1 Instruções gerais Instruções gerais para a apresentação dos by klutzfu58

VIEWS: 13 PAGES: 17

									Instruções gerais Instruções gerais para a apresentação dos relatórios Todos os trabalhos inscritos deverão ser precedidos por uma folha de rosto com os seguintes dados: Nome da empresa - Categoria em que concorre - Endereço - Telefone - E-mail - Nome e função do responsável para contatos Todos os trabalhos deverão ser enviados por meio eletrônico. Os textos deverão ser apresentados na fonte Times News Roman, corpo 12, com entrelinha simples. Material multimídia - como fitas VHS, cassetes CDs, DVDs e outros - não será considerado para a avaliação dos trabalhos que será feita exclusivamente com base nos textos apresentados. Todos os trabalhos inscritos deverão obrigatoriamente ser acompanhados pelo formulário abaixo completamente preenchido. Dados gerais da empresa - Nome da empresa - Data de fundação - Setor de atividade e principal negócio - Número de funcionários registrados - Número de funcionários terceirizados - Faturamento anual - Empresa nacional ou multinacional - Sede - endereço Dados gerais do projeto* 1. Nome do projeto 2. Data de criação: Porque motivos o projeto foi criado? (até 500 caracteres) a) Questões internas à empresa – Quais? b) Questões externas à empresa - Quais? c) Caso os dois ____________________________________ 3. Objetivos e metas do projeto: (até 300 caracteres)

1

4. Formas de ação – (como o projeto é desenvolvido? Técnicas de apoio/estratégias e público atingido) (até 500 caracteres) 5. Atividades já realizadas no projeto 6. Investimentos feitos no projeto desde a criação 7. Cronograma físico-financeiro do projeto 8. Números de funcionários e setores da empresa envolvidos no projeto 9. O programa envolve parcerias? – (em caso afirmativo, quais e com qual participação) 10. Desempenho – O projeto tem indicadores de resultados a curto e médio prazo? Quais? Caso a empresa publique balanço social, pedimos que seja encaminhado pelo correio, bem como informações complementares da área social que eventualmente sejam divulgadas pela companhia. * Em caso de não preenchimento, favor esclarecer porque o item não se aplica. -

2

Instruções para Preparação do Relatório de Gestão Categoria Relações com a Comunidade O objetivo do Prêmio Valor Social na categoria "Relações com a Comunidade" é reconhecer iniciativas de empresas que desenvolvem programas de interação, em diferentes áreas, com o público externo diretamente ou não afetado por suas atividades - de forma que excede as formas tradicionais de participação da empresa na sociedade - exercidas com a geração de empregos, pagamento de impostos e cumprimento dos requisitos legais. Os projetos devem contribuir para: - Fortalecimento de políticas públicas e formação de redes de ação social - Implantação e/ou desenvolvimento de programas com perspectivas de médio e longo prazo - Envolvimento do corpo de funcionários O Relatório de Gestão não poderá ultrapassar 3.500 palavras, devendo ser estruturado da seguinte forma: Sumário Executivo (máximo de 500 palavras) apresentando os seguintes elementos: - Descrição das políticas de relacionamento com a comunidade e investimento social adotadas pela empresa. - A contribuição das políticas sociais e comunitárias para a melhoria do clima organizacional e da imagem e reputação da empresa. - Os impactos positivos das ações da empresa para a comunidade local e a sociedade. - As características inovadoras e exemplares de suas ações sociais. Políticas e Práticas de Gestão (Aproximadamente 1.000 palavras): Descrever objetivos e prioridades das políticas de relacionamento com a comunidade e investimento social, indicando sua congruência com os impactos atuais e potenciais dos produtos, processos e instalações da empresa e as expectativas e necessidades da comunidade. - Descrever os principais impactos negativos decorrentes das atividades regulares da empresa sobre a qualidade de vida, saúde e segurança da comunidade e como a empresa trata as reclamações e pendências existentes. - Descrever os principais elementos do sistema de gestão adotado, com ênfase para o papel e envolvimento das lideranças da empresa, os processos de formulação e operacionalização das estratégias, a participação dos funcionários e o estímulo ao voluntariado, e o envolvimento de fornecedores em projetos sociais.

