ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO DE EDIFICAÇÕES by LisaB1982

VIEWS: 5,598 PAGES: 19

									Em qualquer modalidade cursada, o aluno cumpre na escola, dois períodos distintos durante sua formação educacional. O primeiro constitui o período de formação humanística e formação técnica escolar, quando se desenvolvem os conhecimentos que o tornam cidadão consciente e o adaptam à vida na sua globalidade. O segundo visa à profissionalização adaptando-o especificamente ao meio do trabalho, desenvolvendo suas aptidões profissionais, tornando-o capaz de enfrentar com segurança os problemas técnicos que lhe serão confiados no exercício de suas funções.

PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA ESTUDANTES

ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Na fase de formação, é natural que lhes falte autoconfiança, uma vez que no ambiente da escola onde, por mais que se pretenda reproduzir as condições reais de trabalho, nunca se atinge a finalidade, porque os alunos são sempre encarados como pessoas em formação e, por isto, cercados de toda orientação dos professores. Na vida profissional, enfrentarão natural concorrência e competição tendo como arma a própria iniciativa.

Somente após a conclusão de todo o currículo estarão os alunos de pose daqueles conhecimentos necessários para iniciar uma atuação profissional.

O estágio eqüivale a etapa do curso que capacita ao efetivo exercício da profissão.

A escola, neste momento, procura fornecer aos futuros técnicos todo apoio possível: pesquisa o mercado de trabalho, recebe pedidos de empresas, envia visitadores às indústrias da região, fornece instruções e informações, faz contato com órgãos oficiais e particulares e põe seus recursos à sua disposição com a finalidade de ajudá-lo.

O QUE É ESTÁGIO?

Considera-se estágio as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas pela participação em situações reais de vida e de trabalho, realizadas junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. Como procedimento didático-pedagógico, o estágio tem por objetivo complementar o ensino ministrado ao aluno, proporcionando-lhe iniciação e integração no mercado de trabalho, mediante treinamento prático, aperfeiçoamento técnicocientífico-cultural e relacionamento profissional.

OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO O estágio faz parte da Organização Curricular do seu curso. Para obtenção do título de Técnico em Edificações é obrigatório o cumprimento do estágio curricular.

DURAÇÃO DO ESTÁGIO A duração do estágio é de no mínimo 120 horas. As horas de estágio podem ser cumpridas em mais de uma empresa. O total de horas de estágio será obtido pela soma das horas efetivamente cumpridas de cada empresa. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ESTÁGIO
  

Termo de Compromisso/Acordo de Cooperação ( 3 vias) Relatório Inicial : RAE 1 Relatório Bimestral : RAE 2

 

Relatório Final : RAE 3 Avaliação do estagiário ( preenchido, assinado e carimbado pela empresa c/ carimbo do CGC ) Questionário ( preenchido e assinado pelo aluno) CCE – Carta de Conclusão de Estágio – para aluno estagiário ( preenchido, assinado e carimbado pela empresa c/ carimbo do CGC )

 

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 1. Retirar na Secretaria da Escola e/ou na Coordenação o manual do estágio 2. Providenciar a documentação para o contrato de estágio 3. Deixar as três vias do contrato na Secretaria Acadêmica para que seja assinado pela Direção. Depois do contrato assinado por todas as partes, encaminhar uma via para a empresa, uma para a Coordenação e uma para o estagiário (você). 4. Preencher, na primeira quinzena de estágio, o RELATÓRIO INICIAL RAE 1. 5. Preencher no final de cada bimestre estagiado, o RELATÓRIO RAE 2. 6. Uma vez cumpridas as horas de estágio o aluno deverá providenciar o RELATÓRIO FINAL RAE 3; a “Avaliação do Estagiário”, devidamente preenchida pela Empresa, com o carimbo do CGC; a “Declaração da Empresa – Carta de Conclusão de Estágio”, em papel timbrado da empresa e “Questionário” devidamente preenchido pelo estagiário. 7. Entregar toda a documentação corretamente preenchida e assinada para a Coordenação

