Docstoc

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

Document Sample
TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO Powered By Docstoc
					TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO QUESTÕES CAPÍTULO 1 – PROLEGÊMENOS À TEOLOGIA DO NT

Complete as frases abaixo, de acordo com o texto: 1. A teologia também tem um conteúdo __________, além de sua natureza religiosa. 2. A teologia não deve ser atividade ______________meramente especulativa. A verdadeira teologia procura produzir conseqüências __________. 3. Pode-se classificar a teologia em três modalidades, que são: _________, _________________. 4. Os elementos formativos da teologia do NT são: _______________e _____________ de Jesus Cristo; _______________ do Novo Testamento e ___________ do Espírito Santo. CAPÍTULO 2 – ABORDAGENS DA TEOLOGIA DO NT Relacione a coluna de baixo com a de cima, identificando as abordagens do NT. Hámais de uma opção para cada. (1) (2) (3) (4) (5) ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( Querigmática Temática Existencialista Histórica História da Salvação

) Rudolf Bultmann ) Oscar Cullmann ) Hans Conzelmann ) Werner Georg Kümmel ) Os eventos da história secular recebem uma interpretação histórico-salvífica. ) Eduard Lohse ) Alan Richardson ) Leonhard Goppelt ) Uma atitude crítica pode compreender as diferentes expressões do querigma, nos diversos escritos neotestamentários. ) Joachim Jeremias ) George E. Ladd ) François Vouga ) Os escritos neotestamentários não tinham validade apenas para os leitores daquele tempo, mas também têm algo a nos comunicar CAPÍTULO 3 – VALOR E NECESSIDADE DA TEOLOGIA

Escreva, à frente de cada item, um versículo bíblico por extenso, relacionado ao assunto, conforme o texto. A teologia é necessária e importante pelos seguintes motivos: 1) Em face da natureza intelectual do ser humano: 2) Diante das atitudes erradas: 3) Em virtude do caráter cristão: 4) Por causa da firmeza doutrinária:

CAPÍTULO 4 – TEOLOGIA, RELIGIÃO E CIÊNCIA Assinale a opção correta de acordo com a afirmação. 1. Teologia e religião são duas realidades distintas. (3,3 pontos) ( ) Religião é uma ilusão, a repetição de uma experiência infantil. ( ) A religião cristã é uma ordem de realidades espirituais, reveladas por Deus e experimentadas pelo crente. ( ) A teologia que concebe a religião é a Teologia da Morte de Deus.

2. A teologia deve ser científica, sem contudo ser ciência. (3,3 pontos) ( ) A teologia é um ramo de conhecimento à parte. ( ) A ciência não é um conhecimento organizado. ( ) A teologia, embora esteja no ramo da fé, pode ser experimental. 3. A teologia não pode ser confundida com a arte ou com a filosofia. (3,3 pontos) ( ) A teologia é um ramo da filosofia. ( ) As artes nada tem a ver com a estética. ( ) A filosofia procura desvendar a causa primeira e o fim último das coisas. CAPÍTULO 5 – NT COMO RELEITURA DO AT Escreva (C) certo ou (E) errado à frente das frases: (10 pontos) ( ( ( ( ( ( ( ) O AT deve ser lido a partir do NT. ) Existem padrões de continuidade e de unidade entre ambos os Testamentos. ) Entre o AT e o NT há um relacionamento de antagonismo. ) Jesus partiu de um princípio novo e revolucionário. ) O AT e o NT convergem para a pessoa, obra e ensino de Jesus Cristo. ) No NT, o culto prestado por Abel está registrado como um culto de fé. ) O plano completo de salvação em Cristo estava em Deus, desde o tempo de Noé, e se manifestou por meio de Jesus Cristo. ( ) O culto sacrifical de animais foi instituído para simbolizar a pessoa do Cordeiro de Deus. ( ) Os que viveram antes de Cristo não podiam ser justificados olhando para o futuro. ( ) A perfeição consiste na incorporação íntima de qualidades morais e espirituais. CAPÍTULO 6 – CRISTOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO 1. Responda às questões abaixo: (5 pontos) a) Que ênfases características de Jesus Cristo são apresentadas no NT?

b) Com que finalidade Jesus utilizou as passagens de Isaías sobre o Servo? c) Por que os escritores do NT evitavam usar o título de Salvador?

d) Qual o principal tema de Hebreus? e) Em que livro Jesus é chamado mais vezes de Cordeiro de Deus?

