Docstoc

RESUMOS EIXO MATERIAL BLOG - PDF

Document Sample
RESUMOS EIXO MATERIAL BLOG - PDF Powered By Docstoc
					I ENCONTRO DE AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTE PROFISSIONAL DO SETOR SAÚDE

Eixo 1: Ações de Valorização dos Servidores Moderadores: Mario Augusto Porto, Denise Lopes Pacheco Ramos, Cleusa Abreu, Stella Maris de C.P. Parreira e Meliania Batista
Centro de Atenção Integral em Saúde Mental “Philippe Pinel” - A ação tem como finalidade fornecer SES/SPApresentador: Ana informações e conhecimento sobre a nova etapa na vida dos servidores em vias de Maria Armelin aposentadoria, através de uma metodologia participativa, levando-o a uma reflexão dos seus potenciais e novas possibilidades, buscando oferecer ao mesmo uma qualidade " Uma Conversa sobre a de vida que lhe traga oportunidades e Aposentadoria" benefícios.

Eixo 1: Ações de Valorização dos Servidores
Hospital Regional de Assis Ações de melhoria da Qualidade de Vida no SES/SP Apresentador: trabalho bem como ações que proporcionam estreitar os vínculos existentes entre os Marisa Silva membros de um grupo de trabalho. Planeja e desenvolve projetos com parcerias sociais com o objetivo de dar continuidade a sustentabilidade. Ações: "Projeto Talento", "Qualidade de Vida no "A Saúde na Passarela", "Projeto Coração Hospital Regional de Assis" de Poeta", "A Hora do Conto", "Projeto Cor é Luz" Taça Saúde" e Café com o Diretor" Departamento Regional de Saúde DRS III Araraquara SES/SP Apresentador: Angela Schiavon A criação de um espaço coletivo de gestão com o objetivo de oxigenar canais obstruidos, fazer pulsar vida, instituição e colocar os trabalhos em conversa. O coletivo fomenta a grupalidade e o trabalho em equipe, busca estabelecer uma rede interna a partir da interface de trabalho dos centros e núcleos, favorecendo a participação e comprometimento dos trabalhadores, que discutem questões referente a gestão da unidade.

Hospital Dante Pazzanese de Cardiologia SES/SP Apresentador: Eronicia Ap. Campos e Eliane Pereira Formação de Grupos Operativos – conjunto Nascimento de pessoas com um objetivo em comum e foco no trabalho em equipe – com abordagem direcionada para a promoção da qualidade de vida no trabalho. Nestes grupos, tendo um psicólogo como facilitador, cada colaborador traz suas experiências e necessidades e são desenvolvidas em conjunto propostas de " Grupo Operativo Focado na ações que visem a qualidade de vida do Qualidade de Vida no Trabalho" trabalhador e a qualidade do trabalho.

"Coletivo de Gestão"

Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo SES/SP - Apresentador: Aide Mitie Kudo

CAISM "Dr. David Capistrano da Costa Filho" da Agua Funda SES/SP - Apresentador: Eni Ap. Ação de valorização do servidor da equipe de Nunes RH no atendimento sobre orientação da vida funcional do servidor , " ... para nós um aprendizado seguro, que o Sistema Público é real, e, feito por todos que exerce a "Atendimento Humanizado ao simplicidade, atenção e comunicação". Servidor

Favorecer aproximação dos profissionais de áreas de apoio e administrativas com as crianças e adolescentes inernados no IcrHCFMUSP. Essa aproximação permite a sensbilização desses profisisonais para o significado da execução das tarefas mostrando que o objetivo final de todo o trabalho direta e indiretamente, voltado a recuperação da saúde da criança internada.

"Projeto Conhecendo que Faz"

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros - SES/SP Apresentador: Marcia Toyoko Tanaka

Centro de Atenção Integral a O Programa desenvolve ações que envolvem Saúde de Santa Rita - CAIS – SR atendimento médico, laboratorial e social aos - SES/SP - Sonia Regina Gobi\ funcionários com tempo de aposentadoria tem como objetivo acompanhar este processo fazendo com que o servidor entenda este momento como "mudança de status" evitando a sensação de inutilidade tão comum nesta "Apoiando e Valorizando o etapa da vida. O trabalho visa também Servidor no Processo de mostrar o reconhecimento da Instituição em Aposentadoria" relação ao funcionário por sua dedicação através de equipes do serviço e direção.

