Your Federal Quarterly Tax Payments are due April 15th Get Help Now >>

gabarito anglo 1º semestre 2009 by soniamar

VIEWS: 3,399 PAGES: 12

									SISTEMA ANGLO DE ENSINO

Prova Geral P-1 1º Semestre/2009

G A B A R I T O
01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. D C E A C B A E B E A B E C E 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. D B E C A B D A C E E C B C D 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. A B B E E A C B B E A C E D B 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. E E B C C E D A B A D C B D A

P-1 — PROVA CLASSIFICATÓRIA — 1 02/2009

RESOLUÇÕES E RESPOSTAS
QUESTÃO 1: Resposta D A frase em questão se reveste de um caráter irônico, na medida em que a Central Geral de Maracutaia não pode ser considerada, de fato, “uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana”. Assim, o enunciador afirma algo e espera que o leitor entenda justamente o contrário do que está sendo dito.

QUESTÃO 2: Resposta C O substantivo abstrato “contribuição”, bem como “organizações”, funciona como um marcador de coesão que retoma a expressão “Central Geral de Maracutaia”, investindo-a de um caráter irônico.

QUESTÃO 3: Resposta E O elemento “oni-” do vocábulo “onipresente” encerra a idéia de totalidade. Tem como sinônimo “ubíquo”, mas também pode ser, corretamente, traduzido pela expressão “que está presente em todo lugar.” O verbo “discernir” seguido de objeto direto tem o sentido de “submeter a discriminação, a apartação, a segregação”. Assim, “nem segrega ninguém” corresponde perfeitamente a “nem discrimina ninguém”.

QUESTÃO 4: Resposta A Sendo “mas” uma conjunção coordenativa adversativa, dentre as opções oferecidas apenas “no entanto” lhe é equivalente. O “porque” da frase de referência é de natureza explicativa. Assim, pode ser adequadamente substituído por “uma vez que”, “já que” e “visto que”. QUESTÃO 5: Resposta C O “benefício” em questão é a Prefeitura fornecer “caixão e enterro gratuitos para os doadores de órgãos”. Assim, o substantivo “benefício” tem como referência “caixão” e “enterro” ou, mais especificamente, o dinheiro pago por eles. QUESTÃO 6: Resposta B Segundo o texto, a criação, a existência e a sobrevivência do homem são o resultado da “maneira intrincada e intrigantemente providencial” por meio da qual “trilhões de átomos agitados tiveram de se reunir” e dos “bilhões de esforços jeitosos e cooperativos” a que “essas partículas minúsculas” se dedicam constantemente.

2 — SISTEMA ANGLO DE ENSINO

QUESTÃO 7: Resposta A O texto apresenta diversos traços lingüísticos de informalidade, de coloquialismo, como é caso de “para início de conversa” e “eu sei”. Algumas dessas expressões são também marcas de função conativa, como acontece com “Parabéns”, empregada para chamar a atenção do receptor da mensagem. Além disso, o texto está repleto de marcas de subjetividade, de que são exemplos os verbos em primeira pessoa (“Estou encantado”), as expressões francamente opinativas (“não foi fácil”) e os adjetivos valorativos (“agradabilíssimo”). QUESTÃO 8: Resposta E No período em questão, a oração substantiva “que foi um pouco mais difícil” pode aparecer em sua forma reduzida: “ter sido um pouco mais difícil”. Essa transformação não implica mudança de sentido. QUESTÃO 9: Resposta B A oração “e só existirá desta vez” reforça a idéia, expressa na oração inicial desse período, de que a vida “é uma organização” extremamente “especializada e particular”. QUESTÃO 10: Resposta E O pronome possessivo “seu” (segundo período) é uma referência ao receptor da mensagem, explicitado pelo pronome de tratamento “você” (quarto período). QUESTÃO 11: Resposta A A passagem “…se se deve investigar até o fim as denúncias que sacodem o país e punir os culpados…” inicia-se com uma oração subordinada adverbial condicional que expressa uma hipótese admitida como válida pelo enunciador (o dever de investigar as denúncias), para argumentar em favor da tese defendida, ou seja, o dever de “absolver os inocentes e pedir-lhes desculpas”. Como a necessidade de investigar e punir é apresentada como uma hipótese desde sempre admitida como verdadeira, trata-se da chamada condição real. Com base nela, o enunciador justifica a obrigação de absolver os inocentes. QUESTÃO 12: Resposta B Na passagem “É nessa hora que eleva o tom de voz e embica num fraseado compassado, sinal para a claque dos comícios de que é hora de aplaudir”, o enunciador optou por empregar os verbos no presente do indicativo, embora estivesse fazendo referência a um discurso pronunciado uma semana antes. Com isso indica que essa atitude tem sido um hábito nos pronunciamentos presidenciais mais recentes. Trata-se de um emprego do presente, conhecido como presente habitual, que produz precisamente esse efeito de sentido.

