Docstoc

ASSISTENTE DE ALUNOS - PDF

Document Sample
ASSISTENTE DE ALUNOS - PDF Powered By Docstoc
					A

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

LÍNGUA PORTUGUESA Leia os quadrinhos abaixo para responder às questões de 01 a 03.

QUESTÃO 03 O jogo de palavras estabelecido nos diálogos dos quadrinhos evidencia um (A) processo lexical em que os personagens criam novas palavras e novos sentidos. (B) uso de vocabulário chulo, próprio de brincadeiras de pré-adolescentes. (C) código secreto utilizado em situação de emergência. (D) o desenvolvimento escolar dos personagens. QUESTÃO 04 Leia a resenha abaixo.
Ficção Romance ORGULHO E PRECONCEITO (Jane Austen) Editora: Ediouro; Tradução e Adaptação: Paulo Mendes Campos; Quanto: R$ 34,90 (156 págs.)

LAERTE. Folha de S. Paulo. São Paulo, 25 ago. 2007, p. E12. Ilustrada.

QUESTÃO 01 Com relação ao gênero quadrinho, pode-se dizer que é um texto de caráter (A) narrativo-descritivo, pois exibe uma seqüência de cenas que ilustra a progressão do enredo. (B) argumentativo-persuasivo, pois leva o leitor a interessar-se pela natureza da leitura ali veiculada. (C) expositivo-injuntivo, uma vez que localiza a ação que desencadeia o desenvolvimento da trama. (D) descritivo-argumentativo, uma vez que situa os argumentos dos personagens num dado ambiente. QUESTÃO 02 Os quadrinhos acima apresentam cenas da infância de um dos personagens. A lembrança desses momentos leva o personagem a concluir que (A) ludibriou os adultos a fim de fugir de suas obrigações diárias. (B) foi uma criança criativa que construía seu próprio universo de brincadeiras. (C) viveu momentos de emoções equivalentes a assistir televisão diariamente. (D) tornou-se um adulto apático em relação ao que era quando criança.

Sobre a autora: Jane Austen (1775-1817) nasceu em Hampshire, Inglaterra. Aos 14 anos, terminou seu primeiro livro e, ainda jovem, começou a esboçar obras posteriormente publicadas e consagradas em adaptações no cinema, como “Razão e Sensibilidade”. Tema: A vida de cinco irmãs vira de cabeça para baixo com a chegada na vizinhança do jovem e rico Mr. Bingley e de seu amigo Mr. Darcy. Por que ler: Um clássico da literatura, o romance de Austen traz um retrato divertido e inteligente da sociedade britânica do início do século 19, em adaptação e tradução bastante elogiadas de Paulo Mendes Campos (1922-1991).
FOLHA DE S. PAULO. São Paulo, 30 jun. 2007: p. E5. Ilustrada.

Quanto ao modo de organização discursiva, o gênero resenha se constrói com base em (A) informações genéricas de um texto, condensadas numa paráfrase. (B) descrições de assuntos de interesse geral sobre uma dada temática. (C) dados sobre a natureza da obra e a exposição da opinião do crítico. (D) coletâneas de textos inéditos de diversos autores consagrados.

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

Leia a entrevista abaixo para responder às questões 05 e 06.

QUESTÃO 07 Leia a tira abaixo.

Josué Machado, colunista de Língua, respondeu aos internautas sobre o acordo ortográfico previsto para 2009: -No que consiste a mudança ortográfica? JM – O acordo foi planejado para uniformizar tanto quanto possível a grafia vigente em Portugal, no Brasil e nos outros seis países de fala portuguesa. Por quê? Para que o português possa se tornar língua mais importante e ser adotado pela Unesco como oficial. [...] O acordo é de 1990, mas vários países se desinteressaram. Por fim, decidiram que bastava o “sim” de três países. Depois do Brasil, GuinéBissau e São Tomé e Príncipe o assinaram. São Tomé em 2004. Mas só deve vigorar em 2009 por respeito a Portugal, que resistiu e resiste. -Haverá um curso para os professores? Por certo haverá. Mas ninguém deve se preocupar muito, porque as mudanças são quase insignificantes para os brasileiros. Teremos de escrever “ideia”, “jiboia”, em vez de “idéia”, “jibóia”, com a eliminação do acento agudo dos ditongos ei e oi. Cai também o acento de palavras como “crêem”, “dêem”, “vêem”, “vôo” e outras dessa natureza. Nada muito importante.
LÍNGUA. Ed. Segmento, São Paulo, n. 22, 2007, p.10.

