Planejamento Estratégico 2009

Document Sample
Planejamento Estratégico 2009 Powered By Docstoc
					Informativo bimestral da Caixa de Assistência à Saúde - Caberj | Número 54 - janeiro / fevereiro de 2009

DeFatos

Planejamento Estratégico 2009
No ano da informação, um salto de qualidade na gestão
Durante três dias, o corpo gestor da Caberj apresentou aos Conselhos Deliberativo e Fiscal os resultados de 2008 e suas metas para 2009. Desde que assumiu no ano 2000, a Diretoria Executiva considera esse evento o principal acontecimento do ano na empresa. É o momento em que a liderança de cada segmento da organização expõe seu plano de trabalho. Essa prática contribuiu decisivamente para os resultados alcançados, tanto financeiros, da melhoria da qualidade da assistência oferecida aos associados, como também do desenvolvimento da equipe de profissionais da Caberj. O esforço orienta as ações para os objetivos, integra os segmentos da empresa e compromete cada colaborador com os resultados projetados. Profissionalização da empresa é condição para que os dois outros macro-objetivos, Valorização Patrimonial e Perenização, sejam atingidos; e o evento deste ano demonstrou grandes avanços neste sentido. Como 2009 foi eleito como o ano da qualidade das informações, certamente podemos esperar um grande salto no desempenho de toda organização. A criação de uma Gerência de Planejamento e Controle irá racionalizar todo fluxo de informações, otimizando as condições para o processo decisório e exercer o controle sobre todos os processos internos. Apesar de todas as ameaças dos reflexos da crise internacional, temos motivos para estar otimistas. Conheça os gestores do Grupo Caberj e suas principais metas na página 5.

Diretor Executivo Geral Haroldo Aquino, à esquerda, e Gerente de Prevenção Sandro Tadeu durante apresentação do Planejamento Estratégico 2009

Dia Internacional da Mulher
Palestra

Saúde da Mulher no século XXI
Dra. Letícia Beltrão
Ginecologista do Nupre Tijuca, Obstetra e Colonoscopista

Entrevista com Conselho Deliberativo
Páginas 6 e 7

Dia 6 de março, às 10 horas no auditório da Caberj
Lugares limitados. Con rme sua presença pelo telefone 2277-9999 até o dia 04/03.

Novo orientador médico na sede e agências RJ
Página 2

Declaração de Imposto de Renda
As despesas médicas, ano-base 2008, para fins de Declaração de Imposto de Renda (IR), serão informadas no próximo extrato de atendimento. Você poderá também acompanhar o lançamento de seus dados para IR em www.caberj.com.br a partir da segunda quinzena de fevereiro. Clique no menu Associados. Após digitar sua matrícula e senha, acesse Demonstrativo IR / Despesas Médicas.

www.caberj.com.br

2 DeFatos Serviços

Edição 54 - janeiro/fevereiro de 2009

Orientador médico atualizado
O novo Orientador Médico, contendo toda a rede credenciada do Estado do Rio de Janeiro, encontra-se à disposição dos associados Mater Pleno e Afinidade Pleno, na Sede e nas agências do estado. Investir na edição desse orientador atende a um número a cada dia menor de associados que não tem acesso à internet, que disponibiliza diariamente, 24 horas, a relação de credenciados atualizada e de fácil acesso através do site www.caberj.com.br O novo livro, contendo nome, endereço, telefones de milhares de credenciados, se defasa antes mesmo de chegar ao associado, o que gera frustração para a Caberj que faz um grande investimento na edição e na distribuição de um recurso tão importante e não tem como mantê-lo atualizado; e para o usuário que não pode confiar plenamente na informação. Afinal, mensalmente acontece um grande número de alterações nos dados cadastrais. A melhor solução é que todos os associados acessem o Orientador através do site com informações sempre atualizadas, além de um grande número de serviços, em qualquer computador com acesso à Internet.