2. Complete as frases abaixo: (5 pontos) a) Dentre os títulos atribuídos a Jesus Cristo, no NT, dois deles são messiânicos, a saber: _______________ e _______________.

b) O Senhor Jesus usou indiretamente o título _______________, pois referiu-se a Deus como seu _____; clamou a Deus, no Getsêmane, utilizando a forma ________, que quer dizer papai. c) Os três sentidos do título “Filho de Deus” são: __________,___________ e _____________. d) A expressão “Filho do Homem” aplica a Jesus identificou-o com o _______________. Ele participa da natureza do homem como no _________ e como será no fim, quando será ___________ e ___________ por Deus. e) A compreensão do “Filho do Homem”, dentre outras coisas, ajuda os crentes a se identificarem com seus _____________, conscientizando-se de sua ___________, perdição e _____________.

CAPÍTULO 7 – TEOLOGIA DO NT E ENSINOS DE JESUS 1. Enumere as opções corretamente. (4,8 pontos) (1) Fatores que deram início à formação da teologia. (2) Fontes dos ensinos de Jesus. ( ( ( ( ( ( ) Rápido crescimento dos crentes ) Os quatro Evangelhos ) Transmissão oral ) Dispersão dos crentes ) Surgimento de problemas de natureza comportamental ) “Logia de Mateus”

( ( ( ( ( (

) Hostilidade e crueldade do mundo ) Testemunhas oculares ) Choque entre a modalidade judaica e a gentílica ) Infiltração de heresias ) Escritos de Paulo ) Mais de 500 discípulos

2. Responda às questões abaixo: (6,2 pontos) a) O que era a Midrash? O que a fonte “Q” apresenta quanto à sabedoria de Jesus?

b) Como se chamava a carta de 2 Tessalonicenses? c)

d) Que desvios teológicos são apresentados no texto? (apenas citar) CAPÍTULO 8 – O REINO DE DEUS Coloque V (verdadeiro) e F (falso) à frente das afirmativas. (10 pontos) ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) O reino de Deus é um conceito que aparece no NT, mas que também é uma idéia básica do AT. ) Há diferença entre reino dos céus e reino de Deus. ) As obras de Jesus refletem a presença do reino. ) A pregação e o ensino de Jesus não indicavam a vinda do mensageiro esperado. ) As parábolas não explicam o que acontece por meio de Jesus ou o que Ele reivindica. ) Este Dia, tanto no AT como no NT, está relacionado ao juízo de Deus. ) O presente e o futuro do reino de Deus estão interligados. ) Jesus desenvolveu uma escatologia futura da mesma forma que os apocalípticos de seu tempo. ) O reino de Deus já chegou até nós, através de Jesus Cristo e se consumará com a vinda do próprio Cristo. ) O reino de Cristo terá um fim, quando tudo entregar ao Pai. CAPÍTULO 9 – ENSINOS DE JESUS SOBRE O HOMEM 1. Complete as frases abaixo: (5,0 pontos) a) Do ponto de vista teológico, duas concepções acerca do ser humano são importantes: o homem como _____________ e o homem como ______________. b) Os ___________. registram atitudes e ensinos de Jesus a respeito do ___________, que são suficientes para fornecer uma _____________clara de Jesus. c) Jesus Cristo valorizou o ____________ em cada indivíduo e não na _____________ ou qualquer sistema de ____________. d) O homem é responsável por si mesmo, por seus ____________, por suas ___________ e determinações, tanto em relação a ____________, como em relação a ________. e) A injustiça social ou o ___________ nada mais é senão uma imagem __________ da predominância de ___________, idéias e __________ de indivíduos que a exercem sobre a ____________ ou parte dela.

