Como fazer uma Ata - DOC - DOC

Document Sample
Como fazer uma Ata - DOC - DOC Powered By Docstoc
					Como fazer uma Ata

O que é A Ata

é um registro resumido, fiel e claro das ocorrência de uma reunião. É o documento que prova a realização da reunião e do

que nela foi discutido e decidido. É dever de um secretário fazê-la da melhor maneira possível, agindo como se fosse um "Reporter da reunião", anotando tudo o que acontece. Depois, utilizando-se das anotações, redigir a ata.

O Livro de Ata

O registro das atas deve ser feito em um livro próprio, o Livro Ata. Este livro deverá ter o termo de abertura. A indicação de abertura é feita na primeira página, pelo secretário ou presidente, que deverá também numerar as folhas.
Exemplo de termo de abertura:

Termo de Abertura Este livro contém 100 (cem) folhas, numeradas de 1 a 100, e servirá para registro das atas das reuniões de Conselho de Classe da EEEFM Prof.João Bento da Costa no exercício do ano letivo 2008. Porto Velho, 25 de Fevereiro de 2008. (Assinatura do Diretor ou Secretário da escola) Quando o Livro de Ata estiver completo, ou seja, quando não houver mais folhas para escrever as atas, deverá ser feito o Termo de Encerramento e aberto um novo Livro Ata. Exemplo de termo de encerramento:

Termo de Encerramento

Contém este livro 100 (cem) folhas, numeradas de 1 a 100, e serviu para registro das atas das reuniões de Conselho na EEEFM prof.João Bento da Costa. Ipatinga, 20 de Janeiro de 1996 (Assinatura do Presidente ou Secretário do Clube)

A Ata Uma ata completa compõe-se das seguintes partes: 1. Abertura: A abertura é feita com a indicação por extenso do dia, mês, ano e hora da reunião, além do local em que está sendo realizada, o nome da escola e a finalidade da reunião. 1. Exemplo:

Ata de reunião ordinária de abertura do ano letivo da EEEFM Prof.

João Bento da Costa realizada em cinco de fevereiro de dois mil e oito nas dependências da escola às oito horas.

2.

Aprovação da ata anterior:Quando não se trata de início de exercício atual Obrigatoriamente é lida a ata da reunião anterior para a sua discussão e aprovação. Se aprovada, faz-se o registro de que foi feita a leitura dessa ata, discussão e aprovação. Caso haja alguma ressalva, esta deverá ser colocada ao final da ata a que se refere. A ata náo deve conter rasuras ou ser utilizado líquidos corretivos.

Exemplo de Ressalva: "Ressalva: onde se lê estavam presentes na reunião quarenta e oito sócios, leia-se estavam presentes na reunião vinte e oito sócios."

3.

Desenvolvimento: Agora o secretário deve narrar, em ordem cronológica, todos os assuntos tratados e suas decisões, não se esquecendo de mencionar os nomes das pessoas que usaram a palavra. Em assuntos que foram votados, a ata deve ter registrado a forma de votação (secreta ou aberta) e o resultado. Fecho: O Fecho da ata não muda e ocorre quando todos os assuntos tiverem sidos narrados.

4.

Exemplo de Fecho: "Não tendo mais assuntos a serem tratados, eu, (nome do secretário), lavro a presente ata que após lida e aprovada, se assinada. Ipatinga, 10 de fevereiro de 1998"

Observações

    

Não deixe nenhum espaço em branco em nenhum lugar da ata, para impossibilitar acréscimos indevidos. Por isso, em ata só existe um parágrafo, sem espaço inicial. Ao final da ata o espaço restante na linha deve ser completado com um traço. Os números são sempre gravados por extenso, o que não impede que você repita-os em algarismos. Se no decorrer da redação da ata, houver algum erro, as ressalvas na ata se fazem pela partícula "digo". Se o erro só for percebido após o término da ata, procede-se da mesma forma da ressalva, escrevendo-se "Em tempo" em vez de "Ressalva". Se a reunião não teve quórum, o secretário deve lavrar a ata assim mesmo, para que o fato fique registrado, sendo que o único fato a registrar é a própria falta de quórum. Exemplo de ata para falta de quórum: "Por falta de quórum não houve hoje, cinco de fevereiro de dois mil oito , reunião de abertura do ano letivo na EEEFM prof.João Bento da Costa.. Eu, (nome do secretário), lavro a presente ata que após lida e aprovada, será assinada. Porto Velho, 05 de fevereiro de 2008.------"



Entre uma ata e outra deverá ter apenas o espaço para a assinatura do diretor e do secretário da escola.

