Docstoc

cacai

Document Sample
cacai Powered By Docstoc
					Casas culturais

Professora:

Soniamar S. Salin

Alunas:

1¨T

Aline Raiane A. Ramos

Daiane pantoja campos.

Regiane Santana de Oliveira

Cailane de Melo da Silva

Daniel Uálace Alves

Em 1927, quando alguns padres salesianos iniciaram a sua construção, tendo o próprio padre JOÃO NICOLETTI, em 1928, iniciando a amplificação da igreja. Para se ter uma idéia, o tijolo foi feito no mesmo local, as telhas vieram de Belém do PARÁ,e a madeira foi tirada daqui mesmo.

Catedral da igreja católica

Padre JOÃO NICOLETTI,enterrado num tumulo no altar da igreja para ser lembrado pelos seus fiéis.

A fachada

È em estilo românico colonial, com duas torres simétricas cujas agulhas alcançam o ponto mais alto do templo.

Os sinos Erguidas as duas torres campanárias(1944), era necessário dotá-las de sinos.a altura do sino maior é de 1.80m, pesando mais de 2 toneladas. Por muito tempo foram movidos manualmente, agora são acionados eletricamente.

Vitrais catedral

as famílias da cidade de porto velho, doaram os vitrais historiados, confeccionados em são paulo-sp pelos artistas da empresa ZUCCA CIA, em 1963.

Neles são filtrados luzes e cores, criando um clima de misticismo. Cobrem a área de 147km quadrados, fundidos e rejuntados com chumbo. As decorações ao redor dos vitrais reproduzem as linhas góticas, com o arco em triângulo isósceles.

As partes inferiores reproduzem desenhos simétricos e decorações de símbolos da tradição religiosa:nestes vitrais, encontramse um número considerável de santos e acontecimentos da vida de JESUS e de NOSSA SENHORA.

Museu da catedral Está localizado ao lado esquerdo da igreja, e foi inaugurado em 22 de dezembro de 1998.É dividido em duas seções: uma onde se abrigam documentos, fotos, objetos que contam a história da matriz, que se identifica com a história da cidade.

a outra é que guarda com muito cuidado tudo que se refere ao primeiro bispo Dom João Batista Costa: pertences, escritos, fotos, estola, mitras, báculo e outras lembranças. O museu abre depois das missas dominicais.

Casa de cultura As exposições de artesanatos feitos pela casa de cultura Ivan Marrocos, é para que as pessoas se sensibilizem e que respeitem esse modo de viver dos artesãos, pois daí saem as esculturas que compramos pra enfeite.

A casa de cultura tem exposições, de quadros, flores, e artesanatos para enfeite. Tudo isso com material que rejeitamos, que usamos e jogamos fora sem dar a mínima importância.

A cooperativa dos artesões de Rondônia tem como objetivo central estimular á criação de pólos produtivos e geração de renda, inclusão social, visando o desenvolvimento local. Onde são trabalhadas políticas específicas para que as pessoas se tornem sujeitos da sua e da história local e regional.

A cooperativa também tem como objetivo as participações em feiras nacionais e internacionais, a fim de promover efetivamente a melhoria sócioeconômico de seus cooperados, lhe garantindo trabalho e renda com dignidade.

Veremos algumas modalidades: Segmento do cipó e cestarias.utilizam-se o cipó Titica e a fibra da palmeira de Tucumã, ambos típicos da Amazônia, beneficiado por grupos de artesão, com responsabilidade ambiental, envolvendo comunidades rurais e o artesão urbano, gerando trabalho e renda.

Segmentos da semente: Têm como objetivo trabalhar o aproveitamento das sementes típicas da região norte, onde fazem á coleta seletiva, tendo a preocupação de deixar uma porcentagem para novas mudas, adubos natural da floresta.

Sendo de importância o conhecimento dos agricultores rural e comunidades tradicionais.Gerando pólos de produção de biojóias, com grupos de mulheres artesã, dando oportunidade de inclusão para mulheres presidiárias e vítimas de violência.

Prédio do relógio
No museu encontram-se diversas pedras como: minérios, fósseis, cristais, cassiteritas que é transformada em estanho nas usinas metalúrgicas onde são eliminados os que não pertencem as pedras.

O principal emprego do estanho é na fabricação da folhas como revestimento.

Sated
Sindicato dos artistas e técnicos em espetáculos de diversões. O sated apresenta espetáculos de capoeira, onde ensaiam para fazer suas apresentações onde são chamados.