LAERTE. Folha de S.Paulo. São Paulo. 25 de ago. 2007, p. E13. Ilustrada.

Na tirinha, o efeito de humor acontece devido (A) à decodificação dos símbolos ser ambígua, gerando dúvida nos pesquisadores. (B) à dificuldade dos pesquisadores em traduzirem os sinais transcritos. (C) à falsidade do código como senha de entrada ao monumento. (D) à obviedade da interpretação dos sinais como senha de acesso à pirâmide.

QUESTÃO 05 A reforma ortográfica brasileira foi muito discutida durante o ano de 2007. Na entrevista acima, Josué Machado considera essa reforma (A) um acordo comum entre países de mesma língua e que pretendem unificar a grafia de sua língua. (B) uma alteração significativa no padrão de escrita do português, o que é desabonado por Portugal. (C) uma atitude que envolve a participação dos países de língua portuguesa na política mundial. (D) um processo de mudança do português atual, tornando-o suscetível a interferências externas. QUESTÃO 06 Segundo o colunista, as mudanças da reforma ortográfica são “pouco importantes”. A queda dos acentos agudo e circunflexo em palavras como “idéia” e “vêem” constitui (A) simplificação do padrão acentual de algumas palavras. (B) queda de todos os acentos atribuídos às palavras portuguesas. (C) padronização do português semelhantemente ao inglês, que não tem acentos. (D) mudança da ortografia motivada pela natural evolução lingüística do português.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 08 à 11.
A Sede Zero As fomes são guerras que ocorrem pelo direito da existência. [...] Porém sem água não há como fazer guerra nem produzir alimentos para combater a fome.[...] a solução de questões da água no mundo exige atenção cada vez maior. Os instrumentos e os mecanismos a serem empregados são diversos e carecem de estudos e investigações que auxiliem a definição e produzam resultados sanitários, ambientais e econômicos satisfatórios. Portanto, torna-se evidente que a reversão dos cenários de escassez relativa de água limpa para beber, para uso industrial ou irrigação, não poderá ser obtida meramente pela atenuação de conflitos de uso, ou de controle de oferta e dos usos. Pagar ou cobrar pelo direito de uso da água tem sido mais fácil do que reconhecer obrigações de uso e conservação da gota d´água disponível. [...] Será imprescindível criar e/ou fortalecer uma ética da água que implicaria produzir cada vez mais com cada vez menos água e, sempre que possível, proteger os ecossistemas aquáticos, mesmo com sacrifícios de interesses financeiros.
REBOUÇAS, Aldo da Cunha. A Sede zero. Revista SBPC; São Paulo, 2003, p. 33-34. [Adaptado].

QUESTÃO 08 O texto acima estabelece uma discussão em torno do problema da preservação da água no planeta. De acordo com o autor, (A) a preservação da água no mundo depende da instituição de impostos sobre o uso desse líquido. (B) a solução de problemas sociais como a fome pode vir a longo prazo. (C) o direito ao uso da água está relacionado ao grau de desenvolvimento econômico do país. (D) a consciência quanto à preservação de mananciais e ao saneamento básico é urgente.

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

QUESTÃO 09 Em relação à organização argumentativa do texto, o termo PORTANTO tem função (A) conclusiva, pois introduz a idéia que constitui o argumento principal do texto. (B) contrária, pois se opõe ao argumento relativo ao controle do uso de água. (C) explicativa, pois ilustra o ponto de vista defendido pelo autor. (D) comparativa, pois traz uma analogia com o problema da fome no mundo. QUESTÃO 10 Na frase “Será imprescindível criar e/ou fortalecer uma ética da água que implicaria produzir cada vez mais com cada vez menos água e, sempre que possível, proteger os ecossistemas aquáticos, mesmo com sacrifícios de interesses financeiros”, quanto à regência do verbo implicar há (A) um equívoco relacionado à natureza semântica do objeto exigido pelo verbo. (B) a possibilidade de o objeto oracional ser introduzido pela preposição em. (C) um caso explícito de verbo seguido de complementos direto e indireto. (D) a mesma constituição de implicar no sentido de demonstrar antipatia. QUESTÃO 11 As regras atuais de ortografia do português prevêem pelo menos cinco valores para o x. No texto “A Sede zero”, essa letra aparece com dois valores diferentes, sons idênticos ao que se observa em: (A) táxi / vez. (B) proteger / questões. (C) fazer / fácil. (D) peixe / jibóia.