Como fazer ata É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências , deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias. Deve ser redigida de tal maneira que não seja possível qualquer modificação posterior. Para evitar isso deve ser escrita: - sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);

- sem abreviaturas de palavras ou expressões; - números escritos por extenso; - sem rasuras nem emendas; - sem uso de corretivo - com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo; - com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões. Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: “Aos vinte dias do mês de março, digo, de abril, de mil novecentos e noventa e seis...”

Ata nº 017/2008 Ata para resolução de festividades a serem realizada em conclusão de João Bento da Costa primeiro grau na EEEFM Prof.

Aos quatorze dias do mês de julho de dois mil e oito, com início às vinte horas, no auditório da Escola Estadual João Bento da Costa, sito na rua das camélias, número duzentos e doze, Porto Velho, realizou-se uma reunião de todos os alunos da oitava série da escola, com o objetivo de preparar as festividades de conclusão do primeiro grau. A reunião foi presidida pelo líder da oitava série A, Joseane Maria Silveira, tendo como secretária a líder da oitava série B,Luciana Silva. Contou com a participação de oitenta e dois alunos, dos professores conselheiros das dez turmas e da vice-diretora,Elba Cerquinha. Inicialmente, Joseane Maria Silveira solicitou à vice-diretora que comunicasse as providências administrativas e o andamento legal referente ao término do primeiro grau. Foi esclarecido que os alunos de oitava série encerrariam o ano e fariam as recuperações juntamente com os demais alunos da escola, e que a direção pensava oferecer um coquetel no encerramento do ano letivo para alunos e professores da oitava série, ocasião em que os alunos receberiam o histórico escolar. A data para isso deveria ser escolhida nesta reunião. Após ouvir variadas sugestões e opiniões, a presidenta da reunião solicitou que fossem votados dois itens: a escolha da data e se a entrega dos históricos escolares teria a presença dos pais, com homenagem a alguns professores. Alguns alunos inscreveram-se para defender diferentes pontos de vista sobre a conveniência ou não de se realizar uma reunião formal no encerramento do primeiro grau. Após debatidas as idéias apresentadas, Joseane Silveira encaminhou a votação, que obteve o seguinte resultado: cerimônia formal para entrega dos históricos escolares e posterior coquetel: cinqüenta e sete votos favoráveis e vinte e cinco contra; entrega informal com coquetel; vinte e cinco votos favoráveis e cinqüenta e sete contra. Em seguida, apreciadas as datas sugeridas, foi escolhido por unanimidade, o dia quinze dezembro para a realização do evento, com início às vinte horas. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Luciana Silva, secretária, pelo presidente da reunião, pela vice-diretora e pelos professores e alunos presentes.

ATA DE REUNIÃO – ALIMENTAÇÃO ESCOLAR N° 326/2007 Aos oito dias do mês de novembro do ano de dois mil e sete (08/11/07, nesta cidade de Porto Velho, na sala de reuniões n.º 326 do Edifício Sede do Ministério Público , onde presente se encontravam os coordenadores de Centro de Apoio e demais pessoas ao final assinado, ocorreu a reunião técnica para discussão da “alimentação saudável nas escolas”. OBJETIVO: O Ministério Público do Estado de Rondônia em parceria com a Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual e Departamento de Vigilância Municipal, pretende implantar no Estado de Rondônia, o REGULAMENTO TÉCNICO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NO ESTADO DE RONDÔNIA, visando a prevenção da obesidade infantil e a melhoria da saúde dos estudantes da rede pública e privada do Estado . O citado regulamento, que será objeto de apreciação, foi elaborado com fundamento na PORTARIA INTERMINISTERIAL N.º 1010 DE 08 DE MAIO DE 2006 do MINISTÉRIO DA SAÚDE e do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, pelo qual deu origem ao documento intitulado “DEZ PASSOS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS”, da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. DA CONCLUSÃO: Os presentes na reunião, abaixo assinados, deliberaram o seguinte: Que deverá ser tratado o assunto “Alimentação escolar” em duas vertentes, sendo, a) comercialização de alimentos no interior das escolas: b) “merenda escolar” ( alimentação escolar produzida pela escola). Quanto ao assunto primeiro, “comercialização de alimentos no interior das escolas”, será confeccionada uma minuta de

portaria conjunta (Secretaria de Saúde de Rondônia e Secretaria de Educação de Goiás), que será encaminhada via “e-mail” para os presentes, para discussão e apresentação de propostas e na próxima reunião, a aprovação da minuta definitiva definitiva, para apresentação aos dois secretários, para assinatura. Quanto ao segundo, (alimentação escolar produzida pela escola), a melhoria proposta será melhor debatida nas próximas reuniões, tendo em vista a complexidade do tema e as repercussões financeiras decorrente das mudanças que são exigidas. E, nada mais havendo, mandou que fosse encerrada a presente ata, que lida e achada conforme, vai devidamente assinada por todos presentes, sendo que cópia dela foi entregue aos integrantes desta reunião e a outros interessados. .