"Programa Conhecer mais"

Oferecer aos colaboradores e gestores da unidade um espaço para desenvolver no âmbito pessoal e consequentemente,melhorar seu desempenho profissional, a habilidade de resolução de conflitos utilizando conceitos e ferramentas especificas de atuação nas relações interpessoais e de grupo.

Contribuir na melhoria da Qualidade de CAIS – Clemente FerreiraVida,em uma perspectiva de Lins SES/SP restabelecimento de equilíbrio Apresentador: Silvania Peron biopsicossocial e de suas relações de Oliveira interpessoais no ambiente. Desenvolve suas funções, na família e na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo de gestão que reflete a lógica da "PAT – Programa de Apoio ao cultura organizacional pautada pelo respeito, solidariedade e exercício da cidadania. Trabalhador"

Discussões Temáticas: Eixo I, Eixo II, Eixo III e Eixo IV 1/5

I ENCONTRO DE AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTE PROFISSIONAL DO SETOR SAÚDE

Eixo 2: Aões de Assistência em Saúde do Servidor

Eixo 2: Aões de Assistência em Saúde do Servidor
CAISM " Dr. David Capistrano da Costa Filho" - da Água Funda SES/SP Apresentador: Helga Cosher , Estudo com objetivo de avaliar a eficacia do Carina Cakihara, Marcelo tratamento de auriculoterapia, orientacoes e Melo metodos motivacionais na diminuicao ou na cessação do uso de cigarros nos funcionarios do Centro de Atencao Inegrada em Saude Mental (CAISM) da Agua Funda, "O Tratamento do Tabagismo que aceitaram participar da proposa Através da Auriculoterapia volutaramente.

Moderadores: Marisa Silva, Sergio Fattah Silva , Maria José de Santana e Carolina R. B. Feitosa

Ambulatório do Gabinete do Secretário, CGA , CSS ( Conjunto Hospitalar Mandaqui, CRI Mandaqui e São Miguel Paulista) SES/SP Apresentador: Carla Daniela Pessini e Eduardo Vasques da Fonseca "Sorria Saúde: Reabilitação Oral dos Funcionários da SES, por meio de Próteses Totais"

Projeto pioneiro, que consiste na reabilitacao oral dos funcionarios da SES-SP , por meio de protese totais objetivando a manutenção da saúde bucal dos servidores que necessitam desse tipo de atendimento.

Secretaria da Administração Penitenciária - Governo do Estado de São Paulo Apresentador: Iracema Costa Jansson

"Programa de Qualidade de Vida do Servidor - Núcleo de Saúde do Servidor - NSS"

O NSS tem por função principal receber as demandas e propor medidas para o desenvolvimento de programas voltados à saúde do servidor. Privilegiando a prevenção através da orientação/informação, promovendo assim, QUALIDADE DE VIDA em um contexto geral, considerando a realidade do trabalho prisional. Ações: Atendimentos em Saúde, Atividades Físicas com as modalidades de Ginástica Laboral, Tai Chi Chuan e Yoga, com o objetivo de minimizar os agravos à saúde dos servidores SAP, principalmente as doenças crônicas não transmissíveis e as doenças mentais e comportamentais.

