Docstoc

valesca

Document Sample
valesca Powered By Docstoc
					Quincas Borba

Machado de Assis

Machado de Assis


Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839. Ainda muito jovem , Machado de Assis evita o subúrbio e procura a subsistência no centro da cidade. Não se sabe ao certo em que trabalhou, mas sua vocação literária manifestou-se cedo, pois estreou aos 15 anos, em 1854. No ano seguinte, publicaria os poemas Ela e A Palmeira. De 1860 á 1867, trabalhou intensamente como jornalista e repórter no Diário do Rio de Janeiro , foi anunciado como candidato a deputado pelo Partido Liberal. Porém persistiu na idéia de ganhar a vida com as letras .



Obras de Machado de Assis foi dividida em dois momentos bem distintas as obras da juventude, com forte influência do Romantismo e seu progressivo amadurecimento, até chegar ao Realismo de suas obras da maturidade. Entre estas as mais destacadas e consideradas são Memórias Póstumas de Brás Cubas ( 1881), Quincas Borba ( 1891) e Dom Casmurro (1899).

Enredo
 

Este livro têm como tema principal o principio de todos as coisas o Humanitismo . Quincas Borba “ O homem lobo do homem” Filosofia essa na qual é adapto Quincas Borba, que com os dias contados vive aos cuidados de Rubião um ingênuo ex-professor primário, onde moram em Barbacena eles e o cachorro de Quincas, que também chama-se Quincas Borba. Herdeiro universal da herança de Quincas , Rubião vive sob a condição de cuidar de seu cachorro.



Essa filosofia que Quincas Borba passa para Rubião antes de morrer é o que acontece no decorrer de todo o livro. Filosofia esta que Rubião ingênuo só entende passando por ela, quando herdeiro universal de Quincas, rico e bem sucedido é traído por quem pensava ser seu amigo e por sua amada Sofia.



Abandonado por todos que se aproveitaram dele, Rubião retorna para Barbacena com o cachorro Quincas Borba, despojo único da aventura no Rio. Depois de passar fome, frio, morre na casa da comadre Angélica coroando-se Napoleão III pronunciada o máxima do filósofo Quincas Borba, que só agora entende: “Ao vencedor as batatas”

Elementos da narrativa




Quincas Borba foi publicado em 1891, dez anos após a publicação das Memórias Póstumas de Brás Cubas, cujo este seu seguimento com uma trilogia ( romance) O fato ocorre em Barbacena ( Minas Gerais) e Botafogo ( Rio de Janeiro na corte) no século XVIII.

Personagens
 



Protagonista- Quincas Borba ( filosofo) Antagonista- Cristiano de Almeida Palha e Sofia Secundários- Rubião, Quincas Borba (cachorro), Carlos Maria, Maria Benedita, D. Túnica, Major Siqueira, Freitas, Comadre, Angélica, D.Fern anda.

Fato narrativo


A obra apresenta uma narração em 3ºpessoa . Um narrador Onipresente e onisciente, que coloca o leitor apar de pensamentos, emoções, desejos e dissimulações.

Característica da obra




Em 1891 aparece o “ Quincas Borba”, em que Machado volta mais ou menos ao processo clássico da narrativa e prossegue na suas análises psicológicas É o estudo admirável de um caso de alienação mentas, produzindo pelo desajustamento do indivíduo no meio social , em que uma herança veio colocá-la de um momento para outro. A paixão insatisfeita de Rubião, evoluindo no sentido da loucura, o cinismo de Palha, permitindo que a esposa consentisse em aceitar a corte de Rubião e finalmente a morte deste na miséria, são pontos altos da obra de Machado de Assis.

Alunos (a):Willian, Valdemir , Valesca, Washington e Raquel N°:28, 29, 30, 31, e 34 Série:2°S



				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:39
posted:2/12/2009
language:English
pages:11