QUESTÃO 12 Leia o quadro.

LÍNGUA. São Paulo: Segmento, 2007, p. 63.

No quadro acima, são indicadas algumas das expressões mais comuns na fala dos brasileiros. Segundo a reportagem, expressões como “lidileite” (litro de leite) se ouve em todo o Brasil na boca de qualquer pessoa, independentemente de classe social, escolaridade ou região. Com base nessas considerações, pode-se dizer que (A) algumas palavras resultam em condensação morfológica motivadas por regras de simplificação fonológica. (B) o sistema lexical do português está passando por um processo de especialização. (C) a variedade lingüística resulta da incompreensão de falantes ao escutarem e proferirem as palavras. (D) a fala é uma manifestação fluida, caótica e com poucas regras, o que contribui para a aglutinação constante de vocábulos. RASCUNHO

RASCUNHO

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

Leia a propaganda abaixo para responder às questões de 13 a 15.

QUESTÃO 14 O recurso persuasivo que mais se destaca na propaganda, ao tratar do problema da alfabetização, é a (A) ironia. (B) intertextualidade. (C) ambigüidade. (D) polifonia. QUESTÃO 15 O termo abaixo-assinado é uma palavra formada lexicalmente por (A) aglutinação. (B) derivação. (C) justaposição. (D) incorporação.

RASCUNHO

Legenda: Esse abaixo-assinado é uma prova de que muita gente está pedindo mais educação. 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização.
FOLHA DE S. PAULO. São Paulo, 8 set. 2007, p. E6. Ilustrada.

QUESTÃO 13 A propaganda acima, veiculada pela Folha de S. Paulo, tem como propósito (A) descrever o alto número de analfabetos existentes no Brasil. (B) defender que pessoas não-escolarizadas sejam impedidas de votar. (C) angariar maior número de leitores que se identifiquem com o jornal. (D) valorizar o acesso à educação a milhares de pessoas no mundo inteiro.

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

MATEMÁTICA QUESTÃO 16 Uma loja de confecções vende calças a R$ 30,00 cada e camisas a R$ 20,00 cada. O gerente dá um desconto de 15% no valor total da compra para os clientes que levarem mais de cinco peças. Se um cliente comprou 4 calças e 5 camisas, o valor pago foi (A) R$ 187,00. (B) R$ 195,50. (C) R$ 220,00. (D) R$ 229,50. QUESTÃO 17 Em uma receita, devem-se colocar 800 gramas de farinha e 5 ovos, além dos outros ingredientes. A cozinheira se enganou e colocou 6 ovos. Qual é a quantidade, em gramas, de farinha que deve ser adicionada à receita para se manter as mesmas proporções de farinha e ovos? (A) 60

QUESTÃO 20 Um investidor perdeu R$ 2.500,00 de um determinado capital. Após fazer alguns cálculos, percebeu que poderia recuperar o capital inicial se aplicasse o que sobrou durante um período de 1 ano, à taxa de 25% ao ano. Qual era o capital inicial desse investidor? (A) R$ 8.000,00 (B) R$ 10.000,00 (C) R$ 10.500,00 (D) R$ 12.500,00 QUESTÃO 21 Em certo campeonato de futebol, cada vitória, cada empate e cada derrota significa uma diferente pontuação para o time. Ao fim do campeonato, todos os times jogaram a mesma quantidade de vezes, e os três primeiros colocados obtiveram o seguinte resultado:
TIME A B C Vitórias 4 2 4 Empates 2 9 7 Derrotas 5 0 0 TOTAL DE PONTOS 21 24 26

(B) 160 (C) 660 (D) 800 QUESTÃO 18 Um cliente levou um quadro retangular de dimensões 1,2 m por 0,8 m em uma vidraçaria para colocar o vidro e a moldura. O m2 do vidro custa R$ 40,00, e o metro linear da moldura escolhida pelo cliente custa R$ 35,00, mas deve ser acrescido 10% à medida total por causa da largura da moldura escolhida. O cliente pagou pelo serviço (A) R$ 126,40. (B) R$ 187,60. (C) R$ 192,40. (D) R$ 209,60. QUESTÃO 19 O Sr. João doou todo o seu patrimônio para seus três filhos e a parte que cada filho recebeu foi diretamente proporcional às suas idades. Sabendo que os filhos tinham 40, 35 e 25 anos e que o mais novo recebeu R$ 275.000,00, qual foi o patrimônio doado? (A) R$ 825.000,00 (B) R$ 1.000.000,00 (C) R$ 1.100.000,00 (D) R$ 1.200.000,00