Prestação de serviço de atendimento aos Complexo Hospitar Juquery - funcionários e familiares, através de SES/SP - Apresentador: Dra. encaminhamento ou procura espontânea, Maria Tereza Gianerini Freire realizando avaliações, fornecendo acompanhamento institucional através de orientação, apoio e prevenção, investindo na melhora da capacidade laborativa, redução do absenteísmo e psico-higiene "CAIS - Centro de institucional, proporcionando condições que Atendimento Integral ao viabilizem a manutenção e/ou a Servidor" reestruturação de condições físicas e mentais para que os mesmos possam ter qualidade de vida no trabalho. Projeto em parceria com os médicos do trabalho, com objetivo de amenizar problemas já existentes e evitar novos agravos. Identificação da capacidade física do funcionário através dos métodos de avaliação do índice de massa corporal, gordura abdominal e encurtamento dos músculos. Orientação sobre a atividade "Qualidade de Vida: Um física e alimentação adequada as condições processo de reeducação" visando a melhoria na qualidade de vida. Centro de Atenção Integral a Saúde de Santa Rita - CAIS – SR - SES/SP - Apresentador: Rosemary Francisco Maia Centro Pioneiro em Atenção Psicossocial "AJJE" - SES/SP Acompanhamento da saúde do servidor, Apresentador: Jussara com vistas a resultados positivos no trabalho e na vida pessoal, através de consulta Chavarski médica na Unidade e encaminhamento de "A valorização dos Servidores exames para o laboratorio do C.H.J. do Centro Pioneiro como Campanha na Unidade de vacinação, caminho para a realização controle de pressão arterial e exame de profissional e adesão no dosagem de glicemia. processo de gestão por resultados" Departamento de Administração/Serviço SocialSecretaria da Agricultura e Abastecimento - Governo do Estado de São Paulo Apresentador: Ana Maria de Souza Dias Atividades que contemplam as necessidades físicas e psicológicas dos servidores do Estado. Ginástica laboral, pilates e alongamento; Dança de salão; Yoga; Nutrição ; Ambulatório médico; Ambulatório de acupuntura e homeopatia; Grupo de apoio aos alcoólicos; Fisioterapia; Relaxamento; Campanhas e datas comemorativas; Palestras; Supletivo; 4ª Cultural; Coral; Feiras de artesanato; Banca de cereais e Oficinas (educativas e de saúde emocional).

Hospital Geral “Dr. José Pangella” de Vila Penteado - Ao realizar o exame periódico, o médico SES/SP Apresentador: Maria solicita exames e quando diagnosticadas as patologias: Diabetes, Hipertensão Arterial, Ap. Dos Santos Obesidade, Dislipidemia, entre outras, os "Acompanhamento Médico e colaboradores são encaminhados, também, Nutricional com para acompanhamento com a Nutricionista Disponibilização de Dieta com disponibilização de dieta específica. Específica Hospital Geral de Vila Nova Cachoerinha " Dr. Álvaro Simões de Souza" - SES/SP Apresentador: Shirley da Silva O projeto esta inserido dentro do "Programa Cardoso do Cuidados". Visa atender a demanda espontânea e ou encaminhada, dos funcionários do hospital que estejam apresentando dificuldades psicoafetivas em sua vida pessoal e/ou profissional "Apoio Psicológico - Programa Cuidando do Cuidador"

"Programa QualiVida"

Discussões Temáticas: Eixo I, Eixo II, Eixo III e Eixo IV 2/5

I ENCONTRO DE AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTE PROFISSIONAL DO SETOR SAÚDE

Eixo 3: Ações de Educação em Saúde: Promoção e Prevenção a Saúde do Servidor Moderadores: Maria Regina Grubba, Vera Lucia Camargo, Creuza Maria Pedroso , Rita Ap. Kietis e Priscila Lucia Barbosa
Programa Prevenir - IAMSPE Secretaria de Gestão - Governo do Estado de São Paulo Apresentador: Dra. Miriam Matsura Shirassu "Ampliação da atuação do Programa Prevenir no Interior do Estado de São Paulo"

Eixo 3: Ações de Educação em Saúde: Promoção e Prevenção a Saúde do Servidor
Hospital Geral de Taipas "Katia de Souza Rodrigues" - Cozinha experimenal desenvolvida SES/SP Apresentador:Silvana especialemente para os colaboradores e Toledo de Alvarenga parceiros da unidade com realização de aulas shows de gastronomia e educação nutricional. Realiza treinamentos para "Espaço Gourmet Taipas- Um introdução de novos pratos com o objetivo novo conceito de Cozinha de implementar a mudança de paradiga Experimental" "comida hospitalar'.

