Your Federal Quarterly Tax Payments are due April 15th Get Help Now >>

modernismo 1ª geração - Download as PowerPoint by soniamar

VIEWS: 345 PAGES: 15

									Modernismo – 1.º Geração (1922-1930)
Contexto Histórico A primeira fase do modernismo (1922-1930), é de uma geração revolucionária, tanto nas artes como na política.É uma geração crítica e anarquista, suas principais armas a piada o ridículo, o escândalo, a agitação.

Movimento Histórico
Nas duas primeiras décadas do séc. XX teve uma rápida transformação urbana e industrial, o surgimento da burguesia se tornava cada dia mais forte, porém, marginalizada pelo governo federal, que só tenha olhos para a produção de café.O Brasil ficou dividido em dois blocos: o rural e urbano.

Já no campo político o ano de 1922 foi cheio de agitações.Com a conseqüência da marginalização das classes operárias, surgiram muitas greves e o operariado se organizou em torno de lideranças sindicalistas e socialistas resultando na forma do Partido Comunista.

Na semana da Arte Moderna, o Brasil vive um momento político muito importante. A pequena burguesia começa a manifestar seu descontentamento com a política praticada pelo governo,durante o processo eleitoral surge o Movimento Tenentista. Os rebeldes promoveram comícios e divulgam manifestos contra o regime oligárquico da República Velha e contra o autoritarismo do governo Washington Luís.

Luís Carlos Prestes e Miguel Costa não conseguem derrubar o governo, e os remanescentes da Coluna Prestes se embrenham em território boliviano.A Coluna Prestes projetou a liderança de Luís Carlos Prestes desde sua entrada para o Partido Comunista, com isso se tornaria uma das figuras centrais do cenário político do país.

O primeiro movimento modernista, compreendido entre os anos de 1922-1930, devido ao seu caráter anárquico e sentido destruidor, é o mais radical de todos os três momentos desse movimento.Devido à necessidade de se romper com a tradição acadêmica da época e chocar o público. Para manifestar todas as idéias modernistas que as revistas e os manifestos da época propunham no campo da literatura,fizeram o uso de muitos recursos de linguagem.O primeiro momento é caracterizado pelo nacionalismo exacerbado; pela procura de uma “linguagem nacional” ou seja, a língua falada pelo povo;humor e irreverências foram as grandes marcas da literatura.

Características

Principais Autores:
Oswald de Andrade Manuel Bandeira Menotti Del Picchia Guilherme de Almeida Ronald de Carvalho Alcântara Machado Raul Bopp

Introdução Características Obras

Introdução

Características

Obras

Introdução Obras Característica

Introdução Característica

Obras

Introdução

Obras

Características

INTRODUÇÃO CARACTERISTICAS OBRAS

introdução características obras


								
To top