Com base nesses dados, o número de pontos que vale uma vitória, um empate e uma derrota é, respectivamente, (A) 2, 2 e 0. (B) 3, 2 e 0. (C) 4, 2 e 0. (D) 3, 2 e 1. QUESTÃO 22 Leia os textos abaixo.
Um acidente ocorrido por volta das 15h desta sexta-feira nas obras da futura estação Pinheiros do Metrô (zona oeste de São Paulo) causou o esvaziamento de prédios e interdição de ruas no entorno. O acidente alargou uma cratera já usada pela empreiteira para descer veículos e equipamentos para as obras da linha 4-amarela, 30 metros abaixo. No total, a cratera tem agora 80 metros de diâmetro.
Disponível em: <www.folha.com.br>. Acesso em 12 jan. 2007.

O desabamento dobrou o tamanho de um buraco usado por operários para baixar equipamentos como retroescavadeiras ao subterrâneo.
Disponível em: <www.folha.com.br>. Acesso em 14 jan. 2007.

Segundo as reportagens da época, a cratera tinha um formato circular e, depois do acidente, sua superfície dobrou de tamanho, chegando a ficar com 80 metros de diâmetro. Antes de dobrar de tamanho, essa superfície circular tinha, em m2, uma área de (A) (B)
400 .
800

.

(C) 1600 .

(D)

6400 .

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

QUESTÃO 23

QUESTÃO 26

Duas turmas de alunos, A e B, foram visitar um grande recinto de exposições. O professor da turma A combinou com seus alunos que, caso alguém se perdesse, deveria procurar o Posto Policial Central, pois ele passaria lá de 45 em 45 minutos. O professor da turma B combinou a mesma coisa com seus alunos, porém, ele passaria no posto de 60 em 60 minutos. Sabendo que as turmas começaram a visitação no mesmo horário e que elas permaneceram no parque por 8 horas, quantas vezes os professores da turma A e da B estiveram juntos nesse posto? (A) 2 (B) 4 (C) 5 (D) 6

O gráfico abaixo mostra a quantidade em bilhões de reais que o Governo Federal transferiu para as ONG´s, no período de 1999 a 2006.
2,8 1,7 0,9 1,1 2,0 1,6 1,6 2,9

1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006
VEJA, 9 jan. 2008, p. 40.

De acordo com esses dados, (A) o valor repassado em 2006 foi 200% superior ao de 1999. (B) o governo repassou mais de 15 bilhões de reais, no período de 1999 a 2006. (C) a média dos valores repassados no período foi exatamente 2 bilhões de reais. (D) os valores repassados, nos últimos três anos foram superiores ao dobro dos três primeiros anos.
QUESTÃO 27

QUESTÃO 24

Uma pesquisa, realizada pela Grupom Consultoria e divulgada pelo jornal O Popular, revela que 7,2% da população goianiense pretende adquirir um imóvel em Goiânia nos primeiros 180 dias de 2008. O gráfico abaixo mostra o tipo de imóvel pretendido.
Imóveis comerciais Lotes e terrenos Imóveis residenciais de terceiros Imóveis residenciais incorporados

A figura abaixo representa um quadrilátero ABCD, inscrito em uma circunferência com diâmetro AC medindo 10 cm.
B

5,10% 40,80% 30,60% 20,40% C A

O POPULAR, Goiânia 22 dez. 07, p. 15.

De acordo com esses dados, a porcentagem da população de Goiânia que pretende adquirir lotes e terrenos é, aproximadamente, (A) (B) (C) 1,8%. 2,94%. 7,2%.

D

Conforme essa representação, (A) a área de ABCD é maior que 80 cm2. (B) a soma das diagonais AC e BD de ABCD é maior que 20 cm. (C) o perímetro de ABCD é maior que 20 cm.

(D) 40,8%.
QUESTÃO 25

Dona Maria foi à mercearia com R$ 10,00 para comprar alguns produtos. Ela pegou um pacote de arroz de 5 kg e duas caixinhas de purê de tomate. No caixa, ela percebeu que faltariam R$ 2,00 para pagar a conta. Levando o pacote de arroz e apenas uma caixinha de purê de tomate, ela recebeu R$ 0,60 de troco. Qual foi o preço pago pela caixinha de purê de tomate? (A) R$ 1,30 (B) R$ 1,40 (C) R$ 2,60 (D) R$ 6,80

(D) a razão entre as áreas do quadrilátero e do círculo é maior do que 1.