IMPORTANTE No Termo de Compromisso deverá constar, obrigatoriamente, uma cláusula que garanta ao estagiário, um seguro contra acidentes pessoais, no. da Apólice de Seguro e nome da seguradora. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e o estagiário pode receber bolsa auxílio, ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, ressalvado o que dispuser a legislação previdenciária, devendo o estudante, em qualquer hipótese, estar segurado contra acidentes pessoais. Caso o aluno já estar atuando na área, com Contrato de Trabalho, deverá trazer xerox da Carteira de Trabalho, Carta de Conclusão de Estágio para aluno funcionário e relatório descrevendo suas atividades na empresa que atua. Bolsa Auxílio: vale lembrar novamente que estágio não é emprego e Bolsa Auxílio é um valor, em dinheiro, que você recebe mensalmente da empresa e se destina a cobrir, em parte, suas despesas com material escolar, refeição, transporte, etc. Interrupção do Estágio: O seu estágio é interrompido quando você. Deixa de freqüentar o curso/ não freqüenta regularmente o curso/ conclui o curso, exceto no caso de Ter que completar a carga horária do estágio obrigatório. Seguro contra Acidentes Pessoais: Para realização de estágio, o deverá estar segurado contra acidentes pessoais, no local de trabalho. Este seguro deverá ser providenciado pela empresa. No caso do aluno já estar atuando na área de Edificações, com Contrato de Trabalho, deverá trazer xerox da Carteira de Trabalho. Carta de Conclusão para aluno funcionário e relatório descrevendo suas atividades na empresa

ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA ESTÁGIO
Instrumento Jurídico exigido no artigo 5º do Decreto no. 87.497/82 que regulamenta a Lei Federal 6.494 de 07 de Dezembro de 1977 e referente ao Termo de Compromisso no verso. Celebrado entre: EMPRESA CONCEDENTE e INSTITUIÇÃO DE ENSINO. Empresa Concedente: Endereço: Telefone: Fax: e-mail: Bairro: Cidade: Estado: CEP: CNPJ: Insc. Estadual Representada por: R.G. no. Instituição de Ensino: Escola Técnica Estadual Carlos de Campos Endereço: Rua Monsenhor Andrade, 798 Telefone: ( 0xx11) 227 0286 Fax: (0xx11) 3326 4096 e-mail: etecc@hydra.com.br Bairro: Pari Cidade: São Paulo Estado: São Paulo CEP: 03008-001 CNPJ: 62.823.357/0045-11 Insc. Estadual: Isento Representada por: NILTON CESAR ALVES R.G. no. 16.473.309-7 Cargo: Diretor de Escola As partes acima qualificadas celebram entre si o Acordo de Cooperação para estágio curricular para o aluno________________________________________________________ R.G. no.________________________ da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos. 1) A concedente em função de suas disponibilidades e interesses, põe à disposição da Instituição de Ensino uma vaga de estágio para o mencionado estudante regularmente matriculado e com freqüência efetiva, a ser comprovada por atestado de matrícula entregue no início do estágio. 2) O objetivo do estágio será proporcionar ao estagiário treinamento prático e aperfeiçoamento técnico, cultural e social, como complemento de ensino, planejado, executado e acompanhado conforme currículos e programas escolares, sob responsabilidade e coordenação da Instituição de Ensino. 3) A concedente propiciará ou não mensalmente ao estagiário bolsa-auxílio, proporcional às horas de presença comprovadas por cartão de ponto. O pagamento será feito diretamente ao estagiário e não terá natureza salarial, posto que pelo artigo 4º da Lei Federal no. 6.494/77, o estagiário não cria vínculo empregatício de Qualquer natureza e portanto, não será sujeito a desconto previdenciário e de FGTS, terá entretanto a retenção de imposto na fonte se for o caso. 4) O prazo deste acordo, é o mesmo constante do Termo de Compromisso impresso no verso. Os casos omissos serão resolvidos pelas disposições da Lei Federal no. 6.494/77 e de sua regulamentação definida pelo Decreto Federal no. 87.497/82. Para esse fim e quando eventualmente for necessário, as partes elegem o Foro da Comarca da Cidade. 5) Por estarem as partes do inteiro e comum acordo com as condições acima, seus representantes legais firmam o presente instrumento, em 03 ( três) vias de igual teor, sendo a 1 ª via destinada a Empresa Concedente, a 2ª via destinada a Instituição de Ensino e a 3ª via destinada ao estagiário. São Paulo, ____ de__________________ de ________ ___________________________________ Escola Técnica Estadual Carlos de Campos ________________________________ Estagiário _____________________________ Empresa Testemunhas:____________________________________ ____________________________________

