Apêndice F – Modelo de formulário para parecer de

Document Sample
Apêndice F – Modelo de formulário para parecer de Powered By Docstoc
					Apêndice F – Modelo de formulário para parecer de consultor científico (FAPESP, 2008. Adaptado) Formulário para parecer de Consultor Científico Responsável pelo projeto/coordenador O pesquisador responsável evidencia competência e experiência prévia suficientes para garantir a plena viabilidade do projeto? [ ] Sim [ ] Não Justifique. Comente a respeito da qualidade e regularidade da produção científica ou tecnológica sob a forma de publicações ou patentes. Equipe técnica do projeto Avaliação da equipe e sua adequação ao projeto. Experiência prévia da equipe (excluídos os pesquisadores responsáveis) em pesquisas e/ou desenvolvimento tecnológico Há participação relevante de pós-graduados e de bolsistas de iniciação científica? Há participação de pesquisadores da empresa parceira no projeto? Projeto de pesquisa Os objetivos do projeto estão bem definidos? Comente.

Análise da originalidade e da importância da contribuição pretendida para área de conhecimento em que se insere. Análise da fundamentação científica e dos métodos empregados. O projeto submetido se insere naturalmente dentro das linhas de pesquisa já desenvolvidas ou em desenvolvimento pelo grupo solicitante? [ ] Sim [ ] Não Comente. O montante de recursos solicitados se justifica face à importância da contribuição científica ou tecnológica pretendida? O projeto envolve experimentação com seres humanos de forma a requerer análise de suas implicações éticas? [ ] Sim [ ] Não Em caso negativo ignore os dois quesitos abaixo. Há parecer da Comissão de Ética? [ ] Sim [ ] Não O projeto contempla adequadamente os aspectos éticos envolvidos? Comente.

1

Orçamento proposto O orçamento proposto atende às necessidades do projeto?

A contrapartida da empresa parceira é adequada? (Por adequada, entende-se que a empresa ao participar do projeto, esteja assegurando recursos proporcionais aos da FSA). [ ] Sim [ ] Não Comente. A relação entre os custos do projeto e os benefícios esperados é adequada? [ ] Sim [ ] Parcialmente [ ] Não Comente.

Deficiências notadas Se algum item estiver assinalado, as razões devem estar indicadas no quadro correspondente do formulário. Do projeto ( ) Projeto com objetivos mal definidos, excessivos ou incongruentes. ( ) Projeto pouco original. ( )Contribuição pouco significativa para a área de conhecimento. ( ) Custo excessivo relativamente à contribuição científica ou tecnológica esperada ou à probabilidade de sucesso do projeto. Do candidato ( ) Experiência insuficiente na área de pesquisa em que se insere o projeto, podendo comprometer a sua viabilidade. ( ) A experiência profissional do candidato não permite mais considerá-lo como em início de carreira. ( ) Produção científica ou tecnológica que não atesta expressivo rendimento da atividade de pesquisa ( ) Outras restrições quanto à produção acadêmica, científica ou tecnológica do interessado que possam afetar a viabilidade do projeto. Do orçamento ( ( ) Itens supérfluos para a realização do projeto. ) Orçamento superestimado.

Outras Explicar.

Avaliação final ( ) Proposta excelente. ( ) Proposta bem qualificada em todos os itens. ( ) Proposta boa com reservas.

2

( ) Proposta deficiente a ser aprovada em condições excepcionais. ( ) Proposta com sérias deficiências. Informações para uso exclusivo pela FSA As informações contidas neste espaço que sejam consideradas importantes para a FSA fundamentar sua decisão somente serão transcritas, total ou parcialmente, se houver explícita autorização do consultor científico nesse sentido. Transcrição: Autorizada ( ) Não autorizada ( )

Declaro não haver nenhuma circunstância caracterizando situação de potencial conflito de interesse ou que possa ser percebida como impeditiva para um parecer isento. Comprometo-me a manter sob sigilo todas as informações constantes deste processo, em particular, a minha condição de consultor e o teor deste parecer. Data: / /200 Local:

Nome legível: Assinatura:

3