Projeto de expanção das ações do Programa Prevenir no interior do Estado de SP por meio dos CEAMAS. O objetivo é potencializar ações de prevenção e proteção a saúde do trabalhador, bem como proporcionar um espaço de discussão e compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes SE/SP - Apresentador: Apresentação do Programa de Qualidade de Elisabete Martins Sanches e Vida da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes com a participação da personagem Marta Dantas "Sá Marica". Atuação com o tema Drogas Legais que de Legal não tem nada, programa de prevenção - uso de alcool e drogas. "Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes: Drogas Legais que de Legal não tem Nada" Hospital Estadual de Vila Alpina  SECONCI OSS SES/SP Apresentador: Erika Grupo formado por diferentes áreas de atuação, com objetivo de discutir, desenvolver Ap. Da Silva e aplicar propostas para promoção de saúde, bem estar, ambiente saudável e integração "Qualidade de Vida Cuidando entre seus colaboradores, visando melhor do Potencial Físico Psiquico aproveitamento e desempenho das atividade. Intelectual dos colaboradores"

Hospital Regional de Assis - O evento tem por objetivo estimular os servidores públicos da saúde à prática de SES/SP Apresentador: atividades físicas através do esporte bem Fabio Luis Manfio como possibilitar a realização de atividades que estimulem a saúde de nosso trabalhador.é norteado pelos princípios da humanização dos serviços de saúde promovendo a sua valorização enquanto ser humano. Procura desenvolver sua auto"Taça Saúde" estima, motivando o profissional para as atividades de trabalho do dia a dia e estimula o seu convívio social. Além disso, busca a prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo e inatividade física. Hospital Geral Itaim Paulista Mudando Estilos Transformando em SES/SP Apresentador: Atitudes Saudaveis, tem como objetivo Edileuza de Lima A. Gregório promover ações de qualidade de vida aos trabalhadores, através do incentivo a "Metas (Mudando Estilos mudança do estilo e atitudes. Estimula a Transformando em Atitudes prática de exercicios fisicos e reeducação Saudáveis)" alimentar. CEAMA Barretos - Secretaria Gestão Pública - Governo do Estado de São Paulo Apresentador: Daiene Cristina Ações de prevenção e proteção a saúde do Recco trabalhador em parceria com os DRS, sobre ambiente livre de tabaco, alimentação saudável e combate ao sedentarismo. "Ações do Programa Prevenir no CEAMA Barretos"

Hospital Regional de Osaco " Dr. Vivaldo Martins Simões" - Grupo de Humanização, desenvolve uma SES/SP - Apresentador: Marcia série de atividades , proporcionando aos Regina R. Aguiar funcionários um ambiente e trabalho mais salutar e descontraido. Busca atender as necessidades de relaxamento, informação e cultura, para que possam se sentir melhor no seu local de trabalho, melhorando assim a "Regional em Ação" autoestima e, consequentemente, a sua atuação profissional.

Secretaria da Fazenda Governo do Estado de São Paulo Apresentadores: Marcia Rebellato e Daniela Monaco Janotti Cavalcante

É uma ferramenta de gestão alinhada com o Programa de Modernização do Estado de SP e com o planejamento estratégico da S. da Fazenda, sendo parte do plano de ação do Secretário Dr. Mauro Ricardo. É uma estratégia para a mudança de cultura institucional, a transição de um paradigma rígido para uma visão holistica do ambiente de trabalho e da gestão de pessoas. É "Programa Qualivida Aqui se constituido por equipe de gestão de caráter Faz" transdisciplinar, com ações nas dimensões biopsicossocial, ambiental e cultural.

Discussões Temáticas: Eixo I, Eixo II, Eixo III e Eixo IV 3/5

I ENCONTRO DE AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTE PROFISSIONAL DO SETOR SAÚDE

Eixo 4: Ações Sócio Culturais e Meio Ambiente

Eixo 4: Ações Sócio Culturais e Meio Ambiente
Departamento de Estrada e Rodagem - Secretaria de Transporte - Governo do O DR Recicla, é comprometido com o Estado de São Paulo - desenvolvimento sustentável. Todas as Apresentador: Aldo Arouca decisões são tomadas de acordo com os princípios de sua política ambiental e ancoradas no Decreto de Lei 5336 de 20/08/08, do Governo de Estado de São Paulo que, dentre os objetivos, promove ao "DER Recicla: Ações e projeto mesmo tempo, prosperidade econômica, da Educação Ambiental" justiça social e respeito ao meio ambiente.