Essa organização foi construída para mostrar a cultura na arte e na dança com todos os estilos como: dance, forró axé, pagode entre outras, e também funciona peças teatrais. Tem-se como presidente Téo nascimento.

Falando em cultura não podíamos esquecer da nossa cultura popular. A cultura popular é a cultura vivenciada pelo povo, não é programada, e não se conquista através de escolas ou universidades,mas é para todos os níveis sociais.

Hoje em pleno século XXI, onde a tecnologia e a globalização são requisitos fundamentais para o desenvolvimento humano, mas ainda é possível ver a cultura popular ativa.

Como referência de cultura temos o folclore: folc(povo) lore(saber)=sabedoria do povo:È a ciência antropológica que estuda e tem o objetivo os aspectos populares da cultura.È ainda o conjunto ou estudo de tradições, conhecimento ou crenças dum povo.

Para falarmos de cultura precisamos saber o significa: Cultura é uma forma de sobrevivência, é o domínio do homem sobre o meio ambiente, O conceito de cultura gira em torno de dois elementos básicos que é muito importante.

Mundo Real(físico): o homem se relaciona com o próprio homem e nesse relacionamento ele vivencia e cultiva experiências.Nesse mundo físico o homem tem acesso a matéria prima que associada ao desejo de busca, desperta em si mesmo o poder criador.

Mundo imaginário(ilusório):o homem se relaciona com o invisível, e nessa relação ele funciona como mago e senhor do reino do sobrenatural. Associado a isso ele busca sempre uma resposta para os fatos reais, explicando sempre a si próprio e aos outros o que é bom ou não.

O Estado de Rondônia recebe com a vinda dos ingleses, americanos e nordestinos, uma contribuição acentuada para a formação da nossa cultura. Para ser mais preciso essa influência é mais sensível nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, distritos e vilas, ligados a estes.

Veremos agora as manifestações folclóricas que conseguimos detectar em Porto Velho. O Boi-Bumbá: Trazido para Porto Velho pelos migrantes nordestinos, mais precisamente através de um maranhense chamado Torquato. Ele é um elemento folclórico dos festejos junino.

Confeccionado artesalmente em madeira e pano, os seus construtores procuram assimilar ao máximo a forma física do boi verdadeiro.

Quadrilhas: Oriunda dos salões da França onde era considerada como dança palaciana do século XIX, popularizou-se no interior de São Paulo, onde foi satirizada pelos caipiras, ganhando forma popular.

Acontecendo assim, disseminouse em todo o país tornando-se elemento imprescindível nos festejos juninos, sofrendo variações em cada região. A musica típica e sugestiva, os passos cadenciados e harmônicos, como o balet, e o casamento bem teatralizado em estilo interiorano.

Comidas e bebidas:
Como mencionamos anteriormente ressalte-se a contribuição dos ingleses, americanos e nordestinos da cultura portovelhense.No tocante a bebidas e comidas típicas observamos uma ingerência muito grande desses migrantes durante o ciclo da borracha e da construção da E.F.M.M.

A igreja de são Tiago traz diversos tipos de atrações turísticas. Um das principais é o museu da igreja que contém várias esculturas da construção da igreja á vida de JESUS. Tem-se a axibição de presépios que foram tragos de fora, além disso os presépios não são só da vida de JESUS . Tem dos vários pontos turísticos de PORTO VELHO.

Gruta de orações para os santos

Escultura de são Tiago, inspirada no quadro de Antônio Ragona.

cachoeirinha da ponte, para o museu.

Esculturas implantadas na entrada do museu.

Diz o padre da igreja que esta mini-escultura é do joelho de são Tiago. Que ele trouxe da Espanha.Mas ainda é desconhecido o dono desse joelho.

O altar da igreja.

O teto da igreja.

A frente da igreja com santos ao redor.

Os vitrais da igreja chamam muita atenção das pessoas e principalmente dos turistas que se encantam com as cores dos vitrais.

Galeria de fotos

Rio Madeira

Sated

As três cAixAs D’águA

Artesanatos

Escultura :índio extraindo seringa.

Flores naturais de Porto Velho

Altar da catedral

Teto da catedral

Diretora do Sated

Padre Emílio

Extração da seringa

Estrada de Ferro Madeira Mamoré

EFMM

Rio Madeira

fim


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:6
posted:2/25/2009
language:
pages:75