P-1 — PROVA CLASSIFICATÓRIA — 3 02/2009

QUESTÃO 13: Resposta E O texto afirma que o programa não estimula mais do que berros e gestos, que, portanto, aprova, o que é demonstração clara de sua pobreza do ponto de vista cultural — como afirma a alternativa E. Comentários sobre as alternativas incorretas: A) Ao contrário do que diz a afirmação, é o programa de Mion que o texto acusa de zombar dos adolescentes, reservando-lhes “a posição de meros macacos de auditório”. B) O texto reprova a atitude de Mion, que, ao falar “português idêntico ao do jovem público que espezinha” não estimula outra forma de comunicação além dos berros e gestos, menosprezando a capacidade de comunicação dos adolescentes. C) O texto é explícito ao afirmar que “Mion não faz melhor” do que os programas que pretensamente critica. D) Conforme diz o texto, o programa ratifica, ou seja, confirma aquilo que a educação e a cultura, as ações transformadoras, desejam eliminar; é, portanto, conservador. QUESTÃO 14: Resposta C Segundo as informações, a multiplicação das favelas, efeito imprevisto da remodelação da cidade, foi posterior ao período 1903-1906, e jamais poderia ter sido celebrada como um indício de progresso. QUESTÃO 15: Resposta E I. Correta. A interrupção do abastecimento pela ETA de fato foi a causa da falta de água em 13/05/2000. II. Incorreta. A estiagem não foi causada pelo excesso de poluição do rio. III. Correta. O risco da crise de abastecimento efetivamente motivou a adoção das medidas para incentivar a economia de água. QUESTÃO 16: Resposta D QUESTÃO 17: Resposta B QUESTÃO 19: Resposta C QUESTÃO 18: Resposta E QUESTÃO 20: Resposta A Interpretando cada um dos textos: o texto I diz que o arrependimento e a penitência garantem a salvação, mesmo sem cartas de indulgência; o texto II rejeita a salvação ou justificação pela fé e valoriza o movimento da própria vontade (isto é, os atos) QUESTÃO 21: Resposta B O texto deixa claro o caráter natural da vida em sociedade, portanto da existência da polis.

4 — SISTEMA ANGLO DE ENSINO

QUESTÃO 22: Resposta D Embora a Declaração de Direitos Humanos tenha comemorado recentemente cinqüenta anos, as suas propostas concernentes aos direitos do trabalho estão longe de serem alcançadas. Nos países capitalistas emergentes verificamos que a privatização nas empresas estatais e a racionalização das empresas privadas, mudanças impostas pelo processo de globalização, tem acentuado o desemprego. Nos países capitalistas avançados, para determinados trabalhos, tem sido comum a utilização da mão-de-obra dos emigrantes, onde são submetidos a uma vida precária e ao mesmo tempo são discriminados. Da mesma maneira verificamos, que nos países socialistas de economia capitalista, como a China Popular, as condições de trabalho pioraram e chegaram, em alguns casos, a ser sub-humanas. QUESTÃO 23: Resposta A A escolha dessa estratégia eleitoral explorou ao fato de que cada quatro norte-americanos só um acredita que a vida na Terra evoluiu pela seleção natural. Ou seja, três quartos acreditam que o mundo natural foi criado em sua forma presente por Deus em seis dias como está no Gênesis (primeiro livro da Bíblia) QUESTÃO 24: Resposta C Estando no Pólo Norte (90º de latitude norte), para qualquer direção que o explorador viajar em linha reta 10º ele estará realmente indo para o sul (andando sobre um meridiano). Se depois ele dirigir 10º para leste (portanto sobre um paralelo) e 10º para o norte, portanto sobre um outro meridiano, ele retornará ao ponto de partida, ou seja, o Pólo Norte. Em uma figura teríamos o seguinte:

10ºN PN 10ºL

10ºS

QUESTÃO 25: Resposta E O raciocínio da população seria completamente falho se for verdade que “a capacidade de combater a criminalidade não está ligada nem ao equipamento, nem ao contingente da polícia”. Dessa forma, por mais policiais e equipamentos que a sociedade dispusesse a criminalidade continuaria a ocorrer. Os estudos modernos sobre o problema da geografia do crime urbano afirmam que a solução da criminalidade não está em seu combate, mas sim na solução dos problemas sociais que antecedem o crime.

