Água

Document Sample
Água Powered By Docstoc
					E.E.E.F.M.Profº: João Bento da Costa
Diretor:Suamy Lacerda Vice-diretora:Elba Cerquinha
Alunos:Maiara Alves da Silva; Janaina Soares

dos Santos; Antônio Saraiva de Moura; David Fernandes Caminha; Sabrina Lima da Costa; Daiane de Oliveira Melo
JBC 1ºX

Coordenadora: Soniamar

A água A água é conhecida por três nomes: hidróxido de nitrogênio, monóxido de hidrogênio ou prótoxido de hidrogênio. A água é uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades inodoras e insípidas essencial a todas as formas de vida na Terra. É uma substância abundante na Terra cobrindo cerca de três polares. A formula química da água é H2O.

Estado da água

A água encontra-se em diversos estados físicos. Na atmosfera esta em estado gasoso, que devido a evaporação de toda superfície úmidas mares, rios e lagos; em estado líquido é encontrada nos oceanos e mares (água salgada) nos rios e lagos (água doce), e também no subsolo que são os chamados lençóis freáticos em estado líquido e no estado sólido nas regiões frias do planeta como neve e granizo.

Água fornecida para abastecimento humano São sete tipos de água que servem para abastecimento humano que são: •Água da torneira (água canalizada): normalmente provém de água subterrânea ou superficial que são posteriormente tratada. •Água mineral:caracteriza por ser uma água do subsolo e por ter um nível relativamente constante de sais minerais.

•Água de mina:deriva de uma formação subterrânea da qual a água corre naturalmente para superfície terrestre.

•Água purificada:água subterrânea ou de superfície previamente tratada para se adequar na integra ao consumo humano. •Água artesiana:água que vem de poços profundos e que é aproveitada para consumo. •Água gaseificada;água que sofre um tratamento e adicionamento de dióxido de carbono. •Água não gaseificada artificialmente:água que não sofre adição de dióxido de carbono, ou seja é retirada naturalmente de sua fonte.

Água gaseificada

Consumo de água engarrafada É consumida 15 litros de água engarrafada por pessoa anualmente. Os europeus são os principais consumidores, tendo uma media de 85 litros por pessoa num ano. Os principais mercados que utilizam a água engarrafada são a Ásia e Oceania. •75% do mercado é dominado por produtores e empresas locais. •59% da água engarrafada bebida é água purificada e 41% é água de mina ou mineral

Escassez de água dificultara combate a fome O agravamento da escassez de água dificultará o combate da fome no mundo. O motivo é a falta de para produção de alimentos. Alguns países já são obrigados a escolher entre produzir alimentos ou levar a água para a população das cidades beber

A poluição da água

A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxico e outros materiais. Com isso pode ocorrer doenças e mortes em pessoas e animais e afeta principalmente as crianças e os idosos que possuem baixa resistência. Algumas doenças são transmitidas diretamente pela água poluída:cólera, tifo,hepatite,poliomielite e outras que são transmitidas indiretamente:malaria, febre amarela,dengue entre outras.

Aquífero guarani O maior aquífero conhecido do mundo, o aqüífero guarani, esta localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km². Ele estende-se pelo Brasil(Goiás, Mato Grosso do Sul,São Paulo,Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul,Paraguai,Uruguai e Argentina. O Aquífero Guarani pode conter mais de 40mil km³ de água o que é superior a água dos rios e lagos de todo o planeta. Estima-se que por ano o Aquífero Guarani receba160km³ de água adicional vinda da superfície.

Disponibilidade da água na Terra A previsão de água doce está diminuindo a nível mundial. O Brasil é um país privilegiado ,pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontra o Rio amazônas e parte do reservatório subterrâneo do planeta o Sistema Aquífero Guarani no entanto,a água está mal distribuída: 70% da água doce do Brasil estão no Amazônas,onde vivem 7% da população e 3% de água para o Nordeste. Em Pernambuco apenas 1.310 litros de água por ano por habitantes e no Distrito Federal é de 1,700 litros de água, quando o recomendado é 2.000.