3

- Descrever os processos de diálogo e interação através dos quais a empresa identifica e compreende as necessidades da comunidade, bem como os projetos e programas sociais desenvolvidos ou apoiados pela empresa. Indicar os principais parceiros que participam do desenho, elaboração, gerenciamento e execução dos projetos e programas sociais. Resultados (Aproximadamente 2.000 palavras): - Resultados positivos para o posicionamento da empresa no mercado. - Resultados relativos à melhoria da qualidade de vida e satisfação dos funcionários. - Resultados positivos para a comunidade, a região e o país. - Validação Externa - Indicar os processos de avaliação ou reconhecimento externos que possam reforçar a credibilidade das informações contidas no relatório. Categoria Respeito ao Meio Ambiente O objetivo do Prêmio Valor Social na categoria "Respeito ao Meio Ambiente" é premiar iniciativas de empresas que, em suas rotinas e processos, não apenas cumprem os requisitos (crescentes) da legislação ambiental, mas contribuam para - Disseminação da consciência ambiental frente a seus diferentes públicos - Utilização de mecanismos criativos com resultados concretos na gestão e nos negócios da empresa - Desenvolvimento e implantação de projetos que tenham como foco pelo menos uma das seguintes áreas: · Recuperação e preservação · Pesquisa e prevenção · Educação O Relatório de Gestão não poderá ultrapassar 3.500 palavras, devendo ser estruturado da seguinte forma:

Sumário Executivo (máximo de 500 palavras) apresentando os seguintes elementos: - Descrição das políticas de gestão e investimento ambientais adotadas pela empresa. - A contribuição das políticas ambientais para a competitividade e sustentabilidade da empresa.

4

- Os impactos positivos das ações da empresa para o meio ambiente e a sociedade. - As características inovadoras e exemplares de suas ações ambientais. Políticas e Práticas de Gestão (Aproximadamente 1.000 palavras): - Descrever os principais objetivos das políticas ambientais da empresa, ressaltando aqueles relacionados à busca da ecoeficiência (redução do uso de recursos naturais e minimização dos impactos) e à redução dos impactos ambientais, ao longo do ciclo de vida de seus produtos e serviços. - Descrever os principais elementos do sistema de gestão adotado, com ênfase para o papel e envolvimento das lideranças da empresa, os processos de formulação e operacionalização das estratégias, a participação e desenvolvimento dos funcionários e fornecedores, e a integração da política ambiental nos processos organizacionais. - Descrever os processos de diálogo e interação da empresa com a comunidade local e demais partes interessadas em relação a questões ambientais e as ações de apoio a projetos e programas de conservação e educação ambientais na comunidade. Resultados (Aproximadamente 2.000 palavras): - Resultados positivos para os consumidores e para o posicionamento da empresa no mercado. - Resultados financeiros decorrentes das políticas de gestão e investimento ambientais. - Resultados relativos à melhoria de produtos e serviços. - Resultados relativos à melhoria da qualidade de vida e satisfação dos funcionários. - Resultados relativos à melhoria dos padrões de gestão ambiental dos fornecedores. - Resultados positivos para a sociedade. - Validação Externa - Indicar os processos de auditoria, certificação, verificação ou reconhecimento externos que possam reforçar a credibilidade das informações contidas no relatório.

5

Categoria Respeito ao Consumidor/ cliente/ fornecedor O objetivo do Prêmio Valor Social na categoria "Consumidor/cliente/fornecedor" é premiar iniciativas de empresas que, em suas rotinas e processos, estabelecem práticas que valorizam o interesse do consumidor/cliente e, no caso de fornecedores, aprimoram as relações de negócios e contribuem para a multiplicação de condutas socialmente responsáveis a partir de: - Disseminação dos direitos do consumidor frente a seus diferentes públicos e desenvolvimento de uma cultura corporativa que valorize o atendimento ao público e transparência (inclusive nas campanhas publicitárias e ações de marketing) - Utilização de mecanismos de controle para atendimento rápido e solução de eventuais conflitos com o público-alvo - Desenvolvimento e implantação de projetos que promovam · Acesso por diferentes meios do consumidor aos canais decisórios da empresa · Controle rígido da qualidade da produção e/ou dos serviços prestados · Inclusão de públicos amplos em todos os processos de comunicação da empresa, contemplando necessidades de grupos específicos como portadores de deficiências ou pessoas não-alfabetizadas.