Agências onde o Orientador Caberj está disponível
ARARUAMA Rua Henrique Macedo Soares, 137 - sala 302 - Centro - Araruama - RJ (22) 2665-7349 araruama@caberj.com.br BANGU Rua Fonseca, nº 580 - 1º andar Bangu - Rio de Janeiro - RJ (21) 3337-0175 bangu@caberj.com.br CAMPOS Rua Conselheiro Otaviano, 115 - sl 104 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ (22) 2723-4009 campos@caberj.com.br NITERÓI Rua da Conceição, 188 lojas 311 e 313 - Centro - Niterói - RJ (21) 2620-1936 niteroi@caberj.com.br NOVA FRIBURGO Avenida Alberto Braune, 99 - sala 302 - Centro - Nova Friburgo - RJ (22) 2523-7717 novafriburgo@caberj.com.br NOVA IGUAÇU Rua Dom Walmor, 383 - térreo lojas 9 e 10 - Centro Nova Iguaçu - RJ (21) 2765-3197 novaiguacu@caberj.com.br TIJUCA Rua Dr. Satamini, nº 64 Tijuca - Rio de Janeiro - RJ (21) 2567-1201 tijuca@caberj.com.br

VOLTA REDONDA Rua Lucio Bittencourt (antiga 16), nº 109 - loja 209 Edifício Vila Shopping Vila Santa Cecília Volta Redonda - RJ (24) 3343-8207 voltaredonda@caberj.com.br

Para acessar a rede

credenciada: clique em Orientador Médico. Existem duas opções de busca: por especialidade ou por nome do credenciado (profissional de saúde, hospital ou clínica). Ao escolher a busca por especialidade, selecione o serviço médico desejado. Depois, marque a localidade. Para ver o resultado, clique em Pesquisar. Na busca por Nome, selecione o estado, município e bairro desejado. Escreva sem acento o nome do profissional de saúde, clínica ou hospital.

Conselho Deliberativo

CODEL em São Paulo
No último dia 10 de dezembro de 2008, fechando a agenda de visitas às Agências Caberj fora do município do Rio de Janeiro, Membros do Conselho Deliberativo e o Diretor Executivo de Atendimento reuniram-se com um grupo de associados residentes em São Paulo para ouvir as reinvidicações quanto ao atendimento Caberj na região. A principal carência manifestada pelos participantes é da presença de um profissional qualificado da Caberj, principalmente junto aos hospitais de maior movimento para dar o necessário apoio aos assistidos e seus familiares. A Comissão prometeu dedicar total atenção ao pedido e empenharse em viabilizar uma solução no menor prazo possível.

Confraternização Caberj e Cardeais
Os Conselhos Deliberativo e Fiscal, juntamente com a Diretoria Executiva da Caberj, participaram de um almoço de confraternização com os cardeais, antigos funcionários do Banerj, no último dia 28 de novembro, no restaurante do Hotel Flórida, na Glória.

Walter Alves da Costa se

Conselheiros em reunião com associados paulistas no Sindicato dos Bancários de SP

desliga da Caberj depois de 19 anos de bons serviços prestados, como Contador, Diretor de Atendimento, Diretor Administrativo e, nos últimos sete anos, Diretor Financeiro e de Informática. A decisão foi motivada pelo desejo de mudar radicalmente sua qualidade de vida, trocando o estresse da rotina atual - compromissos no trabalho, mazelas da cidade - pela tranquilidade e serviços voluntários, em cidade de alto índice de desenvolvimento humano na serra gaúcha.

Edição 54 - janeiro/fevereiro de 2009

DeFatos

3

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
PRESTAÇÃO DE CONTAS EXERCÍCIO 2008 CONVOCAÇÃO
O Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência à Saúde - CABERJ, em conformidade com o inciso V do artigo 27 do Estatuto em vigor, convoca seus associados para a Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no dia 30 de abril de 2009 na sede da CABERJ, situada na rua Sete de Setembro, 32, 5º andar, às 10 horas, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia: Apuração dos votos dos associados referentes à prestação de contas do exercício social encerrado em 2008. O processo de consulta, obedecendo ao que estabelece o artigo 26 do estatuto, será realizado por via postal através de Caixa Postal específica disponibilizada na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. Estão aptos a votar os associados que tiverem contribuído nos últimos 12 (doze) meses e estiverem em dia com suas contraprestações e em pleno gozo de seus direitos estatutários. Rio de Janeiro, 04 de fevereiro de 2009. Luiz Sergio da Silva Martins Presidente do Conselho Deliberativo

TELEFONES CABERJ
UTILIZE OS NÚMEROS ADEQUADOS PARA UM ATENDIMENTO MAIS RÁPIDO E EFICIENTE

Integral Saúde

Atendimento Domiciliar de Urgência - 24h RJ - (21) 3232-1020 SP - (11) 3871-8993 Central de Regulação - 24h 08000-263399

Informações administrativas (21) 3233-8855
2ª a 6ª feira, das 8h às 20h
(dúvidas sobre boleto bancário ou débito automático, perda da carteira de associado, inclusão ou mudança de plano, revisão de reembolso, localização de prestadores para realizar exames e/ou procedimentos de alta complexidade, dificuldade de agendar consulta na rede credenciada).