P-1 — PROVA CLASSIFICATÓRIA — 5 02/2009

QUESTÃO 26: Resposta E Segundo o que foi apresentado “o aumento de renda trouxe melhoria do bem estar, mais alegria e saúde mental para a população atingida”, o que não significa que as 9 mil famílias foram atingidas por esse processo sócio-econômico. Portanto, na falta de números exatos sobre quantas famílias foram atingidas pelo processo, concluímos que “o dinheiro não traz, necessariamente, felicidade para todos”. QUESTÃO 27: Resposta C Se, como afirma o enunciado, o “regime da soberania popular, quando desligado dos direitos humanos, não é democrático”, podemos inferir que “o regime democrático pode ser o da soberania popular”, como afirma a alternativa correta. As demais estão erradas porque: A os direitos humanos são a base da democracia; B o governo do populacho pode ser democrático se mantiver o regime da soberania popular; D há inúmeros exemplos bem recentes em que regimes populares não respeitaram os direitos fundamentais das pessoas; E os direitos fundamentais do populacho devem ser respeitados se eles exercerem um governo democrático, ou seja, que respeite os direitos fundamentais das pessoas. QUESTÃO 28: Resposta B Se a amostragem de uma pesquisa é pequena demais seus resultados não podem ser generalizados. Se os idosos são 10% da população brasileira isso significa que eles somam mais de 18 milhões de pessoas. Quantas pessoas e famílias foram pesquisadas nesse estudo do IBGE? Essa informação não está colocada no enunciado, por isso, se o que está colocado na alternativa B for verdade, a conclusão da pesquisa fica enfraquecida. QUESTÃO 29: Resposta C A afirmação é “necessariamente falsa” porque o fato de em um país existirem pessoas de outra etnia não nos dá a certeza de que em outra nação o mesmo fato ocorra. Dessa forma é perfeitamente aceitável a afirmação do enunciado de que no Usbequistão há pessoas da etnia do Casaquistão, mas isso não nos dá a certeza de que no Usbequistão há usbequistaneses que são do Paquistão. QUESTÃO 30: Resposta D Percebe-se, pelas quatro curvas apresentadas, que o teor de álcool no sangue aumenta rapidamente, após a ingestão. Esse dado evidencia que a absorção é extremamente rápida, em todos os casos, o que invalida a afirmativa I. Por outro lado, o teor alcoólico atingido no sangue, após a ingestão de duas latas de cerveja, fica abaixo do limite máximo permitido, o que torna correta a frase II. Quanto ao que ocorre com a rápida ingestão de quatro latas de cerveja, nota-se que a redução da taxa de álcool no sangue só ocorre após 7 horas, tomando válida a frase III.

6 — SISTEMA ANGLO DE ENSINO

QUESTÃO 31: Resposta A De acordo com os dados fornecidos, a diversidade de mamíferos nativos reduziu-se a zero na vegetação do tipo campo. Além disso, ocorre também uma expressiva diminuição dessa mesma diversidade na área de vegetação arbustiva. QUESTÃO 32: Resposta B De acordo com o esquema, pessoas que vivem no ambiente urbano podem contaminar-se com agrotóxicos através do consumo de produtos agrícolas nos quais tenham sido aplicadas essas substâncias. QUESTÃO 33: Resposta B Somente a estratégia da alternativa B produziria um organismo transgênico. O processo da alternativa A, se fosse possível, apenas formaria um coelho, no lugar de um ser humano. As células humanas embrionárias seriam eliminadas pelo sistema imunológico da coelha (alternativa C, incorreta). O procedimento da alternativa D é um mecanismo de clonagem e o da alternativa E somente alteraria o genoma da célula somática. QUESTÃO 34: Resposta E A partir das informações do texto, pode-se depreender que numa aplicação potencial do RNAi é o bloqueio da ação de genes responsáveis por doenças genéticas. QUESTÃO 35: Resposta E M e N são isóbaros: 5x = 4x + 8 18 e–

