Original

Document Sample
Original Powered By Docstoc
					Original: Clarice Lispector é celebrada em instalações inusitadas, como a inspirada em A Paixão Segundo G.H. (à dir.)

Veja também

Clarice Lispector (1920-1977) gostava de escrever na sala de estar de Cronologia Clarice sua casa, com a máquina de datilografar sobre as pernas. Fazia isso Lispector para ficar mais perto dos filhos, Pedro e Paulo Gurgel Valente, hoje com 60 e 55 anos de idade, respectivamente. Um ambiente parecido com esse, mobiliado com sofás e equipado com vitrola, está entre as oito salas temáticas da exposição do Centro Cultural Banco do Brasil sobre a escritora, que veio na primeira infância da Ucrânia e produziu uma obra de originalidade e fôlego incomparáveis. No Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Clarice Lispector – A Hora da Estrela foi visitada por mais de 290  000 pessoas. Um dos momentos de maior impacto da exposição ocorre numa sala estilizada. Na parede de fundo são projetadas as únicas imagens em movimento da autora de 26 livros, com trechos de uma entrevista concedida em fevereiro de 1977 para o programa Panorama Especial, da TV Cultura. Clarice gravou as cenas sob a condição de que fossem veiculadas apenas após sua morte, que sobreveio em dezembro daquele ano. Como se surgisse do outro lado do não-ser, em toda a sua beleza exótica, o olhar expressivo e o inseparável cigarro, Clarice parece falar aos visitantes. A edição carioca da mostra, que ocupa 600 metros quadrados do CCBB, terá um ambiente a mais do que a versão paulistana. A dupla Daniela Thomas e Felipe Tassara, responsáveis pela cenografia, criou uma instalação com dez aparelhos de TV dos anos 60 nos quais serão exibidas gravações de pessoas comuns recitando trechos do livro A Hora da Estrela, feitas na Praça da Luz, em frente do Museu da Língua Portuguesa. "Em São Paulo, os vídeos eram passados em monitores de LCD, mas, como aqui temos mais espaço, resolvemos criar uma obra específica", conta Daniela. As videoinstalações, entretanto, são detalhes. Na ambientação, a palavra escrita é a grande privilegiada. "A idéia é mostrar flashes da obra de Clarice", define a curadora Júlia Peregrino. Logo na primeira sala, imensas fotografias da escritora, que lançou seu primeiro livro aos 23 anos – Perto do Coração Selvagem –, foram impressas em telas semitransparentes, que permitem ler, ao fundo, frases de sua obra, como "ver é a pura loucura do corpo", do romance Água Viva. Com visual semelhante, o segundo salão traz mais fotografias e trechos de obras como O Lustre, A Descoberta do Mundo e No Sopro da Vida.
Fernando Moraes

A sala dos segredos: em gavetas que formam uma espécie de cômoda gigante, livros e documentos

Mais adiante, a atmosfera doméstica ganha forma com um quarto inspirado no romance A Paixão Segundo G.H. Na trama, uma mulher bem-sucedida revê sua vida e busca a própria identidade durante as intermináveis horas em que fica presa num quarto, encurralada por uma barata. Os visitantes – e principalmente as visitantes – não têm com o que se preocupar: o cômodo cenográfico é impecável, todo branco, com paredes repletas de frases vazadas e uma cama no meio. Sem insetos. Outro ponto forte é a sala com 2  000 gavetas que cobrem suas quatro paredes, apelidada por Júlia Peregrino de "Os Segredos de Clarice". Nessa espécie de cômoda gigante, 65 gavetas podem ser abertas. Nelas estão reproduções de documentos e exemplares de primeiras edições, como a de Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de 1969.

 

CONTA BANCÁRIA

EU DEPOSITEI AMOR E BENÇÃOS EM SUA CONTA BANCÁRIA. E A MELHOR PARTE DISTO É QUE NÃO LHE CUSTARÁ NADA. EU PEÇO QUE VOCÊ USE ISTO EM ABUNDÂNCIA SUA SENHA É: J-E-SU-S ** NOTICIA IMPORTANTE **

SE VOCÈ PERDER SUA SENHA, VOCÊ PERDE TUDO. FAÇA UM DEPÓSITO NA CONTA DE ALGUÉM HOJE!! QUE SEUS PROBLEMAS SEJAM MENOS SUAS BENÇÃOS SEJAM MAIS E NADA MAS ALÉM DE FELICIDADE ENTRE POR SUA PORTA

Se eu não receber esta de volta, Eu saberei que você realmente não leu esta mensagem. Eu a recebi de alguém e achei que a última parte é um pensamento muito bom. O pior é que a pessoa que me enviou a mensagem, não conhece dez pessoas que admitem conhecer Nosso Senhor. Se eu envio a mensagem para você, por favor envie-a de volta para mim, para que eu saiba que meus amigos de verdade conhecem NOSSO SENHOR. Eu conheço dez Cristãos!

Você O ama? Êste é um simples teste:
SE VOCÊ AMA JESUS , REPASSE PARA NO MÍNIMO DEZ PESSOAS, INCLUINDO A MIM, QUE LH E ENVIOU !