Integral Saúde capta mais uma empresa
Desde 1º de janeiro os beneficiários da Excallibur Fornecedora de Alimentos LTDA contam com o plano de saúde Caberj Integral Saúde. A empresa, sediada em Campinho, tem representações em indústrias de Duque de Caxias e Magé. A Excallibur fornece estrutura de produção de refeições para seus clientes. A empresa é uma das responsáveis pelo fornecimento da alimentação aos passageiros de algumas empresas aéreas nos aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim.

(senhas de internações e dificuldade em contactar diretamente o Atendimento Domiciliar de Urgência)

4 DeFatos Aconteceu

Edição 54 - janeiro/fevereiro de 2009

Nupre Niterói faz dois anos
No dia 18 de dezembro, o Núcleo de Prevenção de Niterói comemorou o aniversário de dois anos de atendimento. Estiveram presentes mais de 80 associados, os diretores geral e técnico, o gerente de prevenção e os conselheiros Paulo Vasques, Sérgio Salvaterra, Eliel Silveira e Waldir Fonseca. Os dois últimos também são pacientes do NUPRE. Atendimento sem co-participação Mais de 1350 pessoas são atendidas no Núcleo. Destes, 989 participam do Programa AAG (Atendimento Ambulatorial Gerenciado). Através de consultas mensais, portadores de doenças crônicas com mais de 40 anos têm assistência preventiva e curativa. Prevenção evita infarto fatal José Carlos Garcia, de 60 anos, não sentia nada. Entrou para o NUPRE aconselhado por um funcionário da Agência Niterói. Fez uma consulta com a cardiologista Raquel, que pediu exames de rotina. A médica pediu para refazer o exame pois José Carlos tinha três veias entupidas e não tinha sintomas. Da confirmação do diagnóstico para a cirurgia, foi rápido. “Fiz quatro pontes de safena, pois durante a operação, o cirurgião verificou que havia mais uma veia muito obstruída”, conta José Carlos. “O cirurgião disse que foi Deus que me mandou falar com a Dra Raquel. Continuo não sentindo nada.” Luis Antônio Vieira, 54 anos, foi gerente titular da agência Rosário. Ele é casado com Beatriz Gonçalves Vieira, 54 anos, gerente administrativo da agência Quitanda. Ambos participam do NUPRE Niterói desde o início. “Nós nos inscrevemos no núcleo quando ainda, até março de 2006, teria que atingir 500 associados para começar. Eu e minha esposa telefonamos para amigos do Banerj e contamos a novidade. Primeiro eu entrei com minha esposa, depois trouxemos minha filha e minha mãe de 87 anos”, conta Luis. O associado completa: “o atendimento é excelente, eficiente e eficaz. Todos ganham com isso: a Caberj e o associado. O acompanhamento mensal é um meio de prevenir doenças.” Para Beatriz: “Acho tudo perfeito. O atendimento das meninas não tem melhor: uma simpatia, um carisma, educação e elegância. Tantos os médicos como as atendentes são muito atenciosos. Hoje estou com tudo sendo controlado: diabetes tipo 2, colesterol, obesidade e pressão arterial”. Luis Antônio ressaltou a atenção do Dr. Carlos Augusto quando teve dengue: “ Por 30 dias, ele me passou orientações diariamente.” Antes de cortar o bolo de aniversário o diretor executivo geral Haroldo Aquino Filho explicou que “a Caberj semeou e agora colhemos dois anos de atendimento. Estamos conseguindo um atendimento acolhedor, onde o associado se sinta em casa. Os NUPREs são uma garantia de qualidade, traduzindo a expectativa que o associado deseja.” A associada Anilsa Soares de Andrade, de 88 anos, estava presente na festividade. Ela foi uma das primeiras pacientes do NUPRE Niterói. “Nunca tive muita sorte com médicos. Dois deles quiseram me operar sem necessidade. Um disse que minha cefaléia nervosa era um tumor no cérebro e outro queria operar uma válvula no coração sem necessidade. Ambos já foram desligados da Caberj. Por isso, custo a confiar nos médicos. Mas Dr. Nelson e Carlos Augusto são maravilhosos. Sou a paciente mais velha a ser atendida aqui. Tenho saúde, apesar de tomar remédios que controlam minha pressão, gastrite e ansiedade”.

