Docstoc

balanço hidrico

Document Sample
balanço hidrico Powered By Docstoc
					BALANÇO HÍDRICO

Fundamentos I Professora: Cynthia Majewski

BALANÇO HÍDRICO

Controle da ingesta e eliminação de líquidos. Adultos saudáveis: Ingesta atinge 2.500 ml/dia, com variação de 1.800 a 3.000 ml. Perda atinge 2.500 ml/dia em média, com variações de 2.100 a 2.900 ml.

BALANÇO HÍDRICO
Fatores

- Déficits de ingesta oral

Fatores

- excesso

Inanição Dificuldade Vômito Aspiração Diarréia Abuso

Insuficiência

gástrica

de laxantes Diuréticos potentes Hemorragias Grandes queimados Ferimentos drenantes Febre e transpiração Exercício Calor ambiental e umidade

renal Insuficiência cardíaca Administração rápida de líquidos EV ou sangue Administração de albumina Terapia com corticosteróide Ingestão excessiva de sódio Gravidez Retenção de líquidos no período pré-menstrual

BALANÇO HÍDRICO
Ingesta Todo Eliminação Urina Vômito

líquido ingerido Lascas de gelo – metade do volume congelado Gelatinas, sorvetes, cereais cozidos e em cremes finos, sopas liquidificadas. Infusões EV Líquidos por sondas irrigações

sanguínea Drenagem de feridas Irrigações aspiradas Fezes

Perda

Conversão 0,47 kg = 475 ml

BALANÇO HÍDRICO
Procedimento: Todo o líquido deve ser medido antes de se oferecer ao paciente e o volume registrado no impresso de controle hídrico, na coluna correspondente a líquidos ingeridos, com o respectivo horário. As infusões parenterais recebidas pelo paciente devem ser anotadas na coluna correspondente a infusões venosas. Todo líquido eliminado pelo paciente deve ser medido e anotado na coluna correspondente.Os líquidos eliminados correspondem a diurese,vômitos, líquidos de drenagem, diarréia. Os fluidos que não puderem ser medidos poderão ser avaliados utilizando-se símbolos como: Pequena quantidade + / regular quantidade ++ / grande quantidade +++

BALANÇO HÍDRICO
Procedimento: O fechamento do BH pode ser parcial,ao final de cada turno de trabalho( 6/6 hs) ou total, ao final de 24 horas. Num primeiro momento deve-se somar todos os volumes administrados e ingeridos(+). Após somam-se todos os líquidos eliminados(-). Se o volume de líquidos ganhos for maior que as perdas o BH é positivo. Se o volume de líquidos eliminados for maior administrado teremos um BH negativo.

RESTRIÇÃO HÍDRICA

Restrição hídrica Significa limitação na quantidade de líquidos que o indivíduo pode receber em 24 horas. O volume é prescrito pelo médico e varia de acordo com as condições clínicas do paciente. Deve-se orientar de forma clara e precisa o paciente em relação a este cuidado e fornecer um copo graduado papel e caneta para que seja feito o controle, se isto for possível.

CONTROLE DE DIURESE 24 HORAS
Controle de diurese de 24 horas Este controle consiste em guardar o volume de urina de 24 horas, para ser medido ou encaminhado ao laboratório. Procedimento Orientar o paciente sobre o procedimento Orientar o paciente para a esvaziamento de bexiga Anotar o horário e começar a coleta de 24 horas Fornecer os frascos necessários para coleta Antes do fechamento deste controle, solicitar ao paciente o esvaziamento da bexiga.

CONTROLE DE GLICOSE

O diabético precisa de tratamento especial, que inclui verificar o nível de glicose. Pode ser verificada na urina ou no sangue(glicemia capilar), conforme solicitação do médico. A verificação da glicose na urina é feita com uma fita especial que ao ser molhada com a urina reage indicando os níveis de glicose. A glicemia capilar pode ser verificada de duas formas;com fitas especiais por leitura de coloração(menos precisa) ou por leitura por aparelhos especiais(maior precisão).

HEMOGLICOTESTE(HGT)
O hemoglicoteste(HGT) ou controle Glicemia Capilar é de fundamental importância para o acompanhamento no tratamento do Diabetes, pois através da sua avaliação poder-se-á evitar as complicações agudas hiper e hipoglicemia. A glicemia normal para uma pessoa que não tem diabetes antes de uma refeição é de 70 a 110 mg/dl. Baixo nível de glicose no sangue (menos de 70 mg/dl)


				
DOCUMENT INFO
Shared By:
Categories:
Tags:
Stats:
views:41432
posted:9/10/2008
language:English
pages:10