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

QUESTÃO 28

RASCUNHO

A tabela abaixo apresenta o volume negociado por investidores na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no mercado à vista.
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007*
* até 26/12

Volume negociado (em R$) 260 bilhões 195 bilhões 168 bilhões 207 bilhões 297 bilhões 367 bilhões 530 bilhões 1,019 trilhão
O POPULAR, Goiânia, 28 dez. 2007, p. 15.

De acordo com os dados apresentados nessa tabela, o volume negociado em (A) 2007 é duas vezes maior que o negociado em 2006. (B) 2007 é cinco vezes maior que o negociado em 2003. (C) 2000 é maior que 50% do volume negociado em 2006. (D) 2007 é 500% superior em relação ao volume negociado em 2001.
QUESTÃO 29

O Sr. Francisco dispõe de 20 m de tela para construir um galinheiro de forma retangular, dentro de um lote murado, conforme a figura abaixo.

galinheiro

y 40 m

x

30 m

A área A(x) do galinheiro, em função da dimensão x, é dada por (A) A(x) = 20x – x2 (B) A(x) = 20 – x (C) A(x) = 20 x2 (D) A(x) = 20 x
QUESTÃO 30

Considere a função f(x) = x2 – px + n, onde p e n são números reais. Sabendo que f(0) = 1 e que f possui uma única raiz real, os valores de p e n são: (A) p = (B) p = (C) p = (D) p = 2en=1 1en=2 1en=-1 4en=-1

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERALDE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

CONHECIMENTOS GERAIS QUESTÃO 31 Desde os tratados de Roma, assinados em 1957, a Europa busca reorganizar-se diante dos desafios contemporâneos. Num longo percurso, fortaleceu-se a Comunidade Européia, que pressupõe: (A) união aduaneira e moeda única. (B) defesa do nacionalismo europeu. (C) expansão dos princípios civilizatórios ocidentais. (D) controle da migração de regiões subdesenvolvidas. QUESTÃO 32 Em fins de 2007, sob a liderança do presidente venezuelano Hugo Chávez, uma operação de resgate frustrada de reféns em poder das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) demonstrou o (A) desinteresse norte-americano em combater a guerrilha e apoiar o presidente Álvaro Uribe, desafeto político de Hugo Chávez. (B) isolamento do Brasil na América Latina, pois a comitiva internacional de negociação não contou com o apoio do governo brasileiro. (C) acordo entre os governos venezuelano e norteamericano com o objetivo de combater o narcotráfico na Colômbia, atividade vinculada às FARC. (D) poder da guerrilha ao estabelecer um “Estado dentro do Estado”, tendo sob seu controle um amplo território no interior do país. QUESTÃO 33 Em entrevista recente, o ex-ministro do regime militar brasileiro, Jarbas Passarinho, admitiu a participação do governo brasileiro na Operação Condor, que consistia na (A) investigação de opositores ao regime militar brasileiro, que viviam exilados no continente europeu. (B) repressão aos membros do Partido Comunista Brasileiro, que organizaram a Guerrilha do Araguaia. (C) execução de membros da guerrilha urbana brasileira, que possuíam suas bases no Rio de Janeiro. (D) colaboração entre os regimes militares na América do Sul, que prendiam e deportavam os opositores. QUESTÃO 34 O hip-hop é um movimento cultural nascido na década de 1960, nos Estados Unidos, e que chegou às metrópoles brasileiras na década de 80. Esse movimento cultural pretendia (A) restabelecer o lugar devido ao samba, no interior da cultura brasileira, patrocinando encontros de sambistas nos parques paulistas e cariocas. (B) expor novos ritmo e expressão corporal, marcando sua distinção na composição denunciadora do preconceito racial, da violência e da miséria.

(C) demonstrar as manifestações culturais históricas negras, apoiando as rodas de capoeira no espaço urbano. (D) conquistar o espaço da música popular brasileira (MPB), apropriando-se de suas temáticas, mas incorporando um novo ritmo.