Mais de 80 associados comemoram o aniversário de 2 anos do Núcleo de Prevenção Niterói

Especialidades presentes no NUPRE Niterói
Clínica Médica Cardiologia Dermatologia Ortopedia Urologia Ginecologia Reumatologia Nutrição Contato: (21) 2613-6707 nupreniteroi@caberj.com.br
Foto acima, à esquerda: José Carlos, 60 anos, acompanhado da esposa Elzeny, 59 anos e do neto Igor de 2 anos. O associado evitou um infarto fulminante ao realizar consulta preventiva com a cardiologista Raquel, do Nupre Niterói. Foto acima, à direita: O casal Luis Antônio Vieira e Beatriz Gonçalves Vieira, ambos com 54 anos, com o Dr. Carlos Augusto de Faria, coordenador médico do Nupre Niterói. Os associados estão encantados com a qualidade do atendimento médico e com a atenção e educação dos funcionários do Núcleo. Foto ao lado: Anilsa Soares, de 88 anos, uma das primeiras pacientes do Núcleo de Prevenção Niterói e do Programa de Atendimento Ambulatorial Gerenciado. Ela voltou a confiar nos médicos após consulta no Nupre Niterói.

Edição 54 - janeiro/fevereiro de 2009

5 Planejamento Estratégico 2009
DeFatos

Planejamento 2009 define metas
DIEGE
Haroldo Aquino
Tornar a organização produtiva e voltada para resultados: investir no capital intelectual, motivar, comprometer, treinar, formar equipe; investir em infra-estrutura tecnológica.

DITEC

José Paulo Macedo
Implementar o sistema de conectividade; criar centros médicos próprios para agilizar e qualificar o atendimento da rede ambulatorial, facilitando o acesso pelos beneficiários.

DIATA

Sérgio Neves
Intensificar treinamento para profissionalizar equipe; capacitar as agências tecnológica e operacionalmente; manter rigorosa gestão sobre os custos fixos, otimizando recursos e minimizando desperdícios.

DIFIN

Paulo Vasques
Concluir a integração financeira / contábil que possibilitará melhor gerenciamento dos lançamentos financeiros do Grupo Caberj.

GEPLAN

Denize Ramiro
Prover a administração de uma completa visão da atuação de toda a Empresa, através do acompanhamento continuado da performance de cada área.

GERED

Sérgio Teixeira
Ampliar o credenciamento no interior; aumentar o relacionamento com a rede prestadora; lançar a farmácia virtual Caberj.

GEATE

Dayse Aragão
Responder 100% dos e-mails encaminhados em até 48 horas; Atender em até 20 segundos os assistidos que ligam para o teleatendimento; Visitar 80% dos pacientes internados.

GETIN

Márcia Piumbim
Disponibilizar informações gerenciais; disponibilizar o painel de indicadores; informatizar os processos manuais.

GEREM

Armando Gentil
Captar mais 10 mil beneficiários para a carteira da Integral Saúde e fidelizar a carteira já conquistada.

GEPRE

Sandro Tadeu
Ampliar os programas de prevenção. Estender aos assistidos do programa AED o fornecimento dos medicamentos recebidos pelos participantes do programa AAG.

GEADM

Vilmar Vale
Comprometer 8% com custos fixos; prospectar e operacionalizar as novas Agências e Núcleos de Prevenção; incrementar a capacitação profissional dos colaboradores.

GEFIN

Edival Paulo
Manter o equilíbrio econômico-financeiro do Grupo Caberj; modernizar os processos de faturamento, cobrança e de contas a pagar.

ASCOM

Hedilberto Gomes
Conquistar maior participação de mercado com reposicionamento das marcas do Grupo Caberj, atuando como empresa especializada em prevenção.

COMED

Carla Biogioni
Expandir a quantidade de gestores hospitalares; criar um canal de orientação ao beneficiário.