O POEMA Eu me ajoelhei para orar, mas não por muito tempo, Pois tenho muito a fazer. Eu tive de apressar e ir trabalhar Pois contas em breve precisam ser pagas. Assim, me ajoelhei e orei apressadamente. e me levantei depressa de meus joelhos. Minha obrigação Cristã foi feita. Minha alma pode descançar em paz... Por todo o dia eu não tive tempo

De espalhar uma palavra de alegria Sem tempo de falar de Cristo aos amigos, Êles ririam de mim, eu receio. Sem tempo, sem tempo, muita coisa a fazer, era minha constante reclamação Sem tempo para dar às almas necessitadas Mas por último o tempo, o tempo de morrer, eu fui perante Nosso Senhor, eu entrei e fiquei de olhos baixos. Pois em Suas Mãos , Deus tinha um livro, O Livro da Vida! Deus olhou em Seu Livro e disse: '' Seu nome não consigo encontrar, Uma vez Eu ia escrever seu nome... Mas nunca encontrei tempo''!!

Agora, diga, será que você tem tempo para repassar esta mensagem ?

Topa? Convite ! Vamos orar rapidinho ? Hoje, Senhor, agradeço pela noite maravilhosa, pelo cobertor que me aqueceu, pelo meu alimento, por mais um dia de trabalho. E principalmente por mais um dia de vida. Abençoa, Senhor, meus amigos e inimigos,

porque eles também precisam de Ti. Abençoa, Senhor, o meu amigo que está lendo esta mensagem agora, realize os seus sonhos, lhe dê a vitória que lhe é necessária, Amém! Passe esta mensagem, bem depressinha, para o máximo de pessoas que puder e não

esqueça de mandares novamente para quem te mandou, em instantes, muitas pessoas estarão orando por você e até eu... Que Deus abençoe a todos vocês! Abraços a todos.
LUCIA

VANTAGENS DE TER UM AMANTE...
FOI PROVADO, APÓS ACOMPANHAMENTO DE VÁRIOS CASOS, QUE TODA MULHER PRECISA DE DOIS HOMENS: UM EM CASA E OUTRO FORA DE CASA. PARA ENTENDER, É MUITO SIMPLES:

1. O MARIDO CUIDA DA PARTE FINANCEIRA, PAGA AS CONTAS DOS FILHOS, DA ESPOSA E DA CASA. 2. O OUTRO CUIDA DE VOCÊ. 3. O MARIDO FALA DOS PROBLEMAS, DAS CONTAS A PAGAR, DAS DIFICULDADES DO DIA. 4. O OUTRO FALA DA SAUDADE QUE SENTIU DE VOCÊ DURANTE A SUA AUSÊNCIA. 5. O MARIDO COMPRA UMA ROUPA NOVA PARA IR A UM COMPROMISSO DE TRABALHO. 6. O OUTRO TIRA ESSA MESMA ROUPA SÓ PRA VOCÊ. 7. O MARIDO DORME COM AQUELA CAMISETA VELHA E DE CUECA AS VEZES ATÉ DE MEIA. 8. O OUTRO DORME COMPLETAMENTE NU, ABRAÇADINHO A VOCÊ. 9. O MARIDO RECLAMA DAS COISAS QUE TEM QUE CONSERTAR EM CASA. 10. O OUTRO TE RECEBE NO APARTAMENTO ONDE TUDO FUNCIONA PERFEITAMENTE. 11. O MARIDO TELEFONA PRA CASA E FICA PERGUNTANDO O QUE TEM QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO, PADARIA E ETC. 12. O OUTRO TELEFONA SÓ PRA DIZER QUE COMPROU UM CHAMPGNE QUE VOCÊ VAI ADORAR. 13. O MARIDO RECLAMA DO CHEFE, DO TRABALHO, DO CANSADO DE ACORDAR CEDO.

14. O OUTRO RECLAMA A SUA AUSÊNCIA E OS DIAS QUE FICA SEM TE VER. 15. AH...ESQUECI O IMPRESCINDÍVEL...O OUTRO NUNCA VAI TOMAR CERVEJA COM OS AMIGOS NUMA SEXTAFEIRA!!! - ELE ESTARÉ COM VOCÊ ENQUANTO O CORNO ESTA ENCHENDO A CARA COM UM MONTE DE MACHO DO LADO. BEM, VOCÊ VAI ME PERGUNTAR: - POR QUE NÃO TROCAR O MARIDO PELO AMANTE? PELO SIMPLES FATO DE QUE O AMANTE SE FOR VIVER COM VOCÊ, PASSARÁ PARA O PAPEL DE MARIDO E LOGO, LOGO, VOCÊ PRECISARÁ ARRUMAR OUTRO. CONSELHO ÚTIL: 'NÃO SEJA EGOÍSTA GUARDANDO ESTE TEXTO APENAS PARA VOCÊ. EXISTE UMA MALDIÇÃO QUE CASO ELE NÃO SEJA TRANSMITIDO A PELO MENOS CINCO AMIGAS, EM 10 MINUTOS, VOCÊ FICARÁ SÓ'.
http://surpreenda.com.br/mensagens/amizade/mensagem.php?id=amigo_especial_f


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:27
posted:3/31/2009
language:English
pages:11