QUESTÃO 35 As pesquisas com embriões, que buscam o conhecimento em torno das células-tronco, são cercadas de polêmicas. Essas pesquisas são consideradas importantes pelos cientistas porque (A) o estudo das células-tronco ampliou o campo de uma medicina preventiva, de uma revolução na indústria farmacêutica e de uma política pública de saúde voltada para os países em desenvolvimento. (B) o conhecimento do funcionamento das células do embrião é de interesse para a indústria de cosméticos e o seu alto investimento financeiro na pesquisa torna lucrativa a atividade dos pesquisadores. (C) a capacidade das células-tronco de se transformar em outros tecidos do corpo faz sua utilização indispensável em tratamentos terapêuticos contra doenças, como as neurodegenerativas, por exemplo. (D) a investigação das células-tronco comprova que a composição racial determina o comportamento orgânico dos seres humanos, defendendo a necessidade de políticas de saúde distintas para as raças.

QUESTÃO 36 Em 2007, a Bolívia foi foco de protestos populares contra a política do presidente Evo Morales. Seis dos nove departamentos bolivianos exigem autonomia em relação à capital do país, La Paz. Essa autonomia refere-se à (A) independência total das regiões mais ricas do país, que pretendem se unificar em diferentes unidades da federação. (B) possibilidade de criar fontes de arrecadação por meio de impostos locais, um poder legislativo e forças policiais próprias. (C) aprovação de uma nova constituição nacional, com a ausência de deputados da oposição, em plenário presidido pela liderança do governo. (D) divisão do país entre a parcela mais próspera das planícies, que se estendem até a Amazônia, e a população mais pobre da Cordilheira dos Andes.

www.pciconcursos.com.br

ESCOLA TÉCNICA FEDERALDE BRASÍLIA

CONCURSO PÚBLICO/2007

QUESTÃO 37 Em junho de 2008, comemora-se o centenário da chegada do navio Kasatu Maru ao Brasil, que tinha a bordo um grupo de migrantes japoneses. Por parte do governo brasileiro, a vinda desses migrantes naquele período relacionava-se à (A) crise japonesa e ao esgotamento do erário público, advindo da derrota nas guerras contra a China e a Rússia. (B) dificuldade dos japoneses encontrarem empregos no próprio país, sendo incentivados pelo seu governo a migrarem. (C) interrupção do fluxo de imigrantes italianos, deixando as fazendas cafeeiras no Vale Paraíba com carência de mão-de-obra. (D) imagem de tenacidade, dedicação ao trabalho e respeito aos padrões éticos, atribuída ao trabalhador japonês.

QUESTÃO 40 Em 2007, o Quênia, um dos países africanos, foi alvo de uma explosão de fúria popular, sobretudo na periferia da capital Nairóbi. Além da evidência de fraude eleitoral, a violência foi acirrada pela (A) manipulação de tensões tribais advindas do período de ocupação colonial, aprofundadas por privilégios destinados a um grupo étnico. (B) ruptura entre o presidente e o Exército, impedindo a ocupação das ruas pelos soldados para a defesa da ordem constitucional. (C) intervenção de outros países africanos na campanha eleitoral, indispondo a população defensora do nacionalismo queniano. (D) pressão internacional para assessorar as eleições, proibindo os deslocamentos internos dos grupos étnicos assolados pela guerra e pela fome. RASCUNHO

QUESTÃO 38 Em 2007, se completaram 40 anos que Ernesto Guevara foi morto nas selvas do altiplano boliviano. À época de sua morte, a ampla divulgação das imagens de seu cadáver pelos militares buscava demonstrar a (A) concretização dos pronunciamentos de Guevara, considerando sua disposição em lutar por seus ideais e morrer por eles. (B) capacidade de liderança de Guevara, apresentandoo como capaz de punir publicamente quem não compartilhava de sua visão de dever. (C) crítica ao burocratismo soviético, mesmo sendo Guevara um membro da elite do poder na Cuba revolucionária. (D) inutilidade da opção de Guevara pela luta armada e pela teoria da multiplicação dos focos guerrilheiros, reforçando a derrota dessas estratégias.

QUESTÃO 39 Nas últimas décadas, a Amazônia tem se constituído em foco de preocupação para civis e militares brasileiros, devido à possibilidade dessa região (A) sofrer uma ocupação estrangeira pela extensão da floresta, pela sua diversidade genética e pela imensa oferta de água doce. (B) ser invadida pelos pesquisadores, missionários e paramilitares dos países vizinhos para ampliar as áreas de fronteiras. (C) servir de refúgio para guerrilheiros que, ao promoverem ações sociais em áreas carentes, supririam a ausência do Estado. (D) reunir poucas unidades militares e estar ameaçada pelo crime organizado, particularmente pelos madeireiros e grileiros de terras.

www.pciconcursos.com.br


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:47
posted:3/31/2009
language:
pages:10