Ações integradas As principais ações continuam sendo direcionadas para três grandes objetivos, definidos como prioritários para os quatro anos da atual gestão: Perenização, Profissionalização e Valorização Patrimonial. Com todos os segmentos alinhados, com filosofia e metas definidas, gestores e demais colaboradores sentem-se mais seguros para alcançar os objetivos da empresa. Foi assim que, em 2008, grandes avanços foram conquistados. Valorização patrimonial Dois imóveis foram adquiridos, em condições excepcionais de espaço, localização e preço, onde estão sendo adaptados para receberem os Núcleos de Prevenção Niterói e Tijuca, que hoje funcionam em imóveis alugados e sem capacidade para atender a atual demanda de crescimento do número de assistidos e de espaço para implantação de novos serviços. Além disto, a comissão responsável por esse processo vem realizando pesquisas e levanta-

mentos sobre a situação legal de alguns imóveis em condições potenciais para instalação da Sede e das novas Agências/NUPRES. Profissionalização A transição de um modelo de administração de uma caixa de assistência patrocinada para uma empresa de autogestão avança com o desenvolvimento de uma equipe se especializando em gestão, através de bons cursos de MBA em saúde. Todos os novos gestores contratados, somente através de seleção, têm experiência de mercado. Todos os colaboradores vem sendo envolvidos em treinamento/ reciclagem em suas áreas. Perenização Será conseqüência dos bons resultados da profissionalização e da valorização patrimonial. Uma equipe de gestores capaz de manter um bom padrão de atenção à saúde dos beneficiários e de gerar resultados explorando as potencialidades do Grupo Caberj, através da expertise desses profissionais, com boas estratégias, projetam um futuro promissor.

CONTA

Ubiratan Alves
Integrar o sistema contábil ao novo sistema operacional da organização. Fechamento dos balancetes até o dia 10 de cada mês.

ASMED

Carlos Alberto
Monitorar o Atendimento Domiciliar de Urgência visando otimizar o seu desempenho, principalmente na agilidade do atendimento.

GEASI

Amaury Saramago
Implantar a transmissão eletrônica do faturamento; desenvolver tecnologia de informática para auditoria de contas médicas.

GEROD

Antonio Américo
Implantar o plano odontológico; regionalizar e hierarquizar a rede odontológica; estreitar relacionamento com dentistas credenciados.

6

DeFatos

Edição 54 - janeiro/fevereiro de 2009

Caberj: Seu Conselho, projetos e realizações
De Fatos: O que o motivou a se candidatar ao Conselho Deliberativo? Luiz Sérgio: O desafio de, em conjunto com os meus companheiros de chapa, transformar a gestão da Caixa em uma gestão moderna, sintonizada com o mercado e com as novas exigências de um mundo cada vez mais globalizado, onde nenhuma empresa séria e que não possua objetivos pré-determinados e empreendedores sobreviverá. Com isto, buscar cada vez mais a eficiência, tanto operacional, administrativa, financeira e de relacionamento, como, também, o equilíbrio financeiro, a lucratividade, o respeito social e mercadológico e a tão sonhada perenidade, nossos maiores objetivos, tornando a empresa capaz de desenvolver a sua principal missão, a prestação de um serviço de saúde, aos associados e clientes, com qualidade e de forma competitiva, para que se firme numa ascendência progressiva, que a posicione num patamar privilegiado no ranking, como uma das melhores empresas no ramo de saúde do País. DF: Uma das propostas de sua chapa era mudar o perfil de atuação do CODEL e suas relações com a Diretoria Executiva. Passado um ano, quais são os avanços? LS: Como dissemos na resposta anterior, o primeiro objetivo era implementar uma gestão moderna. Inicialmente, o CODEL criou o Colegiado de Administração – COADM, divulgado no De Fatos do mês de Janeiro/08, com um dos objetivos, o de uma participação mais presente de Conselheiros no dia-a-dia operacional e administrativo do Grupo, onde nenhuma ação executiva que necessitasse de decisões ou mesmo de planejamento decisório, ficasse aguardando até novo encontro do Conselho. Hoje, passado um ano, podemos afirmar que a gestão participativa adotada propiciou ao Grupo, aos associados, assistidos e clientes, um melhor atendimento das suas necessidades, uma maior visualização dos anseios dos que participam da família Caberjiana e Atendimento localizadas no interior do Estado do Rio de Janeiro, cidade do Rio de Janeiro, Niterói, Juiz de Fora, Belo Horizonte e São Paulo. Todo este processo já está trazendo uma melhor análise dos principais desejos dos nossos associados, bem como, da possibilidade de desenvolvimento de estudos da viabilidade de suas execuções, como, também, de transmitir esclarecimentos e orientações quanto aos benefícios assistenciais oferecidos e seus direitos. Além disso, a gestão co-participativa da diretoria executiva, propiciou uma integração maior nas reuniões decisórias do CODEL, fazendo com que tomem conhecimento de imediato do que foi deliberado em Conselho, para implementação, bem como possam propor soluções ou sugestões administrativas e operacionais que devam ser priorizadas nas análises e resoluções do Conselho Deliberativo. Com isto, foi possível agilizar e otimizar operacionalmente todas as atividades do Grupo Caberj. DF: Quais os Comitês estão funcionando e quais os resultados? LS: Na gestão implementada pelo CODEL, foram constituídos 06 comitês formados por Conselheiros e Diretores Executivos das áreas afins, para o período de atividade 2008/2009, quais sejam: - Comitê de reformulação dos regimentos internos, regulamentos dos planos de saúde e Estatutos, com a finalidade de adequar todas as normas aos avanços mercadológicos e metodologias praticadas no mercado, bem como à nova realidade administrativa e operacional da empresa, além de, periodicamente, mantê-los atualizados às constantes exigências dos órgãos reguladores; - Comitê de aquisição de imóveis, obras e reformas, com a finalidade de implementar a perenização da empresa através de imobilização patrimonial, cujos riscos se apresentam menores e valorizações que possibilitam ganhos mais perenes a médio e longo prazo, além de propiciar à Caixa reduzir seus atuais custos com aluguéis de imóveis utilizados nas instalações da Sede, Agências e seus Nupres.