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Lei Federal no. 6.494/77, regulamentada pelo Decreto Federal no. 87.497/82 Celebrado entre: EMPRESA CONCEDENTE E ESTAGIÁRIO Empresa Concedente Endereço: Telefone: Bairro: CNPJ: Estagiário: Endereço: Telefone Bairro: Matrícula no.:

Fax: Cidade: Estado: Insc. Estadual Fax: Cidade: Ciclo: Estado:

e-mail CEP

e-mail: CEP: Curso:

As partes acima qualificadas assinam o presente Termo de Compromisso regido pelas condições estabelecidas no instrumento jurídico ( Acordo de Cooperação para Estágio) celebrado entre a Empresa Concedente e a Instituição de Ensino, cuja íntegra encontra-se no verso e nas seguintes condições: 1) Considera-se estágio curricular as atividades de aprendizagem profissional, cultural e social proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de trabalho dentro de sua área de habilitação. 2) O presente Termo constitui-se comprovante da inexistência de vínculo empregatício. 3) O estágio inicia-se em _________________ e findará em ________________ no horário das _____H____MIN às ____H___MIN com 01 hora(s) para almoço e descanso. 4) Na vigência regular do presente Termo de Compromisso, o estagiário estará segurado contra Acidentes Pessoais, ocorridos no local do Estágio, mediante apólice no. ________________ da Cia. ____________________. 5) O estagiário receberá uma bolsa-auxílio, no valor de R$ ______________ por mês de estágio efetivamente realizado, podendo a critério da Empresa, o valor ser reajustado durante o estágio. 6) A Empresa designará uma pessoa especializada na área, que se responsabilizará pelo estagiário. 7) A Empresa caberá fornecer à Escola, informações sobre o desempenho do Estagiário, preenchendo, carimbando e assinando os relatórios. 8) O Estagiário se obriga a cumprir com os regulamentos internos da empresa, respondendo por perdas e danos que por ele forem causados em dolo, comprometendo-se também a zelar pelos instrumentos, equipamentos, materiais e instalações de propriedade da Empresa. 9) Este Termo de Compromisso poderá ser rescindido a Qualquer momento pela Empresa, pelo Estagiário ou pela Escola, mediante comunicado por escrito a ser feito com 05 ( cinco) dias de antecedência. 10) Por estarem justas e concordes, assinar três vias de igual teor. São Paulo, _____ de ____________ de 200___ ___________________________________ Escola Técnica Estadual Carlos de Campos ___________________________________ Estagiário _____________________________ Empresa Testemunhas:_________________________ _________________________

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO – RAE 1
Nome:________________________________________________________________________ Fone: _____________________- Habilitação Profissional: Técnico em Edificações Ciclo:____________________________ Turno:_______________________________________ Empresa:______________________________________________________________________ Seção/Depto/Área:_________________________Tel. Empresa:__________________________ Nome do responsável:_________________________________ Visto da Empresa:___________ NO PRIMEIRO RELATÓRIO EXPONHA 1. A forma pela qual ocorreu a contratação: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2. Quanto à preparação para o início do estágio: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3. Atribuições como estagiário ( suas funções na empresa) – Programa de Estágio: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4. Descrição das atividades: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 5. Dificuldades encontradas: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 6. Sugestões: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Data: ______/_______/_______ _______________________________________ Assinatura do(a) aluno(a)

Visto do(a) Professor(a) Responsável pelo Estágio:____________________________________ Caracterização da Empresa:

a) Número de funcionários ( aproximadamente):______________________________________ b) Número de técnicos de Edificações:_____________________________________________ c) Ramo de atividade:__________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Anexe ou desenhe o ORGANOGRAMA DA EMPRESA, localizando sua função dentro do esquema geral:

Data: ______/_______/_______

_______________________________________ Assinatura do(a) aluno(a)

Visto do(a) Professor(a) Responsável pelo Estágio:____________________________________

