Your Federal Quarterly Tax Payments are due April 15th Get Help Now >>

tema - amazonia by soniamar

VIEWS: 80 PAGES: 3

									Leia com atenção os textos a seguir.

Globo Amazônia - Atualizado em 28/11/08
“Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas.” “Quando uma árvore é cortada, ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer, quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.” (Antônio Carlos Jobim. JB Ecológico. Ano 4, no 41, jun. 2005, p.65)

Floresta amazônica perdeu 11.968 km² em um ano, aponta Inpe
A Amazônia Legal sofreu um desmatamento de 11.968 km² entre agosto de 2007 e julho de 2008, segundo dados do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados sexta-feira (28/11/2008). O dado aponta um crescimento de 3,8% em relação ao período anterior (agosto de 2006 a julho de 2007), quando o instituto registrou 11.532 km² de devastação. A margem de erro da medição, contudo, é de 5% para cima ou para baixo. "Estatisticamente, estamos no mesmo patamar de 2007”, afirmou o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, que interpreta dos dados como uma estabilização do ritmo de devastação.( Dados do Inpe se referem a período entre agosto de 2007 e julho de 2008)

Ritmo de desmatamento dispara no Maranhão e cai em Rondônia Enquanto o desmatamento em toda a Amazônia Legal sofreu um aumento de 3,8%, no Maranhão a devastação disparou. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (28), o estado perdeu uma área de 1085 km² de florestas entre agosto de 2007 e julho de 2008. O número é 77% maior que a devastação registrada no período anterior, quando o Inpe mediu 613 km² de matas maranhenses derrubadas. Em entrevista coletiva concedida em Brasília, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, demonstrou preocupação com a situação do Maranhão. “Isso [o aumento do desmatamento no estado] se deve principalmente à parte oeste do Maranhão, tanto no noroeste quanto no sudoeste, e o principal problema foi o avanço da soja e o carvão com as siderúrgicas”, avaliou o ministro. O local em que a diminuição do desmatamento foi mais significativa foi o de estado de Rondônia. Em 12 meses, houve perda de 1061 km² de florestas – uma redução de 34% em relação ao mês anterior, quando a devastação atingiu 1611 km²./ .(Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)(Inpe)

A partir da leitura dos textos motivadores, expresse a sua opinião, fundamentada em dois argumentos sobre a

melhor maneira de se preservar a maior floresta equatorial do planeta.(valor 5,0)
Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, sobre o tema proposto.• Seu texto deve ser dissertativo argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narração). • A sua proposta deve estar apoiada em, pelo menos, dois argumentos. • O texto deve ter entre 12 e 25 linhas. • O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa. • Os textos motivadores não devem ser copiados.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

NOME: ............................................................................................................................JBC/2008

Obs: Pontuação de acordo com os critérios da UNIR


								
To top