Luiz Sergio Silva Martins

Iniciamos uma gestão moderna e participativa com a criação do COADM
uma agilidade maior nas implementações dos projetos, para alavancar a empresa e agilizar a implantação de benefícios. Fato este comprovado, com bastante eficácia, por ocasião das visitações que Conselheiros e Diretores da Caberj realizaram durante o ano de 2008, a todos os participantes que compareceram às Agências de

Edição 54 - janeiro/fevereiro de 2009

DeFatos

7

Conselheiros Eliel Mota, Waldir de Carvalho, Sérgio Salvaterra, Regina Helena Silva e Roberto Torres em reunião de rotina na Caberj

Este grupo de trabalho busca também analisar os contratos que necessitem de melhor negociação, destinados às reformas dos imóveis recém-adquiridos, acompanhando todo o desenrolar das obras pertinentes às adequações dos locais às reais necessidades da Caberj; - Comitê de acompanhamento do sistema Microsiga (TOTVS), que tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento de todo o trabalho de informatização da Caberj, buscando junto aos prestadores contratados para a implantação e atualização dos sistemas de informática, melhores soluções ou mesmo sugestões técnicas para o atendimento adequado das necessidades operacionais da Caixa, bem como de seus prestadores de serviço, associados, assistidos e clientes; - Comitê de atendimento médico no interior, responsável pelo desenvolvimento dos estudos preliminares, de viabilidade de implantação de um sistema operacional de saúde que possibilite, aos associados e assistidos do interior do Estado do Rio de Janeiro, um melhor atendimento médico-preventivo; - Comitê de acompanhamento das aplicações financeiras, cujo objetivo é de acompanhar, permanentemente, os haveres financeiros da empresa, em conformidade com o que estabelece o Estatuto, buscando melhores rentabilida-

des e resultados que elevem as atuais reservas técnicas a patamares que possibilitem à Caberj promover novos investimentos tanto no âmbito social como no patrimonial; - Comitê de custos fixos, reestruturação e patrocínio / marketing, grupo este que está desenvolvendo um levantamento geral dos custos fixos, tanto operacionais como administrativos, visando adequá-los a um percentual orçamentário aceitável em relação à receita bruta mensal, buscando, sem afetar o funcionamento das atividades do Grupo Caberj, compatibilizar a receita versus despesas. Além disso, está implementando toda a reestruturação organizacional da Instituição, com vistas a apropriar organogramas, funções, atribuições, pessoal e operacional às novas exigências do mercado, visando tornar a empresa mais competitiva. Está, também, responsável por desenvolver estudos preliminares para a implementação de novas receitas, através de parcerias patrocinadas, com firmas, profissionais liberais, comerciantes, entre outras, a fim de que esses possam divulgar, através de anúncios e ou marketing, nos informativos da Caixa, seus serviços ou produtos. Como resultado destes trabalhos, podemos destacar a aquisição no ano de 2008 de dois imóveis, um na Tijuca e outro