Em relação aos fornecedores, as práticas corporativas devem ser orientadas para: . Incentivar os fornecedores a adotar em suas rotinas de negócios condutas afinadas com a responsabilidade social . Promover as iniciativas de preservação do meio ambiente em seus processos e operações . Administrar seus quadros de pessoal dentro dos critérios do trabalho decente . Estimular os processos produtivos e de gestão, promovendo o desenvolvimento econômico de comunidades locais.

6

. Adotar parâmetros justos de negociação para produtos e serviços

Os projetos inscritos nesta categoria podem contemplar apenas as com o consumidor/cliente ou fornecedores, individualmente. Também serão aceitos projetos que incluam iniciativas simultâneas tanto junto aos clientes quanto aos fornecedores.

O Relatório de Gestão não poderá ultrapassar 3.500 palavras, devendo ser estruturado da seguinte forma:

Sumário Executivo (máximo de 500 palavras) apresentando os seguintes elementos: - Descrição das políticas de gerenciamento da imagem e reputação da empresa, de seus produtos e marcas e de relacionamento com o consumidor/cliente/fornecedor. - A contribuição das políticas de gerenciamento de imagem e relacionamento com o consumidor/cliente/fornecedor para a competitividade e crescimento da empresa. - As características inovadoras e exemplares de suas relações com o consumidor/cliente/fornecedor. Políticas e Práticas de Gestão (Aproximadamente 1.000 palavras): - Descrever como a empresa identifica e atende as necessidades de seus consumidores e como divulga seus produtos e marcas, de forma coerente com seus princípios, valores e compromissos de responsabilidade social. - Descrever os principais canais de acesso colocados à disposição do consumidor/cliente/fornecedor e os mecanismos através dos quais a empresa trata suas reclamações e sugestões. - Descrever os processos de produção de conhecimentos acerca dos danos atuais ou potenciais dos produtos e serviços à saúde e segurança do consumidor e as medidas de prevenção, remediação e compensação existentes. - Descrever principais problemas enfrentados pela empresa com os consumidores e órgãos de defesa e as medidas corretivas tomadas ou em curso. - Descrever os principais elementos do sistema de gestão 7

adotado, com ênfase para o papel e envolvimento das lideranças da empresa, os processos de formulação e operacionalização das estratégias, a participação e desenvolvimento dos funcionários e fornecedores, e a integração das políticas de relacionamento e atendimento ao consumidor nos processos organizacionais. - Descrever os processos de consulta e diálogo da empresa com o consumidor/cliente/fornecedor e de avaliação dos graus de satisfação, insatisfação e fidelidade. Resultados (Aproximadamente 2.000 palavras): - Resultados positivos para os consumidores/clientes/fornecedores para o posicionamento da empresa no mercado. - Resultados relativos à melhoria de produtos e serviços. - Resultados relativos à melhoria dos padrões de gestão dos fornecedores. - Resultados positivos para a sociedade. - Validação Externa - Indicar os processos de auditoria, certificação, verificação ou reconhecimento externos que possam reforçar a credibilidade das informações contidas no relatório.

Categoria Qualidade do Ambiente de Trabalho O objetivo do Prêmio Valor Social na categoria "Qualidade do Ambiente de Trabalho" é premiar iniciativas de empresas que, em suas rotinas e processos, não apenas cumpram os requisitos da legislação vigente, mas contribuam para : - Promoção de valores éticos - Respeito ao indivíduo e a seu desenvolvimento pessoal e profissional (com ênfase nas políticas de formação, qualificação e melhoria da qualidade de vida) - Respeito à diversidade - Desenvolvimento e implantação de projetos que promovam · Confiança dos funcionários na transparência e nos critérios que norteiam a gestão da empresa · Envolvimento do corpo de funcionários nas políticas de responsabilidade social corporativa · Gestão participativa e participação nos lucros

8

O Relatório de Gestão não poderá ultrapassar 3.500 palavras, devendo ser estruturado da seguinte forma:

Sumário Executivo (máximo de 500 palavras) apresentando os seguintes elementos: - Descrição das políticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa. A contribuição das políticas de gestão de pessoas para a competitividade e produtividade da empresa. - Os impactos positivos das ações da empresa para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento pessoal de empregados e colaboradores. - As características inovadoras e exemplares de suas políticas de gestão de pessoas. Políticas e Práticas de Gestão (Aproximadamente 1.000 palavras): - Descrever os principais objetivos das políticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa. - Descrever as principais categorias de pessoas que contribuem para o sucesso da empresa, como empregados em tempo integral ou parcial, temporários, autônomos e terceirizados, e as respectivas práticas de seleção e contratação, remuneração direta e indireta, avaliação de desempenho e outros incentivos. - Descrever os principais elementos do sistema de gestão adotado, com ênfase para o papel e envolvimento das lideranças da empresa, os processos de formulação e operacionalização das estratégias e os mecanismos de avaliação de resultados. - Descrever os processos de diálogo e interação da empresa com os empregados e suas entidades representativas e os mecanismos de participação na gestão da empresa. - Descrever as políticas de saúde, segurança e melhoria das condições de trabalho. - Descrever as políticas de capacitação e desenvolvimento profissional e pessoal. - Descrever como a empresa trata das questões de rotatividade, absenteísmo e demissões. - Descrever as estratégias e métodos para assegurar a não utilização do trabalho infantil na empresa e nos seus fornecedores. - Descrever as políticas de promoção da diversidade e da melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

9

Resultados (Aproximadamente 2.000 palavras): - Resultados para o posicionamento da empresa no mercado de trabalho. - Resultados financeiros decorrentes das políticas de gestão de pessoas. - Resultados relativos à melhoria de produtos e serviços e aumento da produtividade. - Resultados relativos à melhoria da qualidade de vida e satisfação dos funcionários. - Resultados positivos para a sociedade. - Validação Externa - Indicar os processos de auditoria, certificação, verificação ou reconhecimento externos que possam reforçar a credibilidade das informações contidas no relatório.

Categoria Micro e Pequenas Empresas O objetivo do Prêmio Valor Social na categoria "Pequenas e Micro Empresas" é sinalizar por meio da escolha de uma empresa de pequeno porte exemplar em diferentes aspectos da responsabilidade social corporativa, que a adoção de valores éticos na gestão não é prerrogativa das companhias de grande porte ou daquelas que operam com grandes orçamentos. Concorrem nesta categoria empresas com até 100 funcionários. As empresas inscritas na categoria "Pequenas e Micro Empresas" devem, necessariamente, apresentar projetos e práticas relacionados às quatro áreas contempladas pelo Prêmio Valor Social: respeito ao meio ambiente, relações com a comunidade, respeito ao consumidor e qualidade do ambiente de trabalho, de acordo com os parâmetros descritos nas instruções para a preparação dos relatórios de gestão de cada uma. Apresente um Relatório que descreva como a sua empresa compreende e incorpora a responsabilidade social na sua cultura e práticas de gestão e como isso beneficia a comunidade. O Relatório de Gestão não poderá ultrapassar 3.500 palavras, devendo ser estruturado da seguinte forma:

Sumário Executivo (máximo de 500 palavras) apresentando os seguintes elementos: A cultura da empresa e os principais compromissos que definem sua postura de responsabilidade social; - Como as práticas de responsabilidade social contribuem para o

10

sucesso da empresa; - Que benefícios as práticas de responsabilidade social da empresa trazem para a vida da comunidade. Políticas e Práticas de Gestão (Aproximadamente 1.000 palavras): - Descrever como as práticas de responsabilidade social são lideradas dentro da empresa e como tanto os empregados como a comunidade são estimulados, consultados e envolvidos. - Descrever como as práticas de responsabilidade social foram planejadas e desenvolvidas e como são comunicadas interna e externamente. - Descrever como recursos e competências da empresa e da comunidade são mobilizados e aplicados. - Descrever as principais iniciativas de responsabilidade social, ressaltando entre outras aquelas que tragam benefícios para a comunidade, o meio ambiente e a qualidade de vida e condições de trabalho das pessoas que fazem a empresa. Resultados (Aproximadamente 2.000 palavras): - Resultados positivos para o relacionamento da empresa com seus clientes e fornecedores. - Resultados relativos à melhoria da qualidade de vida e satisfação dos funcionários. - Resultados positivos para a sociedade. - Validação Externa - Indicar os processos avaliação ou reconhecimento externos que possam reforçar a credibilidade das informações contidas no relatório. Categoria Gestão sustentável As empresas inscritas na categoria Gestão sustentável devem, a princípio, ter a ética como fundamento na condução de suas operações e atuar de forma efetiva para apresentar resultados positivos nas dimensões econômica, social e ambiental. Os relatórios de gestão a serem apresentados pelas empresas devem, portanto, contemplar: As ações no campo da governança corporativa As ações para garantir a remuneração de investidores e distribuição de riqueza As ações voltadas para a preservação dos recursos naturais e práticas para reduzir os potenciais impactos no meio ambiente As ações de responsabilidade social

