EXAME FINAL

Document Sample
EXAME FINAL Powered By Docstoc
					EXAME FINAL - 8ª Série - Língua Portuguesa EEEFM Prof. João Bento da Costa Aluno(a): ...............................................................................nº .........8ª ......... TEXT PARA AS QUESTÕES,1,2,3,4 Devemos reprimir o uso de palavras estrangeiras? “A história ensina que a imposição da língua é uma forma de dominação de um poço sobre o outro.O estrangeirismo abusivo é lesivo ao patrimônio cultural e está promovendo uma verdadeira descaracterização da língua portuguesa.Nosso idioma oficial passa por uma transformação que não se ajusta aos processos aceitos de evolução das línguas.Que obrigação tem um brasileiro de entender que uma mercadoria “on sale” está em liquidação?” (Aldo Rebelo) “O estrangeirismo é essencial.Negar a influência de um idioma sobre o outro é negar a natureza de todas as línguas.Cerca de 70% das palavras do português vem do latim e o restante de outros idiomas.Apesar da luta dos puristas de todas as épocas,as línguas vivem em constante aprimoramento.Ainda assim, acredito que uma eventual estratégia de defesa do idioma não deveria ser feita por decreto,mas pela melhoria do sistema educacional.”(Francisco Marto de Moura) 0l - De acordo com o texto assinale a alternativa correta: ( ) Francisco Marto de Moura afirma:”Cerca de 70% das palavras do português vêm do latim,o restante de outros idiomas”.Pode-se pressupor que Moura acredita que o estrangeirismo é inaceitável. ( ) A partir da leitura do texto,é possível concluir que Aldo Rebelo e Francisco Marto defendem ponto de vistas diferentes. ( ) A partir da leitura do texto,é possível concluir que Aldo Rebelo e Francisco Marto defendem o mesmo ponto de vista . ( ) n.d.a 02 - A palavra “IMPOSIÇÃO” no lº texto é formada pelo processo de derivação: ( ) sufixal ( ) prefixal ( ) prefixal-sufixal ( ) regressiva 03 - No período:”Embora os puristas de todas as épocas lutem,as línguas vivem em constante aprimoramento”,a oração destacada classifica-se como: ( ) subordinada adverbial concessiva ( ) subordinada adverbial condicional ( ) subordinada adverbial consecutiva ( ) subordinada adverbial causal 04 - Com relação a palavra “DESCARACTERIZAÇÃO” ,assinale o elemento mórfico correto: ( ) des-(prefixo) ( ) descaracteriz- (radical) ( ) ação - (sufixo) 05 - Identifique as funções de linguagem predominante nos textos abaixo: a) Gastei uma hora pensando um verso e não quer sair que a pena não quer escrever Mas a poesia deste momento no entanto ele está cá dentro inunda minha vida inteira. inquieto,vivo Ele está cá dentro ( Carlos Drummond de Andrade) Função ..............................................................

b) Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida Da minha infância querida Que os anos não trazem mais!”(Cassimiro de Abreu) Função ............................................ 06 - “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”,o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa.Qualquer assunto servindo,fala-se do tempo ou de futebol” A afirmação acima faz referência a uma função de linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”.Indique a alternativa que explicita essa função: ( ) emotiva ( ) referencial ( ) fática ( ) conativa ( ) poética 07 - Identifique as figuras de linguagem nos períodos abaixo: a) Acenando para a fonte,o riacho despediu-se triste e partiu para longa viagem. ............................................................................................................................... b) Shakeaspeare,Dante são meus livros de cabeceira. ........................................ c) Ela é tão linda quanto uma orquídea ao amanhecer.............................................. d) Que bela nota zero!Vais ser aprovado muito bem! .............................................. 08 - Faça a metrificação e classifique os versos: “Onde queres revólver sou coqueiro E onde queres dinheiro sou paixão Onde queres descanso sou desejo E onde sou só desejo queres não.

VERSOS ........................................

09 - Na poesia “Canção Mínima”,faça o que se pede: “No mistério do Sem-Fim, Equilibra-se um planeta, E,no planeta,um, jardim E,no jardim,um canteiro; No canteiro uma violeta, E,sobre ela, o dia inteiro, Entre o planeta e o Sem-Fim, A asa de uma borboleta. a) A estrofe classifica-se como uma ............................................................. b) Classifique as rimas: planeta/violeta .............................................. canteiro/inteiro .......................................... “O ano chegou ao fim....tudo depende de você!!!! Releia sua avaliação e confira suas respostas.” Feliz Natal e volte no início do ano de forma mais responsável,pois quem fica para exame é porque não levou a sério o conteúdo.” Boa Sorte!!!!!


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:12
posted:5/23/2009
language:
pages:2