no centro de Niterói, para onde serão remanejados os Nupres dos respectivos bairros, cujas instalações estão em fase de início de reforma, para que sejam modernizadas dentro das mais atuais técnicas de instalações médicas, visando um atendimento otimizado e de qualidade para os assistidos deste projeto. Destaca-se, também o processo de informatização do Grupo que já se encontra em fase conclusiva, o que tão logo aconteça, trará aos associados e assistidos maior agilidade nos seus pleitos e atendimentos. No que concerne a custos, além de todas as medidas que estão sendo adotadas, relevamos a redução de, aproximadamente, R$ 700.000,00, anuais, com a otimização de diversas atividades, dentre elas, as edições do informativo De Fatos, onde com a implementação de sua emissão bimestral e a nova filosofia de encaminhamento via e-mail, pudemos reduzir em 50% não só o custo gráfico e de editoração, mas, também, as tarifas de correio. Lembramos que se quantifica em, aproximadamente, 16.500 exemplares mês! Medidas simples, mas que trazem grandes resultados, que, em última análise, se revertem em benefícios para os nossos associados.

DF: O Sr. preside o Conselho Deliberativo, eleito, que representa os 8.521 aposentados e pensionistas do ex-Banerj. A maior parte desses associados tem mais de 60 anos e esperam no futuro poder contar com a Caberj no padrão tradicional, inclusive para as próximas gerações. Já familiarizado com o desafio, qual a sua expectativa? LS: Todas as medidas que citamos nas perguntas anteriores continuarão o seu desenvolvimento durante o ano de 2009 e novos projetos que já foram elaborados, no planejamento estratégico do Grupo, serão implementados no decorrer dos anos que se seguirem, até o término de nosso mandato. Portanto, só podemos vislumbrar um futuro perene para nossa Caberj e, com serviços cada vez mais qualificados para os nossos associados, não só porque estamos buscando meios para este fim, mas em função do crescimento de nossa subsidiária Caberj Integral Saúde S.A., o que já está acontecendo, empresa do Grupo criada para dar suporte financeiro à Autogestão e, com o apoio incondicional de nossos mantenedores, podemos, sem qualquer receio, afirmar que teremos uma Caberj, forte, segura financeiramente, social e imperecível.

Diagnóstico

Melhore sua memória
O gerontologista e gestor domiciliar do AED Leonardo Leibovici reforça que exercícios mentais previnem doenças como o mal de Alzheimer e outros males que afetam a memória e o raciocínio. Fazer compras sem lista, relembrar os nomes de todos os colegas da fase escolar, listar mentalmente todos os objetos que estão na bolsa ou armário e o Sudoku são práticas que aprimoram o pensar. O Sudoku é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O associado Laércio Araújo Silva, Mater Pleno, participante do AAG Tijuca, falou sobre o jogo: “ Os outros associados devem conhecer o Sudoku! É uma terapia valiosa para prevenção do Alzheimer.”
O jogo Sudoku, publicado exclusivamente pela Editora Ediouro, contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9

Caberj responde
Dengue: o que fazer? A Caberj orienta que os adultos com os sintomas iniciais da dengue (febre alta, dor de cabeça, muita dor pelo corpo) procurem os Núcleos de Prevenção Bangu, Niterói e Tijuca. Casos graves devem ir para a emergência do hospital mais próximo. Os três núcleos funcionam nos dias úteis das 8h às 17h. Endereços e telefones dos Núcleos de Prevenção: BANGU Rua Fonseca, nº 580 - 1º andar Tel: (21) 3332-0572 / 3463-8348 NITERÓI Rua da Conceição, 188 lojas 311 e 313 - Niteroishopping Tel: (21) 2613-6707 TIJUCA Rua Dr. Satamini, nº 64 Tel.: (21) 2567-4423 Como evitar o câncer de colo de útero? O câncer de colo de útero não apresenta sintomas no início. O sangramento surge quando ele já está agressivo. O exame preventivo é essencial para diagnosticar a presença do HPV (vírus papiloma humano), responsável por 90% dos casos desse câncer. De 74% a 80% das mulheres com vida sexual ativa já tiveram contato com o HPV. Apenas 1% dos casos de contaminação pelo HPV se transforma em câncer. Dados da Unicamp apontam que o HPV mata 21 brasileiras por dia. O exame preventivo pode ser feito nos Núcleos de Prevenção, sem cobrança de co-participação. Quando tenho reembolso? direito ao