Ata nº 056/2008 Ata de reunião extraordinária para aprovação despesa imprevista Ata da reunião extraordinária para aprovação de despesa imprevista, realizada pela diretoria colegiada e conselho fiscal da Empresa X em nove de março de dois mil e oito, no gabinete da Direção-Geral da empresa, em seu edifício-sede situado em Marília - São Paulo. A reunião foi presidida pelo Diretor-Financeiro, José Luz da Rocha, secretariada por Antônio Meira e contou com a presença do Diretor de Recursos Humanos, Marcelo Firmino, do Diretor de Operações, Afonso Quezada, e de todos os integrantes do Conselho Fiscal da empresa, à exceção do Sr. Rogério Meira, cuja ausência foi previamente justificada. Inicialmente foi lida e aprovada a ata da reunião anterior, à exceção da seguinte ressalva: onde constou „vinte mil unidades de matéria-prima‟, leia-se „trinta mil unidades de matéria-prima‟. Em seguida o Diretor-Financeiro solicitou ao Diretor de Operações que apresentasse suas estimativas de necessidade de realização de serviço extraordinário nas unidades fabris do estado do Paraná para o próximo trimestre, sendo atendido na forma de uma apresentação audiovisual que definiu os motivos para a realização de sete mil e duzentas horas extras por um total de mil e duzentos funcionários no período. Os aspectos relacionados à legislação trabalhista foram integralmente aprovados pelo Diretor de Recursos Humanos, e colocouse em votação aberta junto ao conselho fiscal a disponibilização dos recursos para pagamento desta despesa não incluída no Plano Plurianual da Empresa X, resultando em aprovação unânime e imediata autorização de desembolso concedida ao Diretor-Financeiro. O Conselheiro Aníbal Pinheiro propôs a recomendação de que uma metodologia para estimativa de realização de serviço extraordinário seja incorporada a futuros planos plurianuais, tendo a moção sido aprovada por todos os presentes, e imediatamente incluída na pauta da próxima reunião ordinária da Diretoria Financeira. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada por mim, Antônio Meira, a presente ata, assinada por todos os presentes acima nominados e referenciados. Como você pode perceber, não se trata de um texto complexo de redigir, embora seja pouco legível devido à ausência de parágrafos. Secretariar a reunião, entretanto, exige destreza para acompanhar a discussão ao mesmo tempo em que se toma notas suficientemente detalhadas. Para finalizar, uma dica especial para quem chama a si a responsabilidade de secretariar e produzir as atas de reuniões de grupos voluntários ou de organizações como condomínios e CIPAs: não se deixe levar pelo formalismo! O importante de uma ata é registrar com fidelidade e clareza o que se discutiu, sem deixar margem para alterações posteriores. Pense mais no conteúdo e menos no modelo, e você fará as atas mais efetivas. Lembre-se: As atas são os registros dos principais pontos decididos em reuniões, eleições e Assembléias Gerais. Elas devem ser registradas em um livro específico, com páginas numeradas. Selecionamos aqui alguns modelos de atas mais utilizadas, como a Ata de Fundação do Grêmio, Ata de Eleição, Ata de Assembléia Geral e Ata de Reunião da Diretoria.
Modelo de Ata De Fundação do Grêmio Estudantil Ao dia______ do mês de______ do ano de______ às______ horas, os estudantes da Escola____________________________ , reunidos em Assembléia Geral, sob a coordenação de__________________________ (nome do estudante escolhido para coordenar a Assembléia), dão por abertos os trabalhos da Assembléia Geral dos alunos e colocam em discussão a pauta única da Assembléia: a fundação da entidade representativa dos estudantes, o Grêmio Estudantil. Aprovou-se o nome do Grêmio____________________________ e ficou decidido que, todo ano, as próximas Diretorias do Grêmio comemorarão este dia como data de fundação. Aprovadas as questões mencionadas acima, passou-se à aprovação do Estatuto do Grêmio Estudantil que rege a entidade. A seguir, iniciou-se a discussão para a eleição da primeira Diretoria do Grêmio Estudantil, que será eleita

na disputa de chapa(s) em urna. Por fim, declarou-se fundado o Grêmio Estudantil__________________ , órgão representativo dos estudantes da Escola. Nada mais havendo para tratar no momento, encerrou-se a Assembléia Geral e a presente Ata. Para fins de direito, segue a presente Ata devidamente assinada. _________________________________________ Representante da Comissão Pró-Grêmio que coordenou a Assembléia Geral.

