Biodiversidade na Amazônia - Download as PowerPoint by soniamar

VIEWS: 10 PAGES: 27

									BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA
A biodiversidade pode ser conceituada como o complexo resultante das variações das espécies e dos ecossistemas existentes em determinada região. A terra nunca teve tanta diversidade de vida como em nossa era, havendo muito ainda a se estudar e descobrir, principalmente na Amazônia, região pouco explorada cientificamente. O estudo da biodiversidade tem relação direta para a preservação ou conservação das espécies, pois entendendo a vida como um todo, teremos mais condições de preservá-la, bem como é de suma importância para o nosso desenvolvimento, resultando o aproveitamento dos recursos biológicos para que sejam explorados de maneira menos prejudicial à natureza, conservando-a o mais possível, permitindo a harmonia entre o desenvolvimento das atividades humanas e a preservação, chamando-se isso modernamente de desenvolvimento sustentável.

CONSEQÜÊNCIAS DE NÃO CONSERVAR A BIODIVERSIDADE
Sem a conservação da biodiversidade não há garantia de sobrevivência da grande maioria das espécies de animais e vegetais, ante a interdependência e conseqüentemente não poderá haver um um desenvolvimento sustentável, pois com a humanidade perderá fontes vitais de recursos para a sustentação, de forma que devemos desenvolver métodos e ações concretas para a sua conservação. Para isso, é necessário conjugar esforços de toda a sociedade, discutindo temas importantes como: controle da natalidade, desenvolvimento industrial e depredação, ova política educacional, etc. Portanto, a conservação da biodiversidade é importante e fundamental para um desenvolvimento adequado aos anseios mundiais de preservação, constituindo-se a base do desenvolvimento sustentável.

DESENVOLVIMENTO ADEQUADO AOS ANSEIOS MUNDIAIS DE PRESERVAÇÃO
Desenvolver uma adequada educação ambiental nas escolas públicas e privadas do país, fortalecer as instituições públicas que o poder tem o dever de fiscalizar a preservação do meio ambiente; rever a legislação, adequando-a à nova realidade e aos anseios mundiais de preservação ambiental; desenvolver amplos estudos dos recursos naturais existentes, instituindo parques e reservas ecológicas, conservando e dando meios aos já existentes, fortalecendo suas condições de sustento; estimular os meios de comunicação no sentido de divulgação de matérias ambientais ou correlatas.

THIAGO DE MELLO (POETA)
• “A lei do rio não
cessa nunca de impor-se sobre a vida dos homens. É o império da água... O rio diz para o homem o que ele deve fazer. E o homem segue a ordem do rio”.

AS LEIS SÃO DA NATUREZA, OS DESÍGNIOS DE QUEM?...
A fala deste grande poeta amazonense Thiago de Mello, remete-nos ao domínio da natureza sobre os homens e sobre os seres vivos que a povoam... Quem, ou “o que” determinará o futuro? Quem constituiu o passado? Quem orienta o presente? No que concerne aos processos bioquímicos que deram origem à vida no planeta e aos fenômenos biológicos, geológicos, climáticos e ecológicos que moldaram essa vida durante toda a sua existência. Está provado cientificamente que o acaso e a necessidade atuaram intrincadamente, sem um destino préestabelecido, para apresentar-nos os ecossistemas que aí estão, ou estiveram há tempos atrás.


								
To top