Curtas
 O gerente odontológico Antônio Américo deu o treinamento interno ‘Termos Técnicos Odontológicos’ no dia 16 de janeiro, no auditório da Sede, para as áreas Comercial, Médica e Atendimento.  Novo endereço da agência São Paulo: Rua Marconi, 53 / CJ 14 - 1º Andar - Centro - São Paulo/SP - CEP: 01047-000 Tel: (11) 3120-3503 Tel/Fax.: (11) 3123-4911 E-mail: saopaulo@caberj.com.br  Desde 1º de dezembro, os mais de mil associados participantes do Programa de Atendimento Eletivo Domiciliar (AED) fazem seus exames laboratoriais coletados em casa pelo Laboratório Bronstein. O laboratório tem quase 60 anos, 42 unidades de atendimento e as certificações ISO 14001 e OHSAS 18001. O programa AED atende pacientes que não possuem médico assistente e sejam portadores de patologias crônicas que os impeçam de deslocar-se até o consultório para tratamento.  O Auxílio Funeral é concedido pela Caberj a seus associados Mater e Afinidade dentro do Programa de Benefícios Especiais. Deverão ser anexados ao pedido, nota fiscal original, discriminando as despesas com o funeral e cópia autenticada da certidão de óbito. O crédito será efetuado na contacorrente do favorecido na nota fiscal, somente com parentesco comprovado. Débitos pendentes, inclusive contraprestações, serão abatidos do total da ajuda financeira para funeral. O reembolso será efetuado em até 10 (dez) dias úteis contados a partir da data da entrega da documentação na Sede ou agências da Caberj. Esta documentação deverá ser entregue no prazo máximo de 90 (noventa) dias após o falecimento. Você pode adquirir o formulário do Auxílio Funeral nas agências ou no site www.caberj.com.br, clicando no menu Associado. Digite sua matrícula e senha, clique no link formulários e escolha o Formulário Auxílio Funeral.

Quando não há um credenciado disponível na sua cidade ou nos casos de urgência e emergência corretamente registrados por laudo médico. Lembre-se do prazo. Você tem até 90 dias para apresentar o recibo original à Caberj. O documento deve conter o nome do paciente, valor, local, data de realização, CPF e carimbo do profissional de saúde onde conste a inscrição no Conselho. A descrição detalhada do procedimento, principalmente para honorários de anestesistas, também é muito importante. Peça ao credenciado para, se possível, escrever o código da especificação conforme a Associação Médica Brasileira. Em tratamentos seriados, como fisioterapia e psicologia, o recibo deve conter o número de sessões e as datas específicas de cada atendimento. O valor do reembolso segue uma tabela médica pré-fixada. Mais informações: (21) 3233-8855.

Conselho Deliberativo

Presidente: Luiz Sérgio da Silva Martins Vice-presidente: Sérgio Salvaterra Dutra Conselheiros: Eliel Silveira da Mota Paulo Roberto Fraga Vasques

Regina Helena Silva Roberto da Silveira Torres Waldir Fonseca de Carvalho

Diretoria Executiva

Diretor Executivo Geral: Haroldo Aquino Filho

Diretor Técnico: José Paulo Macedo Diretor Financeiro e de Informática: Walter Alves da Costa Diretor de Atendimento e Administrativo: Sérgio Neves Moraes

Conselho Fiscal

Presidente: Jarbas Martins de Mello Conselheiros: Maria Brígida Moojen Pereira Roberto Alves Torres Homem

O Caberj De Fatos é uma publicação da Caixa de Assistência à Saúde - Caberj, publicado em razão dos recursos oriundos dos seus anunciantes. Conselho Deliberativo — Conselho Fiscal — Diretoria Executiva — Rua Sete de Setembro, 32 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20050-009 Tel.: (21) 2505-6446 / 2277-9999 — www.caberj.com.br — faleconosco@caberj.com.br Editor: Hedilberto M. Gomes — Jornalista Responsável: Cláudia Colares - JP 23.986 MTb/RJ — Colaboração: Alírio Ramos — Diagramação: Vanessa Doria