∴ x=8 (2 – 8 – 8) ∴ M = gás nobre 10 + xM ∴ 18M ∴ N ∴ 19N ∴ 19 e– (2 – 8 – 8 – 1) ∴ N = metal alcalino 11 + x
QUESTÃO 36: Resposta A MM do H2O = 18 g/mol 18 g de H2O ____ 6 ⋅ 1023 moléculas H2O ____ 3 ⋅ 6 ⋅ 1023 átomos (H + O) 1000 g de H2O ______________________________ x x= 1000 ⋅ 3 ⋅ 6 ⋅ 1023 = 1026 átomos (H + O) 18

QUESTÃO 37: Resposta C 1000 mL de solução ________ 0,1 mol de H2SO4 100 mL de solução ________ 0,01 mol de H2SO4 2NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O 2 mol 1 mol 0,02 mol 0,01 mol Massa de NaOH(puro) = 0,02 mol ⋅ 40 g/mol = 0,80 g 1,0 g NaOH(impuro) ________ 0,80 g NaOH puro ∴

80% de pureza

P-1 — PROVA CLASSIFICATÓRIA — 7 02/2009

QUESTÃO 38: Resposta B Na3PO4 → 3Na+ + PO3– 4 1mol 4 íons 0,1mol 0,4 íons A concentração em partículas (íons)/mol na solução Na3PO4 é 4 vezes maior que na solução de glicose. QUESTÃO 39: Resposta B I e IV são soluções ácidas (pH II e III são soluções básicas (pH QUESTÃO 40: Resposta E CH3 — CH2 — C— O O — CH2 — CH3
— —

7) 7)

O O — CH3 propanoato de metila C4H8O2 acetato de etila C4H8O2

CH3 — C—

— —

QUESTÃO 41: Resposta A Sendo E = 42007, temos E = (22)2007, ou seja, E = 24014. A metade de E é dada por 24014 21 = 24013.

QUESTÃO 42: Resposta C 0,2 ⋅ 4,57 + 0,2 ⋅ 3,89 – 0,22 ⋅ 22,3 = = 0,2(4,57 + 3,89 – 0,2 ⋅ 22,3) = 0,2(4,57 + 3,89 – 4,46) = 0,2(8,46 – 4,46) = 0,2 ⋅ 4 = 0,8 QUESTÃO 43: Resposta E Existe x, x 0, tal que a = 2x, b = 3x e c = 5x. _ _ _ _ _ _ De a + b + c = √ 3 , temos 10x = √ 3 , ou seja, x = 0,1√ 3 . _ _ _ _ Logo, a = 0,2√ 3 _ b = 0,3√ 3 e _ _ _ a ⋅ b = (0,2)(√ 3 )(0,3)(√ 3 ) a ⋅ b = 0,06 ⋅ 3 ∴ a ⋅ b = 0,18

8 — SISTEMA ANGLO DE ENSINO

QUESTÃO 44: Resposta D De = k , temos x = 2k, y = 3k e z = 4k. 2 3 4 Substituindo esses resultados em 2x + 3y + 4z = 58, temos: 4k + 9k + 16k = 58 29k = 58 k = 2 ∴ x = 4, y = 6 e z = 8 e x ⋅ y ⋅ z = 192 = = QUESTÃO 45: Resposta B F ⋅ d2 = 20 ⋅ 52 Com d = 20, temos: F ⋅ 202 = 20 ⋅ 25 F ⋅ 20 = 25 x y z

∴

F = 1,25

QUESTÃO 46: Resposta E Sendo as notas das primeiras duas provas p1 e p2 e da terceira prova p3, p1 + p2 temos: = 7 ∴ p1 + p2 = 14 (I) 2 p1 + p2 + p3 = 5 ∴ p1 + p2 + p3 = 15 (II) 3 De (I) e (II), temos p3 = 1. QUESTÃO 47: Resposta E 365 = (7)(52) + 1 e 366 = (7)(52) + 2 01/03/2007: quinta-feira 01/03/2008: sábado (deslocamento de 2 dias, por causa do dia 29/02/08, ano bissexto) 01/03/2009: domingo (deslocamento de 1 dia) QUESTÃO 48: Resposta B Havia 100 kg de cimento e 900 kg dos outros materiais. Na nova mistura, esses 900 kg devem corresponder a 80%. Sendo M a massa total, em kg, da nova mistura, temos: 0,8M = 900 900 M= = 1125 0,8 Portanto deviam ser adicionados 125 kg de cimento. QUESTÃO 49: Resposta C r 4 = (r2)2 r 4 = (r + 3)2 r 4 = r2 + 6r + 9 r 4 = (r + 3) + 6r + 9 r 4 = 7r + 12