11

O Relatório deve demonstrar como as ações nestes quatro campos são efetivamente consideradas em todos os processos de gestão e relacionamentos da empresa e quais os impactos significativos para a sociedade brasileira. O Relatório de Gestão não poderá ultrapassar 3.500 palavras, devendo ser acompanhado de Balanço Anual, Relatório Anual de Responsabilidade Social ou Balanço Social e documentação adicional relevante. O Relatório de Gestão deve ser estruturado da seguinte forma: Sumário Executivo (máximo de 500 palavras) apresentando os seguintes elementos: - Descrição da visão, missão e valores da empresa e de como a sustentabilidade é integrada em seus sistemas de gestão. - A contribuição das políticas e práticas de sustentabilidade para a competitividade e sustentabilidade da empresa. - Os impactos positivos das ações da empresa para a sociedade. - As características inovadoras e exemplares de suas ações de sustentabilidade. Políticas e Práticas de Gestão (Aproximadamente 1.000 palavras): Descrever como a empresa identifica e define suas principais partes interessadas (stakeholders), e como as expectativas e interesses legítimos das partes interessadas são priorizados e atendidos, com detalhamento do desempenho econômico e distribuição dos resultados. - Descrever os principais problemas e desafios enfrentados pela empresa na implementação de seus compromissos éticos e de sustentabilidade. - Descrever os principais elementos do sistema de gestão adotado, com ênfase para o papel e envolvimento das lideranças da empresa, os processos de formulação e operacionalização das estratégias, a capacitação e desenvolvimento dos funcionários e fornecedores, e a integração dos compromissos de responsabilidade social nos processos organizacionais. - Descrever as principais estratégias e ações da empresa nas áreas de ética, governança corporativa, relações com a comunidade, meio ambiente, respeito ao consumidor, relações com fornecedores, erradicação do trabalho infantil, promoção da diversidade e qualidade de vida para o seu público interno. - Descrever as atividades da empresa para medir impactos e

12

resultados das suas ações de responsabilidade social e ambiental e processos de comunicação com as partes interessadas.

Resultados (Aproximadamente 2.000 palavras):

a. - Resultados positivos para os stakeholders e para o posicionamento da
empresa no mercado. - Resultados financeiros. - Resultados relativos à melhoria de produtos e serviços. - Resultados relativos à melhoria da qualidade de vida e satisfação dos funcionários. - Resultados relativos à melhoria dos padrões de gestão dos fornecedores. - Resultados positivos para a sociedade. - Validação Externa - Indicar os processos de auditoria, certificação, verificação ou reconhecimento externos que possam reforçar a credibilidade das informações contidas no relatório. Grande prêmio Os júris popular e de especialistas vão apontar, no universo das 18 empresas finalistas – três em cada categoria – um projeto de destaque, que receberá o Grande prêmio, uma homenagem ao programa de responsabilidade social e/ou sustentabilidade que seja considerado exemplar entre os concorrentes.

13

Etapas e processos do Prêmio Valor Social Os trabalhos inscritos na edição 2006 do Prêmio Valor Social serão submetidos a cinco instâncias de avaliação: 1. Triagem para avaliação da adequação dos trabalhos aos critérios técnicos. 2. Os projetos selecionados na primeira triagem serão submetidos à avaliação de uma junta de jornalistas do Valor – especializados nas áreas de governança corporativa, meio ambiente e responsabilidade social - que selecionarão seis trabalhos por categoria - respeito ao meio ambiente, respeito ao consumidor, qualidade do ambiente de trabalho, relações com a comunidade, pequena e micro empresa e gestão sustentável. 3. Os trabalhos selecionados na segunda etapa serão encaminhados a especialistas e acadêmicos nas áreas contempladas pelo prêmio que indicarão os três finalistas de cada categoria. 4. Os 18 projetos finalistas serão apresentados em um suplemento especial do Valor Econômico. Esses relatos jornalísticos - que ocuparão espaços similares com o mesmo destaque editorial - serão a base para a votação dos leitores e assinantes do jornal que poderão usar a internet para registrar suas escolhas. A íntegra dos trabalhos selecionados também estará disponível na internet para consulta dos leitores. A partir dessa votação - que vai contabilizar exclusivamente os votos dados pela internet - serão conferidos os prêmios do "júri popular" nas seis categorias e também será reconhecido o projeto de destaque, que receberá o Grande prêmio. 5. Os 18 trabalhos finalistas também serão examinados por um júri de especialistas formado por representantes de organizações não-governamentais, especialistas nas áreas contempladas pelo prêmio, representantes da área social do governo, jornalistas e representantes dos organizadores do prêmio - Valor, Ethos e Akatu. Serão conferidos os prêmios do "júri de especialistas" nas seis categorias aos projetos escolhidos por consenso em reunião de todos os integrantes do júri. O mesmo procedimento vai nortear a escolha da empresa que receberá o Grande prêmio.

