pag1 - DOC

Document Sample
pag1 - DOC Powered By Docstoc
					E

J BCJJBC

O texto a seguir servirá de base para as questões \
Um dia, sem querer, você mãe, abre uma das gavetas do seu filho adolescente e encontra um cigarro de maconha. A sensação é de decepção, medo, angústia, seguida da terrível constatação: "Meu filho é um drogado". Enquanto torce mentalmente para que ele não esteja viciado, você, sem perceber, se vê abrindo a gaveta de remédios para retirar o calmante que usa nos momentos de tensão, antevendo a inevi tável e difícil conversa que precisará travar quando. ele chegar. É nessa gaveta de medicamentos que voc encontra o alívio para o corpo e a alma. São analgésicos para a dor, ansiolíticos paca relaxar, antiinflamatórios e até mesmo comprimidos de anfetamina usados para conter o apetite que tantas*vezes você não consegue controlar naturalmente. Em meio ao nervosismo, você não se dá conta de que alguns desses remédios ingeridos diariamente podem causar mais danos e dependência que as substâncias que você conhece como "drogas ilícitas" Esteja certo: se um químico fizesse uma análise fria das substancias encontradas na sua gaveta e na do seu filho, o garoto não seria o único a precisar de uma conversa séria sobre o perigo de se amparar em muletas psicoativas. "Do ponto de vista científico, não há diferença entre um dependente de cocaína e um viciado em remédios que contêm anfetamina", diz o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira. Enquanto prevalece uma estranha cortina de silêncio sobre o problema da farmacpdependência. milhares de pessoas que ingerem medicamentos cor . . . . . . rem, sem saber, risco de se tornarem dependentes. Um problema que conta com a irresponsabilidade de alguns médicos e os interesses bilionários de uma das mais poderosas forças económicas mundiais: a indús-

d) alguns remédios, ou drogas lícitas, podem prejudicar mais seu dependente do que as
"drogas ilícitas". e) a indústria farmacêutica negligencia o problema por interesses económicos 2- (Cefet-PR) O texto dado não apresenta característica: a) narrativa, b) publicitária c) informativa c)opinativa d) argumentativa . 3. (Cefet-PR) Assinale a alternada correta de acordo Com os textos. a) No texto, não há metáforas ou palavras usadas em sentido figurado por se tratar aqui de um texto com bases científicas, b)Trata-se de um texto exclusivamente científico por apresentar palavras de uso específico da área de bioquímica. c) o uso da segunda pessoa VOCÊ,no texto, tem a intenção de aproximar o leitor do proble Ma,e não pode ser considerado um erro. d) O termo "drogas ilícitas" refere-se, no texto, aos remédios usados abusivamente como se fossem entorpecentes.

4. (Cefet-PR) Leia o texto publicitário a seguir e assinale a alternativa correta. “Pense rápido.Pense Celta Energy 1.4. O Celta possui motor mais potente da catego-.
Ria.Foi

i, (Cefet-PR) Segundo o texto, é incorreto afirmar <iu "•— a) os pais viciados em remédios são responsabilizados pelo uso abusivo que os filhos fazem de substâncias tóxicas, pois dão o exemplo. b) as atitudes da mãe e do filho são comparadas através do uso que ambos fazem de algum tipo de substância tóxica. c) tanto a mãe como o filho, do ponto de vista científico, podem ser considerados viciados.
450

a

fonte: www.chevroiet.com.br - 2 out. 2003. a) O termo rápido pode ser substituído por rapidamente, sem que a mensagem publicitária seja alterada. b) A propaganda é enganosa, pois é impossível aliar alta tecnologia à economia. c) A expressão "da categoria" deveria ser eliminada, pois restringe a ideia de potência.

l


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:27
posted:2/14/2009
language:Italian
pages:1