Dados sobre a água •Do total de água no mundo 97,6% é salgada e apenas 2,4% é doce e 0,85 é considerada potável.

•A quantidade de água doce produzida pelo ciclo hidrológico é a mesma de 1950 e deverá ser a mesma de 2050.
•Em 2050,4,2 bilhões de pessoas estarão vivendo com menos de 50 litros de água.

•Hoje 1,1 bilhão de pessoas já não tem acesso a água limpa.

•54% das reservas de água doce são utilizadas por ano em 2050 deve subir para 70% com o crescimento populacional. •50% do esgoto paulistano é tratado, de acordo com o Instituto Ambiental Vidágua, de Bauru.

União da terra e da água

Ciclo da água O chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre que quando estão carregadas soltam água na Terra. Ela penetra o solo e vai alimentar as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneo. É preciso levar em conta os volumes de água e o tempo médio que ela permanece nos ambientes terrestres. •Nos rios o volume estimado de água é de 1700 km³ e o tempo de permanência no leito é de 2 semanas. •As geleiras e neve tem30 milhões de km³ deve ficar congelada por milhares de anos.

•Água atmosférica tem o volume de 113 mil km³ e permanece por 8 a 10 dias no ar

Tratamento de água Nas estações de tratamento de água a etapa da água bruta passa por diversos processos. Desinfecção,Coagulação,Floculação,Decantação ,Filtração, Correção do PH.Na estação de tratamento a água bruta recebe o primeiro produto químico, o sulfato de alumínio líquido. Depois a água chega aos floculadores onde recebe o cloro. No floculador, os motores aumentam o tamanho dos flocos. Em seguida, vai para o decantador, onde os flocos maiores são retirados. Depois passa pelo processo de filtração, para retirar o restante das impurezas. Depois de filtrada, a água recebe a adição de cal.

Esquema de tratamento

Distribuição da água A água,depois de tratada, é levada à população através da rede de distribuição, um conjunto de tubulações e peças especiais que exige operações adequadas e manutenção sistemáticas. Mas, podem ocorrer acidentes no percurso da água, provocando conseqüente perda de água que são dois: •A perda física: que é a água perdida em vazamento, aquela que não chega ao consumidor. •A perda não física:é a água usada pelos consumidores.

A Terra está distribuída há cerca de 1.360.000.000 km³ de água que são atribuídas das seguintes formas: •1320.000.000 km³ (97%) são água do mar.

•40.000.000 km³ (3%) são água doce.
•2500.000.000 km³ (1,8) como gelo.

•1300.000.000 km³(0,96%) como água subterrânea.
•250.000 km³ (0,02%) em lagos e rios •13.000km³(0,0001%) como vapor de água.

Desperdício e o consumo de água Desperdício é aquela ação pela qual se usa mal ou se desaproveita. O desperdício é ainda mais grave se for considerado que a água não é um bem ilimitado e sua perda pode nos levar a situação crítica de escassez. O consumo médio diário de água, por pessoa, é aproximadamente a seguinte: •36% na descarga do banheiro; •31% em higiene corporal; •14% na lavagem de roupa

Código de água O Código de água estabelecido pelo Decreto Federal nº24.643, assegura o uso gratuito de qualquer corrente ou nascente de água para as primeiras necessidades da vida e permite a todos usar as águas públicas, conformandose com os regulamentos administrativos. O código de água estabelece que a concessão ou a autorização deve ser feita sem prejuízo da navegação, salvo nos casos de uso para as primeiras necessidades da vida ou previstos em lei especiais.

Conclusão Em virtude dos fatos mencionados tudo indica que em pouco tempo poderemos ficar sem água e o mais grave é se for considerado que a água não é um bem ilimitado e sua perda pode nos levar a situações criticas de escassez,mas contudo poderemos fazer algo para que isso não aconteça tão rápido como por exemplo economizar na hora de higiene pessoal, não poluir rios e lagos e o mas importante não fazer desmatamento ou queimada JBC
1ºX


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:9
posted:5/24/2009
language:
pages:34