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO – RAE 2 ( BIMESTRAL)
Nome:________________________________________________________________________ Fone: _____________________- Habilitação Profissional: Técnico em Edificações Ciclo:____________________________ Turno:_______________________________________ Empresa:______________________________________________________________________ Seção/Depto/Área:_________________________Tel. Empresa:__________________________ Nome do responsável:_________________________________ Visto da Empresa:___________ 1. Cite as principais atividades desenvolvidas no período: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2. Dentre as atividades citadas, assinale aquela que reflete a sua real atuação neste momento: ( ) Observação ( ) Organização ( ) Orientação de equipe ( ) Manutenção ( ) Projeto/Desenho ( ) Fiscalização ( obra ) ( ) Operação de equipamento ( ) Planejamento/Orçamento ( ) Ensaios de Laboratório ( ) Controle de qualidade ( ) Outros:___________________________________________________________________ 3. Quais as dificuldades encontradas na realização das tarefas? ( ) Teóricas ( ) Manuais/Práticos ( ) Cálculos ( ) Desenho ( ) Informática ( ) Não encontrou dificuldades ( ) Outras:___________________________________________________________________ São Paulo, ______ de ________________ de ______ ___________________________________ Assinatura do estagiário __________________________________ Carimbo e assinatura do responsável

Pelo estágio na Empresa Nome:________________________________________________________________________ Fone: _____________________- Habilitação Profissional: Técnico em Edificações Ciclo:____________________________ Turno:_______________________________________ Empresa:______________________________________________________________________ Seção/Depto/Área:_________________________Tel. Empresa:__________________________ Nome do responsável:_________________________________ Visto da Empresa:___________ NO ÚLTIMO RELATÓRIO DESCREVA 1. Sua avaliação sobre o estágio realizado: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2. Suas sugestões para aprimorar o curso e/ou conteúdos programáticos: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3. Sua avaliação sobre a duração do estágio: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4. Para melhora a orientação da Escola, queira também relatar o seguinte: a. Dificuldades encontradas na solução dos problemas funcionais: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ b. Contato com técnicas novas ou diferentes das aprendidas na Escola ( cite-as): _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ c. Equipamentos encontrados no estágio e não existentes na Escola durante o curso: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Data:_____/_____/_____ Assinatura do(a) Aluno(a):________________________________________________________ Visto do(a) Prof.(a). Responsável pelo Estágio:________________________________________

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO – RAE 3 ( FINAL)

QUESTIONÁRIO

Preencha este questionário assim que concluir o estágio e entregue-o junto com o relatório final. 1) Quais equipamentos, aparelhos ou instrumentos você indicaria para compra pela escola? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2) Quais as disciplinas do Curso que a seu ver mais contribuíram para uma melhor capacitação ao mercado de trabalho? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3) Dê sugestão em relação a programação para alguma disciplina que você sentiu deficiência. Cite o nome da disciplina. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ As questões abaixo se referem às suas aspirações futuras: 4) Você pretende apenas concluir o estágio ou pretende continuar trabalhando como técnico na sua especialidade? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 5) Você pretende fazer curso superior? Qual? _____________________________________________________________________________ Utilize o espaço abaixo para comentar como é visto o técnico na sua especialidade perante a empresa. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Se você considerar que alguma informação importante não foi solicitada e quiser fazer algum comentário, utilize o espaço abaixo. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ São Paulo, _______ de ________________________ de _______. _____________________________________________ Estagiário

FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO – FADE

Nome: Habilitação: Empresa: Ramo de Atividade: Setor(es) de Estágio: Início: ____/_____/_____

Turno:

Ano de Conclusão:

Visto da Empresa: Término: _____/_____/_____ No. de Horas:_______ B C D E

FATORES DE DESEMPENHO A Qualidade de Trabalho Exatidão Manuseio do equipamento Utilização do tempo de trabalho Utilização de materiais Produção Ritmo de trabalho Qualidade Pessoais Participação Iniciativa Capacidade de aprender Aceitação de responsabilidades Pontualidade e freqüência Relacionamento com a empresa Relacionamento com os superiores Relacionamento com os colegas Hábitos de Segurança Atitude com o programa de segurança Uso do equipamento de segurança

Graus de desempenho: A = Ótimo; B = Bom; C = Suficiente; D = Insuficiente e E = Inadequado

QUANTO AO CURSO 1. A formação que o curso oferece ao estagiário: ( ) ultrapassa as exigências ( ) satisfaz as exigências ( ) não satisfaz as exigências. Neste caso, em que aspectos o curso deve dar melhor preparação? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2. O curso responde às necessidades atuais da indústria? ( ) Sim ( ) Não. Por quê? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Informações fornecidas por:_______________________________________________________ Cargo:________________________________________________________________________ Data: _____/_____/_____ Assinatura e carimbo da empresa:__________________________________________________

CARTA DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO – CCE – PARA ALUNO ESTAGIÁRIO

São Paulo, _______ de _______________________________ de _________ À Supervisão de Estágios da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos

Prezados Senhores:

Certificamos que o Sr.(a) _________________________________________________________ Aluno(a) da Habilitação Profissional: Técnico em Edificações dessa Escola, realizou estágio em nossa Empresa no período de _____/_____/______ a _____/_____/_____ na(s) área(s) de ________________________________________________________ perfazendo um total de _______ (__________________________________________) horas.

