Projecto_interdisciplinar

Document Sample
Projecto_interdisciplinar Powered By Docstoc
					Centro De Formação Margens do Guadiana

E- Portfolio - A construção de uma interdisciplinaridade efectiva

Cândida Coelho Daniela Rocha Irene Afonso Sérgio Aleixo

AS TIC EM CONTEXTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES

Centro De Formação Margens do Guadiana

Introdução

O propósito desta acção de formação era a discussão da possibilidade de se desenvolverem, no presente contexto educativo, projectos inter e transdisciplinares. Partindo de diferentes experiências e diferentes sensibilidades, pois o grupo continha elementos de diferentes áreas disciplinares, chegou-se à conclusão que os projectos desta natureza eram interessantes e enriquecedores mas esbarravam, muitas vezes, nas circunstâncias próprias de cada escola. Mudar o Status Quo nem sempre é fácil, nem sempre é possível, pois muitas coisas como os currículos, a distribuição de horários ou as cargas horárias estão dependentes de entidades que nos ultrapassam enquanto professores. Concordou-se, ao longo das nossas sessões, que seria desejável introduzir as TIC o mais cedo possível na vida escolar dos alunos, de modo a que estas fossem uma parte do seu trabalho habitual e não momentos pontuais em que estes aprendiam a lidar com as ferramentas mas não construíam nada de “relevante” com elas. A legislação mais recente no que concerne ao uso das novas tecnologias nas escolas fornece linhas orientadoras conducentes à execução de projectos interdisciplinares. Nesta linha de ideias, os professores de Área de Projecto de 8º Ano seriam, idealmente, professores TIC. Por sua vez, as orientações curriculares para a gestão do programa TIC apontam para a escolha de temas aglutinadores de trabalho à volta dos quais diversas disciplinas poderiam trabalhar colaborativamente. Concordamos, enquanto grupo, com a viabilidade de projectos inter e transdisciplinares de acordo com os moldes presentes nas orientações curriculares, mas parece-nos que, para estes projectos fazerem sentido e não se esvaziarem em actividades pontuais sem fio condutor, os mesmos devem ser contemplados no Projecto Curricular de Turma e as suas actividades serem alvo de avaliação por parte das disciplinas intervenientes. O presente projecto representa uma tentativa de pôr em prática estas nossas convicções, tentando integrar no projecto pensado todas as orientações emanadas pelo ministério neste sentido.

AS TIC EM CONTEXTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES

Centro De Formação Margens do Guadiana

Fundamentação do projecto

Tendo em conta as nossas experiências profissionais, o primeiro desafio foi seleccionar uma turma - modelo em que implementar o projecto a desenvolver. Como teríamos de trabalhar para uma turma fictícia, dado o adiantado do ano escolar, procurámos seleccionar uma turma que, presentemente contasse com horas de formação TIC significativas. Sendo que a maior carga horária de TIC é no décimo ano em cursos profissionais, a escolha de uma turma de décimo ano pareceu-nos lógica. A direcção de turma de um dos elementos do grupo é um décimo ano Profissional de Banca e Seguros; foi para uma turma destas, da qual já temos experiência de trabalho, que elaborámos o presente projecto. No que diz respeito às TIC, não só a carga horária é de 180 minutos semanais, como os próprios módulos abraçam este tipo de iniciativas. Para além disso, a introdução às diferentes ferramentas a serem utilizadas pelos alunos deste curso profissional poderá (e deverá) ser feita na disciplina de formação sócio – cultural de TIC. Visto o programa de TIC também possuir temáticas mais difíceis de enquadrar (como é o módulo de Gestão de Bases de Dados) não há motivo para que estas não sejam desenvolvidas a partir de contributos das restantes disciplinas em favor de um projecto comum. Para concluir, procurámos seleccionar um tema de projecto que fizesse sentido para alunos deste curso específico. Analisando os temas globalizantes constantes das Orientações Curriculares da disciplina de TIC chegámos à conclusão que o melhor tema a seleccionar seria o tema da Globalização. Não só é um tema actual, como facilmente poderá ser integrado em quase todas as disciplinas deste curso.

AS TIC EM CONTEXTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES

Centro De Formação Margens do Guadiana

Porquê um e - portfolio?

Tendo em conta as exigências de um projecto interdisciplinar como este (exigência, rigor e relevância), optámos por um formato de apresentação à comunidade escolar que partisse das ferramentas TIC. A organização de portfolios faz já parte da rotina de trabalho dos professores de línguas, e estes concordam tratar-se de um instrumento valioso de ensino/ aprendizagem. Porque não é apenas um repositório de materiais fornecidos e produzidos, mas sim um convite à exploração de forças dos alunos, serve de ferramenta de reflexão sobre todo o processo de ensino / aprendizagem e de reajuste de estratégias e posicionamentos. Parece-nos que nada fará mais sentido num projecto Interdisciplinar que partir deste tipo de ferramenta para construir um projecto verdadeiramente relevante, quer para alunos, quer para professores. A opção pelo formato e – portfolio em detrimento dos portfolios que já realizam para as disciplinas de línguas não é inocente: para além de ser um projecto interdisciplinar, aberto a todo o tipo de conhecimento, está ainda aberto a toda a comunidade.

AS TIC EM CONTEXTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES

Centro De Formação Margens do Guadiana

AS TIC EM CONTEXTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES

Centro De Formação Margens do Guadiana

Avaliação

O que incluir

A quem se destina

experiências Pensamento Crítico
Trabalhos

Comunicação Partilha

Amigos Professores

Testes Pesquisas Reflexões saber

Aprendizagem

eportfolio

Tolerância

Família Comunidade

Tomada de decisões Fotos Prática profissional Videos Auto-Conhecimento Reflexividade

Flexibilidade

AS TIC EM CONTEXTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES

Centro De Formação Margens do Guadiana

AS TIC EM CONTEXTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES

Centro De Formação Margens do Guadiana

AS TIC EM CONTEXTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:365
posted:5/27/2009
language:English
pages:8