Moderadoes: Vanessa Ruiz, Geralda Ap. Vieira Carvalho, Cristiane Marchiori, e Maria das Graças de Araujo

Departamento de Administração/Serviço SocialSecretaria da Agricultura e Abastecimento - Governo do Estado de São Paulo Apresentadora: Vladia B. Pires Correia

O trabalho a ser realizado neste encontro consiste em traçar um paralelo entre a mitologia grega e a vida real. Através da leitura de pequenos trechos da mitologia, buscaremos promover um espaço de reflexão, onde possamos rever, no sentido de olhar novamente, o modo como pensamos, agimos, sentimos. Vamos enxergando através do mito, "Mitologia Grega e a Qualidade as idéias, sentimentos, e pensamentos que nos impulsionam no universo do trabalho. de Vida no Trabalho"

Conjunto Hospitalar de Sorocaba SES/SP - O objetivo é conscientizar os profissionais de Apresentadora: Regina Leite saúde sobre uma alimentação balanceada através de um programa de reeducação Ramos alimentar incentiando o cuidado com a alimentação como um dos aspectos para a melhor qualidade de vida. "Trabalhando a Qualidade de Vida no Conjunto Hospitalar Sorocaba" Departamento Regional de Saúde I SES/SP Apresentadora: Geralda Ap. O Programa Qualidade de Vida no Trabalho Vieira de Carvalho tem por objetivo favorecer o bem-estar coletivo através de ações e projetos que contemplem os aspectos biopsicossociais dos "Atividades Sócio Culturais servidores do DRS 1. como meio de integração dos funcionários DRS1"

Centro de Atenção Integral a Saúde de Santa Rita - CAIS – Ações Sócio Cultural e Meio Ambiente com SR - SES/SP - Andrea Ruzzi o objetivo de proporcionar experiências Pereira positivas; integração dos funcionários, valorização dos profissionais, identificação com a instituição e contato com o meio "Programa Integra CAIS - A ambiente, para o fortalecimento de ações Qualidade de Vida do de cuidado com a natureza e a busca por trabalhador em um ambiente práticas de desenvolvimento sustentável e de integração" consciente para preservação da vida.

Secretaria da Cultura Realização de vários eventos com o objetivo Governo do Estado de São de integrar pessoas e tornar de conhecido o Paulo - Lucia Camargos trabalho realizado pelos diversos departamentos da Secretaria. Ações: Debates, oficinas literárias, shows diversos, "Cultura Cuida e suas ações campanhas de solidariedade, projeto biopsicossociais" talento, passeios a pontos históricos e festivais diversos em cidades do interior.

Hospital Geral de Itaquaquecetuba OSS- Santa Marcelina Apresentadora: Adriana Carla Batista Conscientização do público inerno da instituição quanto a preservação do meio ambiente, focando a prática da coleta seletiva "Gincana de Recicláveis - e na reciclagem. " Foi a oportunidadede Caminho utilizado para pensar e agir em prol do meio ambiente". Sensibilizar o quadro Funcional do Hospital quanto à preservação do Meio Ambiente"

Departamento de Águas e Energia Elétrica - Secretaria de Saneamento e Energia Ações Sócio cultural do Programa de Governo do Estado de São Qualidade de Vida do DAEE com ênfase na Paulo - Maria Silvia Barroso História e Memória dos trabalhadores por meio da gestão de conhecimento e "A Assistência (social) e a inovação. Insistencia na promoção de ações de Qualidade de Vida aos servidores públicos"

Discussões Temáticas: Eixo I, Eixo II, Eixo III e Eixo IV 4/5

I ENCONTRO DE AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTE PROFISSIONAL DO SETOR SAÚDE

Discussões Temáticas: Eixo I, Eixo II, Eixo III e Eixo IV 5/5


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:102
posted:11/12/2009
language:Portuguese
pages:5