________________________________________ Assinatura Nome: Cargo:

CARIMBO DO CNPJ

CARTA DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO – CCE – PARA ALUNO FUNCIONÁRIO

São Paulo, _______ de _______________________________ de _________ À Supervisão de Estágios da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos

Prezados Senhores:

Certificamos que o Sr.(a) _________________________________________________________ Aluno(a) da Habilitação Profissional: Técnico em Edificações dessa Escola, é empregado desta Empresa e exerce a função de _____________________________________________ no Seção/Departamento/Área___________________________ desde _____/____/____ até a presente data, realizando as seguintes atividades:____________________________________________________________________.

________________________________________ Assinatura Nome: Cargo:

CARIMBO DO CNPJ

INSTRUÇÃO PRA REGISTRO PROFISSIONAL
1. O que é CREA? O CREA é uma entidade autônoma auxiliar e descentralizada da administração pública federal, que orienta, controla, fiscaliza e aprimora as atividades profissionais em benefício da sociedade. As profissões reguladas pelo CREA são as áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. O CREA tem atuação nacional, com sedes espalhadas em diversos estados brasileiros e responde diretamente ao CONFEA ( Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), sediado em Brasília. 2. Quais os objetivo do CREA? Tal como os demais Conselho Profissionais, o CREA tem como objetivos: a) Prevenir riscos à sociedade, ocasionados pelo exercício profissional de pessoas não habilitadas. b) Restringir o exercício profissional apenas as pessoas que para isso tenham efetivamente se preparado. c) Manter o Acervo Técnico, que são informações específicas enviadas ao Acervo a partir de dados encaminhados pelos profissionais da área. d) Fiscalizar o exercício e atividades dos profissionais de nível Superior ou Técnico das áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. 3. Por que Ter registro no CREA? O exercício de sua profissão está regulamentado pela Lei Federal no. 5914 de 24 de Dezembro de 1966. Para exercer legalmente a profissão é OBRIGATÓRIO o registro no CREA, órgão que lhe fornecerá a carteira de identidade profissional. 4. Quem tem direito ao registro? O registro do CREA é garantido a quem possua Diploma ou Certificado devidamente registrado nos órgão competentes do MEC. Recém formados, que ainda não preencham este requisito poderão obter o REGISTRO PROVISÓRIO, devendo posteriormente, quando da posse do Diploma o Certificado registrado, requer o REGISTRO DEFINITIVO. 5. Qual a documentação necessária?

REGISTRO PROVISÓRIO Atestado fornecido pela Instituição de Ensino, constando os seguintes dados: a) Nível superior: natureza do curso, data da colação de grau e ano e/ou semestre do término do curso; b) Nível Técnico: natureza do curso e data da sua conclusão, bem como o cumprimento do estágio, que não poderá ser posterior à data de conclusão do curso. c) RG e CIC ( xerox legível, autenticada ou apresentada juntamente com o original) d) Profissionais de Nível Técnico deverão também entregar o Histórico Escolar com as disciplinas cursadas e as respectivas notas e carga horária. e) Comprovante de pagamento da anuidade. f) 2 fotos 3x4 iguais e recentes g) A escola possui convênio com o CREA e o registro poderá ser feito na própria escola, para tanto entrar em contato com a Secretaria Acadêmica para maiores informações. REGISTRO DEFINITIVO a) Diploma original e xerox legível ( frente e verso) b) Para o nível técnico necessário constar a data da publicação na lauda do Diário Oficial do Estado. c) RG e CIC ( xerox legível, autenticada ou apresentada juntamente com o original) d) Comprovante de pagamento da anuidade e) Apresentar o registro provisório h) Profissionais de Nível Técnico deverão também entregar o Histórico Escolar com as disciplinas cursadas e as respectivas notas e carga horária. 6. Endereço do CREA-SP Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1059 CEP 01452-002 Fone: 3816 6522 www.creasp.com.br Atendimento: das 8h30min às 16h30min


								
To top