eXAME FINAL2

Document Sample
eXAME FINAL2 Powered By Docstoc
					EEEFM PROF.JOÃO BENTO DA COSTA ALUNO(A): ................................................ Nº ..............2º ...........

(Augusto dos Anjos) Vocabulário Prisco: antigo Nume: divindade Ogiva: abódada da igreja gótica Gláudio: espada Hasta: lança Iconoclasta: destruidor de imagens 03. Com relação às duas estrofes iniciais, pode-se afirmar que nelas permanece respectivamente a idéia de (A) saudosismo e brilho.

Exame

final

01. (FUVEST) A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é: (A) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos. (B) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial. (C) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito. (D) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula. (E) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha. 02. (UNIP) Em "... por que diabo seria minha moeda que eu não herdara nem ganhara, mas somente achara na rua", temos: (A) conjunção subordinativa integrante, sem função sintática. (B) conjunção subordinativa integrante, sem função de objeto direto. (C) pronome relativo com função de sujeito. (D) pronome relativo com função de objeto direto. (E) pronome relativo com função de complemento nominal.

(B) plasticidade e musicalidade. (C) otimismo e suntuosidade. (D) antigüidade e claridade. (E) exaltação e riqueza. 04. Assinale a alternativa incorreta a respeito do poema: A) A primeira estrofe é uma exaltação da religiosidade da infância do poeta. (B) O "Vandalismo" do título é uma referência à destruição dos sonhos e da tranqüilidade inicial e à quebra dessa situação no final. (C) A expressão "a aleluia virginal das crenças" significa a fé ingênua da infância. (D) "Templários medievais" é uma alusão à intensidade religiosa da Idade Média. (E) Na última estrofe, o poeta confessa que a vida proporcionou-lhe uma alegre visão do mundo. 05. (UFF-RJ) Sobre autores de nossa literatura e aspectos de sua obra é incorreto afirmar: (A) Mário de Andrade, escritor do Modernismo, foi um pesquisador incessante das variadas manifestações da cultura brasileira e, por seu espírito crítico, exerceu influência decisiva na renovação de nossa literatura. Estudou e escreveu também sobre folclore, música e pintura. (B) Machado de Assis, importante escritor nascido no século XIX, produziu uma obra rica em gêneros literários, destacando-se principalmente no conto e no romance, com seu poder de análise da psicologia humana. Destacam-se entre seus contos: A Missa do Galo, A Cartomante, Uns Braços. (C) José de Alencar foi um escritor do século XIX, cuja vasta obra inclui romances nas linhas regionalista, urbana, indianista e histórica, além de numerosos textos sobre as relações entre a língua e a literatura nacional. (D) Álvares de Azevedo foi um poeta romântico que se destacou sobretudo na temática indianista. Exaltou principalmente o sentimento de honra e a valentia do índio. Escreveu alguns dos

Leia o poema abaixo: VANDALISMO Meu coração tem catedrais imensas, Templos de priscas e longínquas datas, Onde um nome de amor, em serenatas, Canta a aleluia virginal das crenças. Na ogiva fúlgida e nas colunatas Vertem lustrais irradiações intensas Cintilações de lâmpadas suspensas E as ametistas e os florões e as pratas. Com os velhos Templários medievais Entrei um dia nessas catedrais E nesses templos claros e risonhos... E erguendo os gládios e brandindo as hastas, No desespero dos iconoclastas Quebrei a imagem dos meus próprios sonhos!

poemas mais conhecidos de nossa literatura, tais como: Lira dos Vinte Anos, Macário, Marabá, O Canto do Guerreiro. (E) Guimarães Rosa, importante escritor do século XX, foi um inovador em termos de linguagem. Utilizou-se de vários processos para elaborar seu texto, tais como: criação de palavras, exploração de aspectos sonoros, adaptação estética do linguajar regionalista pleno de arcaísmos. De sua obra, que expressa uma profunda visão dos problemas humanos, podem-se citar Grande sertão: veredas, Sagarana, Primeiras Estórias. 06. (UNOPAR-PR) Considere o que se afirma abaixo, sobre a obra de Graciliano Ramos: I. Exprime a realidade crua do homem nordestino. II. O romance São Bernardo, considerado uma obraprima de nossa literatura, é narrado por Paulo Honório, que conta sua vida com a esposa, Madalena. III. O estilo dos textos é enxuto e trabalhado com rigor. Deve-se dizer, a respeito dessas afirmações, que: (A) apenas I está correta. (B) apenas I e II estão corretas. (. (UNOPAR-PR) Considere o que se afirma abaixo, sobre a obra de Graciliano Ramos: I. Exprime a realidade crua do homem nordestino. II. O romance São Bernardo, considerado uma obraprima de nossa literatura, é narrado por Paulo Honório, que conta sua vida com a esposa, Madalena. III. O estilo dos textos é enxuto e trabalhado com rigor. Deve-se dizer, a respeito dessas afirmações, que: (A) apenas I está correta. (B) apenas I e II estão corretas. (C) todas estão corretas. (D) somente II está correta. ( D) todas estão corretas.

Jeca Tatu, transformando-o no símbolo do caipira subdesenvolvido que vive na indolência e pratica sempre a “lei do menor esforço”. (C) Lima Barreto expressou sempre o inconformismo face às injustiças sociais e, na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, construiu uma imagem caricata do Brasil com todas as suas contradições. (D) Mário e Oswald de Andrade notabilizaram-se como os grandes líderes da revolução de 22 e, portanto, do processo de ruptura em relação à tradição intelectual, libertando a literatura brasileira da “calmaria” em que se encontrava. (E) Em Os Sertões, Euclides da Cunha opõe o homem do sertão ao homem do litoral, acentuandolhes as diferenças econômicas e socioculturais.

08. (FUVEST) No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam “reformar” o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional: a) escolar, agrícola e militar; b) lingüístico, industrial, e militar; c) cultural, agrícola e político; d) lingüístico, político e militar; e) cultura, industrial e político. 09. (PUC) O autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma é um pré-modernista e aborda em seus romances a vida simples dos pobres e dos mestiços. Reveste seu texto com a linguagem descontraída dos menos privilegiados socialmente. O autor descrito acima é: a) Euclides da Cunha b) Graça Aranha c) Manuel Bandeira d) Lima Barreto e) Graciliano Ramos 10. (PUC) Da personagem que dá título ao romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, podemos afirmar que a) foi um nacionalista extremado, mas nunca estudou com afinco as coisas brasileiras. b) perpetrou seu suicídio, porque se sentia decepcionado com a realidade brasileira. c) defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado à morte injustamente por valores que defendia. d) foi considerado traidor da pátria, porque participou da conspiração contra Floriano Peixoto. e) era um louco e, por isso, não foi levado a sério pelas pessoas que o cercavam.

07- (UFV-MG) Observe a seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo: Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido forte de premonição dos temas vistos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural. BOSI, Alfredo, História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994. p. 306. Atente agora para o que se afirma a respeito de algumas obras e autores brasileiros e assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO contempla a síntese crítica de Alfredo Bosi: (A) Um dos grandes temas de Os Sertões é a denúncia que Euclides da Cunha faz sobre o crime que a nação cometeu contra si própria na Guerra dos Canudos. (B) Monteiro Lobato imortalizou o personagem


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:447
posted:2/12/2009
language:English
pages:2