Modelo de Ata De Eleição No dia_____ do mês_____ do ano_____ ocorreram as eleições do Grêmio Estudantil na Escola_______________________________________. Concorreram nesta eleição as chapas________________________ (nomes das chapas concorrentes). Votaram nesta eleição__________________ (número de estudantes que votaram) alunos regularmente matriculados nesta instituição. Houve_____ votos brancos e _____ votos nulos. A chapa__________________ recebeu_______________ (número de votos), a chapa__________________ recebeu__________________ (número de votos ). Foi eleita a chapa__________________ para a gestão_______________ (ano), cujos membros são:______________________ (colocar o nome de todos os membros da chapa eleita e os cargos que ocuparão). ____________________________________ Representante da Comissão Eleitoral ____________________________________ Representante da Chapa Eleita ____________________________________ Representante da Comissão Pró-Grêmio (ou da gestão anterior).

Modelo de Ata De Assembléia Geral Ata nº________ da Assembléia Geral dos Estudantes do Grêmio Estudantil__________________, da Escola_________________________ aos__________________ dias______ do mês______ de do ano de______, às______ horas, em primeira (ou segunda) convocação, reuniram-se, conforme o Edital nº________ , em Assembléia Geral, sob a coordenação de _____________ , o qual convocou para fazer parte da mesa coordenadora os seguintes membros: ________________________ (especificar os nomes e cargos). Composta a mesa, designou________________________ (nome) para secretariar a Assembléia. Dando início, procedeu à seguinte leitura da ordem do dia ________________________________________________ (resumo do ocorrido): Nada mais a tratar, o coordenador agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a Assembléia à qual eu,_______________________, secretariei e registrei a presente Ata que, após lida e aprovada, segue assinada pelos presentes. ________________________, de___________ de________ 20___ . ____________________________________ Assinatura do Presidente do Grêmio __________________________________ Assinatura do Secretário Geral ________________________________________________________________ Seguem as assinaturas dos presentes. Modelo de Ata De Reunião da Diretoria Registrar as reuniões da Diretoria do Grêmio é simples:

Introdução Descrição do título do evento, local, data, hora, participantes Participantes 1. Nome completo/Cargo

Agenda

Agenda/pauta da reunião: temas tratados e respectivos responsáveis Desenvolvimento Descrição dos principais temas discutidos na reunião Conclusões Descrição das conclusões e decisões provenientes da reunião

