Your Federal Quarterly Tax Payments are due April 15th Get Help Now >>

VestidodeNoivaNelsonRodrigues by soniamar

VIEWS: 8 PAGES: 10

									Nelson Rodrigues
(1912-1980)

Vestido de Noiva

Modernismo 2ª Geração Obras:


teatro: Vestido de Noiva, Álbum de família, A falecida, Romance: O casamento.

Modernismo 2ª Geração
 As peças foram divididas em três núcleos temáticos: peças psicológicas, míticas e cariocas. A peça "Vestido de Noiva" (psicológica) tem, em seu cenário, três planos que se intercalam:  o plano da alucinação;  o plano da realidade;  o plano da memória.

Analisando...
 Plano da Realidade – Plano dos acontecimentos, PRESENTE, fatos objetivos: o acidente de Alaíde, a sua operação no hospital, os jornalistas que acompanharam os fatos.

Analisando...
 Plano da Alucinação – Plano de tempo SUBJETIVO: mesa de cirurgia, desacordada, o subconsciente de Alaíde começa “trabalhar”: delírio sobre a suposta morte de Pedro, o enterro de Madame Clessi.

Analisando...
 Plano da Memória - Plano em que se recuperam fatos do PASSADO da história: a disputa entre Alaíde e Lúcia por Pedro, a descoberta do diário e a pesquisa sobre a vida de madame Clessi.

Personagens
Principais:


Alaíde, Lúcia e Pedro, Madame Clessi.

Personagens
 Secundários:


Lígia e Gastão = pais de Alaíde e Lúcia; D. Laura = sogra de Alaíde e de Lúcia; 1º. médico, 2º e 3º, mulher de véu (= Lúcia), 1º repórter, 2º e 3ºo limpador (cara de Pedro), homem de capa (cara de Pedro).

Rumo ao vestibular
 (UFMG) Em Vestido de Noiva, os ruídos indicativos de um acidente de trânsito, refletidos diversas vezes ao longo da peça:  R: Realizam um vínculo entre o plano da realidade e os planos da alucinação e da memória.

Rumo ao vestibular
 (PROVÃO) O texto dramático e as indicações para a encenação da peça Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues, evidenciam que, para outros:  R: Importa criar um efeito de simultaneidade de tempos, por meio da qual se entrelaçam as ações do presente, as evocações e as fantasmagorias.


								
To top