14

Os jurados da etapa final irão examinar todos os trabalhos na íntegra e basear suas escolhas nos critérios definidos como básicos de cada categoria. A saber: EXEMPLARIDADE - Que estratégias e planos de ação inovadores foram empregados para produzir resultados positivos, tanto para a empresa como para a sociedade. CONSISTÊNCIA - Informações baseadas em fatos e dados qualitativos e quantitativos que evidenciem a qualidade dos processos de gestão e a qualidade das relações entre a empresa e a comunidade e outras partes interessadas. RESULTADOS - Os impactos positivos que as ações de responsabilidade social e/ou sustentabilidade da empresa produziram para a comunidade local, a sociedade e para as condições de competitividade e produtividade da própria empresa. Atendimento aos critérios gerais · Compreensão e incorporação progressiva do conceito de responsabilidade social e sustentabilidade (quando se aplicar) · Implementação de políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos e que contribuam para o sucesso econômico sustentável a longo prazo · Assumir responsabilidades com todos os públicos que de alguma forma sofram impactos por suas atividades · Identificação de formas eficazes de parcerias com as comunidades e outras instituições · Demonstração aos acionistas sobre a relevância da gestão socialmente responsável para o retorno a longo prazo dos investimentos. Atendimento aos critérios específicos Categoria Relações com a Comunidade - Fortalecimento de políticas públicas e formação de redes de ação social - Implantação e/ou desenvolvimento de programas com perspectivas de médio e longo prazo - Envolvimento do corpo de funcionários

15

Categoria Respeito ao Meio Ambiente - Disseminação da consciência ambiental frente a seus diferentes públicos - Utilização de mecanismos criativos com resultados concretos na gestão e nos negócios da empresa Qualidade do Ambiente de Trabalho - Promoção de valores éticos - Respeito ao indivíduo e a seu desenvolvimento pessoal e profissional (com ênfase nas políticas de formação, qualificação e melhoria da qualidade de vida) - Respeito à diversidade Categoria Respeito ao Consumidor/cliente/ fornecedor - Disseminação dos direitos do consumidor frente a seus diferentes públicos e desenvolvimento de uma cultura corporativa que valorize o atendimento ao público e transparência (inclusive nas campanhas publicitárias e ações de marketing) - Utilização de mecanismos de controle para atendimento rápido e solução de eventuais conflitos com o público-alvo Categoria Micro e Pequenas Empresas - Programas de relações com a comunidade - Programas de respeito ao meio ambiente - Práticas de respeito ao consumidor - Práticas que promovam a qualidade do ambiente de trabalho Categoria Gestão sustentável - Programas de relações com a comunidade - Programas de respeito ao meio ambiente - Práticas de respeito ao consumidor - Práticas que promovam a qualidade do ambiente de trabalho Geração de resultados e distribuição de riqueza Ética e transparência

16

Os projetos das candidatas serão avaliados com notas de 0 a 3 - 3 (muito adequado), 2 (adequado), 1 (pouco adequado) ou 0 (inexistente ou nada adequado) segundo a tabela abaixo:

O projeto Pode ser considerado inovador na categoria em que concorre? Ele maximiza o uso de recursos? É viável? Pode ser usado como referência e/ou ser replicado em políticas públicas ou no mundo corporativo? Tem ações integradas ao sistema de gestão da empresa? É orientado para resultados quantitativos ou qualitativos? Vai além do cumprimento das leis? Sinaliza a compreensão e incorporação progressiva do conceito de RS e/ou sustentabilidade ? Atende a elevados critérios éticos? Assume responsabilidades com os públicos impactados? Tem parcerias com comunidades ou instituições? Demonstra aos acionistas a gestão socialmente responsável x retorno a longo prazo dos investimentos? TOTAL DE PONTOS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

17


								
To top