Docstoc

Trabalho de portugues- Soniamar

Document Sample
Trabalho de portugues- Soniamar Powered By Docstoc
					Machado foi um autor acima de seu tempo; escreveu em todos os gêneros (crônica, contos, poemas, teatro, romances); * Considerado “gênio da raça” * Um polígrafos inclassificável * Antenas de vanguarda (característica a frente de seu tempo). * Grande poeta. * Razoável cronista. * Razoável teatrólogo. * É na prosa que se realiza ( contos e romances).

A Mão e a Luva pertece a 1ªfase das obras de Machado de Assis ainda revela características românticas, embora apresentem traços de estudo de caracteres. Machado de Assis coloca-se entre os romancistas que se preocuparam com o modo de vida carioca e com o cenário do Rio de Janeiro. É um mestre na arte de analisar profundamente o ser humano.

A mão e a luva inova o romance romântico tradicional, no sentido de criar situações e personagens em que o móvel das ações humanas não mais se restringe ao amor puro e simples, mas volta-se para o aspecto social em que o desejo é o ascender socialmente,mesmo a custo do sacrifício afetivo, ético e moral.

A mão e a luva têm o foco narrativo voltado à Narração Onisciente, pois conta a história em terceira pessoa, às vezes,permite certas intromissões narrando em primeira pessoa.

O Título é como um resumo bastante sintético da obra. Guiomar e Luís Alves são tão semelhantes em suas reações, atitudes e ambições que sua perfeita união lembra o casamento de uma luva feita sob medida para uma determinada mão.

Predomina o tempo cronológico, determinando uma narrativa lenta, compassada, arrastando-se por detalhes muitas vezes dispensáveis.

O espaço é especifico com declarações explícitas sobre alguns logradouros que identificam o Rio de Janeiro.

  

Protagonista: Guiomar e Luís Alves. Antagonista: Mrs. Oswald e Jorge. Secundarista: Estevão, a Baronesa e Henriqueta.

Três pretendentes e uma só prenda:Guiomar é uma jovem de origem humilde, mas como uma ambição desmedida. desperta o interesse de três pretendentes completamente diferentes um do outro. Luis Alves é um jovem advogado que tenta ajudar o amigo Estevão a conquistar sua amada Guiomar.Enquanto isso,a baronesa,tutora de Guiomar,espera casá-la com Jorge,seu sobrinho. Contudo,a moça oferece resistência a qualquer tipo de relacionamento,questionando as qualidades dos pretendentes.

O livro tem a marca inconfundível do mestre. Situações ambíguas, ironia, hipocrisia, falsidades, interesses escusos,todos os ingredientes usados sobejamente para realizar um estudo da alma humana num meio riso que mais parece um ríctus de armagura a revelar o desencanto e o desalento ante a miséria física e moral do ser humano irremediavelmente condenado a pequenez.


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:271
posted:2/12/2009
language:
pages:15