P-1 — PROVA CLASSIFICATÓRIA — 9 02/2009

QUESTÃO 50: Resposta C Sendo m a massa total, em gramas, do suco, temos: 2 m = 500 – 360 5 2 m = 140 5

∴ m = 350

Logo, a massa, em gramas, do copo vazio é 500 – 350 = 150. QUESTÃO 51: Resposta E Sendo A o conjunto das pessoas que são atletas e B o conjunto das pessoas que estudam Biologia, podemos considerar o seguinte diagrama:
U B 12 A 11 17 x

Sendo x o número de pessoas que não são atletas e estudam Biologia, temos x + 29 + 11 = 100 x = 60 O número de pessoas que estudam Biologia é x + 17 = 77. QUESTÃO 52: Resposta D Com apenas duas letras, temos as palavras AA, AB e BA. Com apenas três letras, temos as palavras: AAA, AAB, ABA, , ABB BAA e BAB Com apenas quatro letras, temos as palavras: AAAA, AAAB AABA,   AABB ABAA, ABAB BAAA, BAAB BABA,   BABB O número máximo de palavras que podem ser formadas com quatro letras é 8. QUESTÃO 53: Resposta A a + b + c + d + e = 17 S = (7 – a) + (7 – b) + (7 – c) + (7 – d) + (7 – e) S = 35 – (a + b + c + d + e) S = 35 – 17 ∴ S = 18

10 — SISTEMA ANGLO DE ENSINO

QUESTÃO 54: Resposta B 1 2008 2006 14042 14043 7 n 7 n n n 1 2006 2008 14056 14055

De 14001 até 14042 há 42 números naturais. De 14001 até 14055 há 55 números naturais. Portanto, de 14043 até 14055, há 13 números naturais. QUESTÃO 55: Resposta A A área, em mm2, da placa retangular, que tem massa igual a 1,8 g, é 240 (= 20 ⋅ 12). Sendo A a área, em mm2, da segunda placa, temos A : 240 = 6 : 1,8. Logo, A = 240 ⋅ 6 = 800 1,8

QUESTÃO 56: Resposta D Pelo teorema do ângulo externo, temos: α + β = 140º QUESTÃO 57: Resposta C Sendo x a medida, em cm, do outro cateto, temos: x2 + 4,0952 = 4,9052 x2 = 4,9052 – 4,0952 x2 = (4,905 + 4,095)(4,905 – 4,095) ∴ x = 3 ⋅ 0,9 = 2,7 x2 = 9 ⋅ 0,81

QUESTÃO 58: Resposta B — — Sendo h a altura relativa ao lado AB , a área do retângulo é dada por 1 S = (AB)(h). 2 h 1 ˆ ˆ , isto é, h = (AC)(senA ), temos S = (AB)(AC)(senA ). AC 2 _ _ _ _ 3 √ 1 Logo, S = (4)(2√ 3 ) S=6 ∴ 2 2

ˆ Como senA =

P-1 — PROVA CLASSIFICATÓRIA — 11 02/2009

QUESTÃO 59: Resposta D — — — — Como AB //CD , podemos afirmar que os ângulos em A e D são congruentes, pois são ângulos alternos internos.
B M C A D

Como os ângulos em M são opostos pelo vértice, eles, também, são congruentes. Logo, os triângulos AMB e DMC são semelhantes e temos AB : DC = 3 ⋅ 2. Temos AM : DM = 3x : 2x e 3x + 2x = 6. De 5x = 6, temos x = 1,2. —— — A medida, em cm, de MD é 2x = 2,4.

QUESTÃO 60: Resposta A
F D E

B C

A

G

(AB + CD + EF)2 + (BC + DE)2 = (GF)2 + (AG)2 = (AF)2 = 16


								
To top