O seu companheiro Não sabe nadar Mas sem mostrar medo Quere-o salvar!

Caiu ao mar Caiu nas ondinhas E quem o salvou Foi a boazinha Da ondinha Que os levou Para fora da água E são e salvos aí os deixou…

Nome: ___________________________________________________ Data: ____/____/_____


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:1872
posted:5/27/2009
language:English
pages:10