Recomendações Descrição das recomendações provenientes da reunião Distribuição 1. Pessoas a quem a ata deve ser enviada ATA DA 1A.REUNIÃO DO GRUPO DE PARAQUEDISTAS DA CIDADE DE PORTO VELHO -RO DO DIA-: 11/02/2007 --------------------------------------... Aos onze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e sete, reuniram-se os srs............,.....................,..... ................,.......................... ao final assinados, paraquedistas militares, que sob a presidencia do Sr.............................,...... e secretariado por mim PQDT José André, doravante denominados presidente e secretários, para deliberarem, e aprovarem ao final por maioria plena ( 50% dos presentes + um), a seguinte ordem do dia -: 1)Aprovação do Balanço de 2006,2) Aprovação para Investir R$ 780.000,00 destinados a aquisição da sede social estabelecida a rua Costa Botafogo, nr.355, nesta cidade de Porto Velho-RO; 3) Outros Assuntos de Interesse da sociedade. Iniciando a reunião o Sr. Presidente, agradeceu a presença de todos, perguntando a mim secretario qual o quorum, ao que respondi, 38 (trinta e oito ) membros ativos. Em sequencia colocou em votação a aprovação do Balanço Social do Ano de 2006, o qual foi aprovado por unanimidade, sem ressalvas. Em continuação, fôra colocado em votação a compra da futura sede social da sociedade a Rua-: Costa Botafogo, nr. 355 nesta cidade pelo preço de R$ 780.000,00 ( setecentos e oitenta mil reais ),. Colocado em votação para aprovação, o Sócio PQDT Rubem de Sá Sequeira inquiriu se a aquisição seria com recursos próprios ou buscados em banco,que foi prontamente respondido pelo Presidente que seria próprio com recursos disponíveis da sociedade despositados em conta Bancária da sociedade, no BANERJ . Após esta resposta,o a presidente colocou em votação, e fôra aprovada por unanimidade a aquisição, devendo ser nomeado comissão para efetuar a transação com o proprietário Sr. Nilo Levandoski de Arruda. Nenhum sócio, se manifestou, fôra deixada a palavra livre pela presidencia, não sendo solicitada por nenhum dos presentes. Encerrando a presente sessão buscando ao final por mim secretário, a assinatura dos presentes nesta ata, que reproduz na íntegra, a fiel participação de todos na presente reunião com os assuntos discutidos. Ata nº 0123/2008 Ata do Conselho de Classe do 3º Bimestre na EEEFM Professor João Bento da Costa. Aos sete dias do mês de agosto de dois mil e oito,às catorze horas,reuniu-se nas dependências da EEEFM Professor João Bento da Costa,a supervisora Juscilene Silva,a orientradora ,senhora Ivonete Oliveira, o senhor psicólogo Paulo Silva e os professores de Ensino Médio do primeiro ano A até o F para discutir a pauta a seguir:Levantamento dos alunos com média acima de oito para painel de destaque,alunos que precisam do serviço de orientação e/ou psicologia e sugestões para comemoração do dia do Estudante. Sob a presidência da Senhora Juscilene Silva – supervisora escolar – abriu-se a reunião.Com a palavra a mesma expôs as dificuldades encontradas por parte dos alunos em relação as disciplinas de português,química e física.A professora Soniamar Santos pedindo a palavra colocou que não há dificuldades propriamente ditas em português. e sim falta de compromisso em fazer as atividades tendo em vista que muitos não as fazem e se negam a ler informando-se,pois a base da produção e interpretação de textos é a leitura e a informação. O Professor de Química senhor Josenaldo Silva reafirma a falta de compromisso de alguns alunos,bem como a falta de interesse,mas ressalta que houve uma melhora nas notas.A senhora professora de Biologia Adriana diz que o problema está na falta de acompanhamento dos pais,que nem sequer perceberam que os filhos ficaram em recuperação.Em Física, o professor Eduardo disse que embora repita os mesmos tipos de questões os alunos não atentam para o raciocínio correto e o que falta é base.Após várias discussões ficou definido que os professores das disciplinas acima citadas promoverão aulas de reforço aos alunos com dificuldades em seus horários de planejamento,acatado e aprovado por todos.Retomando a palavra a senhora supervisora Juscilene solicita a relação de alunos com média acima de oito para o quadro de

destaque.Passando diário a diário,os professores do primeiro ano em consenso e de acordo com suas notas destacaram: Primeiro ano “A” – Carlos Adalto Silva,Maria Ludilene Alencar,Pablo Silveira e Maria Eliene Souza;no primeiro ano “B” apenas o aluno Henrique da Silva Matias;no primeiro ano “C” – Maria Augusta Mitshashi,Wellington G. Pinheiro,Nicollas Santos,Cleidilene Matias e José Pablo da Silva;no primeiro “D” – Janaína Silva; José Paulo Souza e Suse Queirós;no primeiro “E” – Jonhy Lustosa,Tailine Silva,Fabrícia Alencar.Tyron Menezes,Rafael Deiver e Sâmara Fabrício; no primeiro “F” apenas Ruan Henrique e Veraline Silva; no primeiro “G” nenhum aluno com nota acima de oito e no primeiro “H” – Silvia Teles Menezes. Em seguida a orientadora pergunta se há algum aluno que precise de serviço de orientação.Foram destacados pela professora de matemática Keith e pelo professor Luis Carlos os alunos: Maria Paula da Silva,Fabrício José,Leandro Leal do primeiro “C” , Ivo José (primeiro G),Robson Silva (primeiro E) que vem gazetando aula constantemente,ficando decidido a convocação de pais para conversa na escola.Novamente fazendo uso da palavra a senhora supervisora solicita sugestões para o dia do estudante.Após discussões chegou-se ao acordo de se fazer um dia de lazer com: Soletrando,concurso de danças em vários estilos;concurso de músicas e uma banda de rock que será convidada pela direção da escola.Encerrando o conselho bimestral (3º bimestre) a supervisora solicitou paciência e carinho no tratamento aos alunos, bem como,o cumprimento da proposta pedagógica já de conhecimento de todos. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Nazaré santos, secretária, pelo presidenta da reunião, pela orientadora,psicólogo e pelos professores e presentes.

Obs.: As ata acima não aconteceram propriamente assim.São apenas exemplos de como se redigir atas, mesmo porque os sobrenomes são fictícios.


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:17289
posted:2/12/2009
language:English
pages:7