2. Substitua as frases abaixo, incorretas, pelas frases corretas, conforme o texto, e justifique. (5,0 pontos) a) Jesus foi judeu e exerceu seu ministério entre os judeus; por isso, ensinou que há desigualdade entre os seres humanos, baseada na raça, língua, sexo e condição social. “Arrependei-vos e crede no evangelho” não implica mudança de mente ou de vida.

b) Jesus pregou a todos os tipos de pessoas, mas nenhuma delas mudou de vida. c)

d) Quando a pessoa se arrepende de seus pecados não consegue mais viver neste mundo; precisa isolar-se completamente. e) A alma e o corpo não podem viver de forma independente. CAPÍTULO 10 – ENSINOS DE JESUS SOBRE O PECADO 1. Escreva, à frente de cada idéia, um versículo bíblico por extenso, para justificá-la. Encontre as passagens no texto lido. (4,0 pontos) a) Satanás como príncipe deste mundo –

b) c) d) e) f) g) h) i) j)

O diabo peca desde o princípio – Todos são pecadores – A liberdade do Filho de Deus – Jesus nos envia como o Pai o enviou – O homem precisa passar por uma crise – Os doentes precisam de médico – Xingar o outro é pecado – O homem bom tira boas coisas do seu tesouro – O Filho do Homem veio buscar o perdido –

2. Assinale somente as alternativas erradas: (3,0 pontos) ( ) O liberalismo teológico vê o pecado como fraqueza e erro. ( ) As reformas sociais e políticas não falham por desconhecerem a realidade e presença do pecado. ( ) O conhecimento do ensino de Jesus sobre o pecado é fundamental para a formação de uma teologia autêntica. ( ) O pecado é um estado anormal da personalidade humana. ( ) Podemos corrigir os pecados do ser humano apenas com o emprego de regulamentos, punições, educação e reformas sociais. ( ) Os judeus criam que o pecado era o ato de transgressão consumado. ( ) Nem mesmo o Espírito Santo pode penetrar no coração e operar a regeneração. ( ) É do coração que se originam os atos de justiça ou de injustiça. ( ) Quando uma pessoa é alcançada pelo evangelho, é transformada, regenerada. ( ) Deus vai redimir a sociedade no sentido de levá-la como totalidade à isenção do pecado. 3. Responda às questões abaixo: (3,0 pontos) a) Quais os três diferentes graus de pecado, nos ensinos de Jesus?

b) Quais as conseqüências do pecado, segundo Jesus? c) Qual o único remédio para o pecado? CAPÍTULO 11 – TEOLOGIA PAULINA Descubra na cruzadinha abaixo, as palavras, de acordo com as pistas. (10 pontos) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. O primeiro escrito de Paulo: Teologia da ____________. Objetivo da atividade apostólica de Paulo: Fundação de _____________ Afirmação mais antiga sobre a encarnação de Cristo: _____________________ Expressão muito utilizada por Paulo: ________________. Capacidade que Paulo atribui a todos os homens: ________________ A prática da justiça de Deus para conosco: _________________ Redenção significa: _________________ A expressão aparece somente duas vezes (2 Co 5.17 e Gl 6.15): ______________ Rito de iniciação e de entrada na comunidade: _____________

10. Trata da permanência na comunidade: _____________

5 1

8 4

E R H R P L G V U B V F N V S V

3 R D D E U S S E F E Z H O M E M

T S V S F M H C K V O Ç V C N S

P C X S X N V R C U P O A D H D

2 C O M U N I D A D E S V C F O Y

Y N Z R I C T I V F C X R G R T

G S S R U F O L R S D S I K J E

F C G E G R M O Â Ç O D A L E W 7

D I K I B J S P O I E R Ç X S R

Ç Ê L Ç Ç L I V P D R W Â Z U O

P N M Â P V T F A X P Q O W S Ç

C C B O Â Ç A C I F I T S U J K 6

X I C F C Z B E E Y D P N I N L

S A E D K X J 9 W C 10 O Z L B V B T

CAPÍTULO 12 – TEOLOGIA DOS ESCRITOS JOANINOS Faça a correspondência entre a coluna de baixo e a de cima: (10 pontos) (1) (2) (3) (4) (5) Peculiaridade do Evangelho de João Pares de contrastes em João Relatos paralelos entre Marcos e João O Cristo joanino O conceito de mundo

( ) mentira, verdade; cima, embaixo; espírito, carne; liberdade, escravidão. ( ) “Eu sou”; o enviado; Messias; rei ( ) estilo, linguagem, estrutura ( ) tanto no aspecto positivo como no negativo ( ) multiplicação dos pães; Jesus caminha sobre as águas; João Batista e a vocação dos primeiros discípulos; paixão de Cristo


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Stats:
views:7430
posted:5/10/2008
language:English
pages:5